AnáliseMorte: Ragnarok Rush

"Eu to totalmente viciado em Ragnarok!" essa frase voltou ao meu vocabulário, graças a:

Ragnarok Rush



Um joguinho de celular online que é nostalgicamente viciante.


Diferente do costume, esse post não terá spoiler, pois eu nem vou contar sobre enredo e essas paradas... é um post diferente então...

Boa leitura!



Se você já navegou pelo DM já deve ter notado que eu tive uma experiência de longa data com Ragnarok Online, um joguinho de MMORPG desenvolvido por uma empresa chamada Gravity e distribuído por outra chamada LevelUp!, que no inicio era uma febre, mas graças a LevelUp!... bem... ele ainda existe, ainda é jogável mas, passou por tantas crises que hoje num chega nem a 10% do que já foi um dia (e eu acho que to sendo generoso heim) mas, não venho hoje pra falar dessas tristezas, já fiz bastante disso em outros posts sobre "Rag", hoje to aqui pra falar de uma alegria recém lançada...




Ragnarok Rush é um jogo de celular online competitivo que tem como temática, o Ragnarok Online!



Nele, as coisas são bem diferentes do MMORPG, mas são tão divertidas quanto, e sinceramente, eu não consigo parar de jogar...




Talvez a única desvantagem dele seja o fato de ser um jogo totalmente online, o que exige conexão constante, mas ele é um jogo tão leve e dinâmico que, perto de outros jogos de celular que experimentei, é muito superior.

"RR" consiste em um jogo de estratégia com elementos de RPG, onde você administra um personagem em um grupo de até 5 membros (o personagem e 4 monstros) e encara diferentes modalidades, enfrentando monstros, chefes (MVPs), outros jogadores, outros grupos de jogadores e monstros, e por ai vai.

Além disso, há várias recompensas por absolutamente tudo o que você faz, e isso da uma motivação danada pra continuar logando. Inclusive, ganha-se prêmios só por logar! Mas, confesso que são tantas coisas que chega a deixar o jogador meio perdido no inicio... eu mesmo ainda to entendendo como tudo funciona e bem, pra não esquecer de nada, bora compartilhar!

Gameplay

Como que tudo funciona... bem, antes de tudo você precisa criar seu personagem, que surge como um Aprendiz e depois e passar por um tutorial, escolhe dentre 5 classes clássicas de Ragnarok Online.



Cada classe tem uma série de habilidades e funções únicas, e esse personagem é o único que não poderá ser substituído jamais em seus grupos de batalha. Eis um resumo de quais são as classes, e seus ataques:


Espadachim

Essa classe usa espada porém, é a mais fraca em dano físico dentre todas. O foco dela é ser "tanker" ou seja, ter muito HP e resistir bastante golpes.



Ele tem um ataque especial em que desfere vários golpes físicos em um único alvo mas, não é tão poderoso assim. O maior destaque fica em sua defesa física mesmo.



Noviço

Noviços são classes mágicas, porém são voltadas pra suporte. Suas habilidades giram em torno de "buffs" e cura, o que deixa todos do grupo mais fortes e resistentes, por mais tempo.



Eles tem um ataque mágico que causa um dano alto em forma de cruz, mas afeta apenas 1 alvo, e o maior destaque deles são seus poderes regenerativos. Alias, eles atacam de longe, lançando bolas de energia.



Gatuno

Esta é uma classe de dano físico semelhante aos Espadachins, porém é mais rápida e tem mais facilidade com golpes críticos, além de ser mais forte. Entretanto, a defesa física deles não é das melhores, e mesmo com boa esquiva, eles costumam cair fácil.



A vantagem dos gatunos é que eles tem uma habilidade que os permite ir para trás da linha inimiga, e atacar o oponente de trás pra frente. Isso os coloca como uma classe apelativa, que muitas vezes pode vencer mesmo sendo mais fraca em pontuação, só pela estratégia (falo melhor disso depois).



Eles tem um ataque especial que desfere vários golpes com tendência crítica (que ignoram a defesa), e geralmente é mortal, mas é de alvo único.

Mago

Essa é uma classe mágica poderosa em ataques mágicos, mas fraquíssima em defesa. Fato é que eles são apelativos pois, de todos, são os únicos que tem ataques de maldição e dano em área, praticamente com todas as habilidades.



Magos conseguem deixar o time oponente inteiro debilitado, com ataques que petrificam e atordoam, além de terem uma habilidade especial que causa dano mágico em área, de dano altíssimo.



Eles atacam de longe, lançando magias, então geralmente ficam na linha de traz, só apelando enquanto o time se mata por eles.

Arqueiro

Por fim, minha classe favorita, que eu sempre escolho, os Arqueiros.



Arqueiros são classes de ataque a distância, com uma força física alta. São extremamente versáteis e rápidos, além de contarem com "buffs" que beneficiam todos no grupo.



O ataque especial dos arqueiros é um golpe múltiplo com flechas que geralmente é mortal, mas, o melhor golpe deles é a "Chuva de Flechas", um golpe de área bem apelativo, liberado na segunda classe...


Pois é, esses personagens podem mudar de classe, e até "Renascer", mas isso é demorado e exige muita pontuação. O meu arqueiro por exemplo ainda ta na segunda classe, e vai demorar pacas até ele mudar, pois preciso de muito Ponto de Jogador pra isso.



Você pode escolher o sexo dos personagens mas isso não vai influenciar em nada além do visual.

Seu objetivo no jogo é pegar esse seu personagem e definir sua posição em uma Formação de Batalha.

Junto com ele, você coloca Pets, que são monstros conquistados ao longo do jogo, ou retirados de ovos, e estes tem habilidades únicas que espelham as classes principais (mas nunca são tão forte quanto). 



Então, você escolhe seus aliados, monta a formação, e bota eles em alguma fase.

Os personagens vão se mover conforme suas habilidades. Quem usa ataques de longe fica parado, e quem ataca de perto se move pra frente, tudo automaticamente.



Você tem o controle das habilidades, dependendo do tipo de campanha, e pode escolher quando e como serão lançadas, ou simplesmente colocar pra ir tudo no automático.



E é isso.

Você assiste seu grupinho massacrando ou sendo massacrado, e desfruta das conquistas, simples não?!

O poder do seu grupo é definido por vários fatores: Equipamentos, refinamentos, carteamento, nivelamento, número de estrelas e atributos. 

É coisa pra caramba, e não apenas o personagem principal precisa ser administrado e evoluído, como também os pets, recebendo equipamentos e upgrades na cola do principal.



Com base na pontuação média do grupo, o jogador pode enfrentar os desafios ou ser enfrentado, e dependendo do tipo de desafio, da até pra pular as animações e ir direto pro resultado, daí vem o "Rush" do nome (eu acho kkk).

Existem muitos tipos de moedas e consumíveis diferentes, eu acho que é uma perda de tempo citar todos eles mas, existem 3 consumíveis básicos que são cruciais: Zenny, Diamante e Energia.

Zenny é a moeda padrão de Ragnarok Online, representada por moedinhas de ouro. Ele serve pra uma penca de coisas, como refinamentos, upgrades e até mesmo passagem de level e habilidades dos personagens. Tem certas categorias do jogo que usam Zenny de formas únicas mas, depois explicarei melhor...

Diamante, representado por uma pedra azul, é a moeda "premium" do jogo, que é usada pra coisas mais, avançadas, mas também pode ser usado pra se trocar por Zenny por exemplo, ou outros consumíveis. Diamante é o item mais carinho pra se obter e apesar de ser recebido de inúmeras formas, por quests, side-quests, premiações diárias e conquistas, ele é um item premium então, pode ser comprado em grandes quantidades pra dar aquela acelerada no RR.



Por fim, a Energia é representa por um raio Verde, e é um consumível básico para o acesso a calabouços e estágios do modo aventura. Cada fase pede uma quantidade de energia, e isso que dita o limite do jogo, te fazendo parar e esperar para continuar caçando os monstros e coletando itens por ai. 

A Energia pode ser comprada por Diamantes, ou obtida por consumíveis meio raros como frutas de Yggdrasil e derivados (eu peguei 50 frutos desses como prêmio da Gravity no inicio do jogo... gastei tudo no mesmo dia... kkk). Além disso, da pra obter de Archangelings (monstrinhos azuis que voam) que aparecem periodicamente nas cidades.

Da pra pegar também usando a comunidade, e compartilhando pontos com os amigos. No caso, não se gasta nem perde, apenas ganha, e pra cada amigo que loga e contribui, ganha-se 2 potinhos de energia.



Da pra ter até 100 amigos então, diariamente, se todo mundo logar pelo menos 1 vez e compartilhar, rolam 200 pontos de Energia de grátis (na real, não sei porque, o jogo limita a 60 pontos diários)! Além disso, recebe-se 1 ponto de energia periodicamente (acho que é de 5 em 5 minutos) além de receber uma quantidade fixa diariamente, logo, se fizer uma administração decente, da pra se manter por horas caçando...

Mas, tudo vai muito além das caçadas, pois por exemplo, no PVP, não se usa energia e as regras mudam um pouco, mas depois falo disso...

Equipamentos

Bem, existem 8 tipos de equipamentos, que podem ser compartilhados entre o personagem principal e seus pets:



Chapéu, Asa, Capa, Vestimenta, Sapato, Arma e 2 Acessórios, que é o padrão de Ragnarok Online.



Existem 5 tipos de armas diferentes: Cajado, Espada, Katar, Arco e Cetro, e cada um pertence a um dos 5 tipos principais de classes. Nesse caso, um arqueiro só equipa Arco, mas ele pode compartilhar esse arco com os Pets que sejam da categoria Arqueiro. E sim, os pets se separam nas 5 classes principais também.

Esses equipamentos podem ser refinados e aprimorados, com uso de zenny e minérios pegos nas quests e aventuras, mas o que importa mesmo é que, existe um bônus "secreto" que se ganha quando combina equipamentos de mesmo refinamento.

Eu custei pra perceber isso, e quando percebi dobrei o poder da minha equipe, só mudando os equipamentos de personagens.

Acontece que, ganha-se atributos extras bem generosos, como HP, Ataque e Defesa, tudo isso só por combinar equipamentos e refinamentos.



Os equipamentos são separados por cores de fundo, indo de Azul, pra Roxo, Vermelho e por fim, Amarelo. Nessa ordem, quanto melhores forem, mais pontos e atributos estes equipamentos dão naturalmente, mas, se refinados, eles recebem estrelas, e se combinados com outros equipamentos com mesmo número de estrelas, ganha-se bônus extra...



Ou seja, até mesmo nos equipamentos é preciso saber administrar e gerenciar pra se obter sempre o máximo do máximo... e isso faz diferença viu. Por exemplo, um personagem meu recebeu 18 mil pontos de HP só por equipar tudo com 2 estrelas e meia. Mano... um outro personagem meu estava com vários equipamentos de 4 estrelas, e apenas 1 de 2 estrelas e meia, e o outro personagem tava com tudo com 2 estrelas e meia, e justamente o equipamento que o outro precisava, com 4 estrelas. Só invertendo os sets, ambos se favoreceram lindamente...



Parece complicado, mas nem é... o jogo te mostra exatamente o que precisa pra se obter esses bônus e quais as recompensas, mas, é preciso fuçar no menu, meio poluído, pra encontrar essa opção bem no cantinho, do lado do personagem, na vertical.

Isso sem contar que existem equipamentos fantasmas e especiais, que na real nem são equipados. Eles são equipamentos de Transição, que tem um menu próprio e são liberados automaticamente, ao se cumprir os requisitos e obter certas conquistas meio difíceis...



Eu consegui um, que é um Item Divino no jogo original, mas aqui, é apenas um item bônus que da atributos extras... mesmo assim, ele é muito útil pra aumentar o poder da equipe.


Obs.: Existem equipamentos Dourados também, e até "Únicos", mas eu to novo de mais pra falar disso.

Sistema de Leveis


Pegar leveis não apenas aumenta o poder, como também abre novas regiões e novas quests do modo história, além de liberar novas funções do jogo. Apesar do jogador ser bombardeado com muitos recursos diferentes desde o inicio, mais coisa vai sendo liberada conforme se obtém leveis.



Mas, o nivelamento do personagem principal é um pouco diferente dos Pets, apesar de serem interligados.



O jogador obtém Exp ao completar missões, desafios ou passar por dungeons e mapas do modo aventura. Essa exp é atribuída automaticamente ao personagem, porém uma quantidade equivalente é acumulada no menu dos Pets, além deles receberem também um pouquinho dessa exp.

Apesar do jogador upar livremente, os Pets só podem ir até o mesmo level que o personagem principal estiver. E apesar dos pets também receberem exp nas lutas contra monstros, eles normalmente upam de forma mais lenta em comparação ao principal, pois ele pega quantidades grandes de exp pelas quests e afins.

Mas, da pra colocar todos em niveis iguais usando a exp acumulada no menu dos pets. Fazendo isso, gasta-se apenas experiência pra upa-los instantaneamente. 



Com isso, da pra aumentar o nível das habilidades tanto do personagem quanto de seus pets, no equivalente ao nível deles.



Diferente de Ragnarok Online, as habilidades não tem "level máximo prévio", e acompanham o level dos personagens mesmo. Se estiverem level 50, as skills também vão pro level 50, mas é consumido Zenny pra isso. Como cada pet tem habilidades próprias, é sempre bom mantê-las atualizadas conforme o nível deles, e o número de estrelas deles, já que certas habilidades só ficam disponíveis com o número de estrelas exigido.



Alias, os pets usam suas habilidades comuns sozinhos, mas seus especiais são usados pelo jogador (se o jogador não ativar o modo automático) do mesmo jeito que o personagem principal... e apesar de terem algumas habilidades pacíficas que apenas dão pontos de atributo, outras são ativas e se usadas numa sequência certa, podem dar danos maiores que o normal...


Afinal, sempre que se usa uma habilidade especial, surge uma animação do personagem que usou, e em seguida rola um cronômetro de 2 segundos. Se o jogador usar outra skill especial nesse tempo, ganha-se um bônus de ataque que se acumula. Eu cheguei a fazer um combo de 6x, e acho que da pra ir além disso...

Enfim, também tem habilidades pacíficas em uma grade de habilidades especial. Todos os personagens tem basicamente a mesma grade, mudando apenas o tipo de atributo, com base no ideal. São apenas benefícios como HP ou ataque aumentado, mas pra distribuir pontos nela, é preciso usar um consumível raro que é obtido por quests e aventuras, mas não é muito comum. Esse item, que é um ponto de exp especial, só serve pra distribuir pontos nessa grade de habilidades, porém, ela sim tem um limite máximo fixo.



Algumas vão até nv 5, outras até nv 10, e dentro da grade só da pra por pontos na habilidade seguinte se a anterior chegar no mínimo.



O tenso disso é que, na primeira grade é exigido apenas 1 pontinho desses e um pouco de Zenny, mas ao completa-la, habilita-se a segunda grade, que precisa de 3 pontinhos e mais Zenny, e cara, completando ela abre-se a terceira que pede 6 pontinhos e muito Zenny, então... haja ponto!

Detalhe que fui descobrir só depois de um bom tempo, é que os pontos especiais dos pets, bem como a exp usada neles e o dinheiro investido, tudo pode ser recuperado usando um recurso de Reset, que é ilimitado e gratuito (mas só devolve uma porcentagem do que foi usado, mas se usar diamantes da pra pegar 100% do que o pet consumiu de volta). Isso é útil pra ficar resetando as dezenas de pets que se consegue, e escolher os melhores pro grupo, mantendo todos bem upadinhos.


Sistema de Pets


Os Pets são os monstros que enfrentamos ao longo do jogo, exatamente os mesmo monstros, incluindo os MVPs. Claro que, quanto mais forte for o pet, mais difícil é pra obtê-lo.



Existem várias formas, a principal, e a primeira que somos apresentados é a dos ovos. Através de ovos da pra se pegar 1 pet completo ou, itens aleatórios, incluindo um Pet "Fragmentado".



"Pets Fragmentados" são carinhas dos pets que, se juntadas formam um pet inteiro. Um pet simples de 1 estrela precisa de 15 desses fragmentos, já um de 2 estrelas precisa de 40 ou 50, enquanto um de 3 estrelas já precisa de 100. 



Pegar um inteiro no inicio é sorte, e ainda mais sorte pegar um de 2 estrelas... Mas só da pra pegar 1 pet de cada tipo. Todo fragmento obtido além do necessário é acumulado e pode ser usado pra aumentar o numero de estrelas do pet. Com pontos suficientes pra invocar mais um, passa-se de número de estrelas e ele ganha mais habilidades e mais poder.



Exatamente como os jogadores, os Pets se comportam com base em suas "classes", que como eu disse espelham os jogadores. Mas, todo pet tem seus próprios poderes, e alguns dão múltiplos efeitos. Logo, é interessante analisar suas habilidades e ver quais são os mais viáveis pra sua estratégia...

Eu, como arqueiro, costumo usar um pet tanker, dois curandeiros e um magico. Assim, normalmente, o tanker segura o time nas costas, atacando na linha de frente, enquanto o resto ataca com tudo que tem.

Só que, a posição conta muito, não apenas o poder.




Saber onde colocar cada pet com base em seu comportamento em campo é crucial, pois as vezes, um pet começa a andar e ultrapassa o tanker, tomando os primeiros danos e assim, morrendo feito bobo, e prejudicando toda a formação.



O ideal é avaliar a formação rival e montar um estratégia decente. Por exemplo, contra os Gatunos, em pvp, é mais inteligente colocar o Tanker na parte de trás do grupo do que na frente, pois o Gatuno sempre ataca atrás primeiro... enquanto no caso de um Mago, é sempre bom colocar o Tanker longe do time, na linha de frente, pois as magias sempre vão em área e assim, não pegam os demais personagens.

Da pra se obter o máximo do máximo do máximo montando uma boa estratégia de campo... custei pra aprender isso, mas aprendi!

Sistema de Cartas

Ah, as cartas... como eu errei com elas...




Existem 2 tipos de cartas, as Amarelas e as Vermelhas. As cartas amarelas são as mais comuns, fáceis de obter, montando ou pegando de Baús de Cartas. Pra montar é o mesmo esquema dos Pets, porém com Fragmentos de Cartas.

Cartas só dão bônus de atributos, mas normalmente as cartas Vermelhas, por serem mais raras, são as que dão bônus mais altos.



Algumas cartas equipam em chapéus, outras em vestimentas, mas diferente de Ragnarok Online, elas não são restritas pra um único tipo de equipamento. 



Só que tem um segredinho no domínio das cartas: Sabe o esquema do bônus oculto dos equipamentos? Pois é, o mesmo vale pras cartas e geralmente, é ainda mais generoso!

Equipar cartas gera bônus, com 3 cartas ganha-se ponto pra caramba, com 5 então, praticamente dobra o valor. Mas o segredo mesmo ta em combinar cartas vermelhas...



As cartas vermelhas contam como amarelas nesse esquema de bônus, mas se você já tiver 8 cartas amarelas equipadas e trocar uma delas por vermelha, o bônus passa de nível e fica altíssimo. Com 5 cartas vermelhas além das amarelas, o poder do infeliz que ta equipado sobe muitíssimo... eu peguei 90 mil pontos de hp só com isso, sem contar os efeitos das cartas como 14 mil de hp em uma, 1000 de ataque na outra... imagina o estrago!

O mais bacana, é que o jogador é livre pra fazer essas trocas de carta, apenas tirando de um equipamento e colocando no outro, o que permite estudar as melhores formações e conjuntos. Tenso que eu vacilei feio até descobrir isso...

Acontece que em Ragnarok Online, uma vez que se equipa uma carta, é praticamente impossível retira-la (tem que usar um sistema de retirar cartas que é caro e randômico e ainda pode destruir ela e o equipamento no processo). 

Eu não sabia que no RR dava pra tirar só puxando a carta, então eu quebrava o equipamento pra pegar a carta de volta. Eu joguei vários equipamentos roxos fora só pra pegar as cartas de volta e tipo... foi de arrepender... mas... acontece né!?

Obs.: Tem cartas ainda mais poderosas e raras que as vermelhas, as douradas... mas num peguei nenhuma então, nem falei.

Modo Aventura


Bem, pra fechar, bora falar dos tipos de fases que tem pra se divertir. Alias até existe um "modo história", mas tem tanta coisa no jogo que curiosamente, eu nem me interessei por qualquer contexto que ele dá. Na dúvida, você é um herói lutando contra o mal, e ta valendo!



Fases

No modo história, a gente passeia por cidades e enfrenta monstros nos arredores delas.




Cada cidade tem em média 10 campos pra se visitar, cada campo tem uma sequência de 3 rounds, em que o personagem entra e seu grupo sai andando, lutando contra outros grupos de até 5 monstros.



Nesses campos, o principal objetivo é chegar até o terceiro round e vencer, de preferência com 5 estrelas.



Cada estrela representa um personagem do grupo, enquanto, ao se perder um membro na luta, perde-se uma estrela.




No caso, após a luta terminar, todo mundo fica bem. Não se perde experiência nem tem qualquer penalidade pro pet ou pro personagem principal, mas consome-se 6 pontos de Energia por tentativa... então é bom maneirar.




Acima de um certo level, se não me engano o 30, fica habilitada a opção "Rush" e a opção "Rush x10", se a fase em questão estiver sido superada com 5 estrelas. Daí, ao invés de passar por ela inteira outra vez, da pra simplesmente coletar os itens que ela daria em uma simulação de probabilidades, que acontece em 1 segundo.



O ruim, é que pra usar isso consome-se Energia também, então no "Rush x10" gasta-se 60 pontos... e haja energia!



Alias, a cada 10 estrelas obtidas, o Campo libera 1 Baú com uma série de premiações, então é sempre bom se esforçar pra pegar o máximo!

A cada 5 fases, a quinta é de um MVP. O desafio é praticamente o mesmo, a única coisa que muda é que no terceiro round, o MVP aparece junto com 4 monstros e ele é sempre maior e mais forte que os demais.


Vencendo em 5 estrelas, ganha-se prêmios extras só por derrotar o MVP, mas apenas na primeira vez que detona essa fase. Pelo Rush só ganha os itens padrões da fase mesmo...

Calabouços


A cada mapa vencido, com as 10 fases superadas, uma nova cidade é aberta, além de um calabouço ficar liberado. Os calabouços, ou dungeons, são desafios definitivos desses mapas, com 4 fases especiais, só com MVP.



Sabe o esquema de vencer MVP e ganhar prêmios, então, as 4 fases dão prêmios únicos tanto ao derrotar o MVP na primeira vez, quanto ao superar a fase várias vezes. Porém, existem algumas regras...

Um jogador padrão (VIP 0) pode desafiar um calabouço apenas 3 vezes por fase, diariamente. E pra cada fase, são consumidos 12 pontos de Energia. Logo, é preciso ter no mínimo 48 pontos de energia pra superar os 4 desafios.



O prêmio é um baú com bastante itens, se pegar 5 estrelas em cada fase (totalizando 20 estrelas) e também, pra cada fase superada com 5 estrelas, ganha-se itens do MVP (na primeira vez), sem contar que essas fases costumam dropar itens para invocação de cartas e pets, o que é bem raro de se encontrar dessa forma.

Mas são mais difíceis que as fases padrões... ainda assim compensa, e depois de termina-las com 5 estrelas, da pra usar o Rush de 3x, gastando 12 pontos de energia pra cada tentativa, e no máximo 3 vezes por dia.

Mas se você colocar vip, pode resetar o contador usando diamantes e umas frescuras... Isso vale pra tudo alias, se você creditar um pouco de grana real, e pegar os VIP, ganha uma série de benefícios... mas vamos desconsiderar isso nessa análise... rs...

Modo PVP


O PVP já é bem diferente. Nesse caso, não se recebe exp ao vencer, mas sim pontos, em forma de medalhas que são usadas como moeda em diferentes lojas. Alias, o que mais tem nesse jogo são medalhas de recompensa pra tudo que se faz, mas são medalhas diferentes, que podem ser usadas em lojas diferentes, dependendo do tipo de evento que você ta. Mas, geralmente, o que se vende é o mesmo: Fragmentos de Cartas e Pets.


Arena


A questão é que, algo legal do PVP, no caso da Arena, é que seu personagem também conquista posições num ranking, que começa na casa do milhar, e partindo dai, seu personagem fica la, eternamente on, preparado pra ser desafiado por qualquer um.


Você estando online ou não, seu personagem pode ser atacado, e se defenderá automaticamente com o grupo e formação que você usou pela última vez que jogou com ele, e cara... é algo tão divertido. 



Você pode assistir depois se quiser, as lutas pelas quais passou, e ver quem te enfrentou, e em alguns casos pode até contra-atacar... o que é bem útil pra recuperar sua posição no ranking.

E sim, se você perde durante esses momentos, aquele que te derrotou conquista sua posição no ranking e você vai pra dele. 



Isso premia o jogador, e um bom objetivo é lutar pra mostrar que é o mais forte e manter sua posição, sempre ficando mais forte.

O jogador tem direito a 5 desafios diários, e não são consumidas Energias, mas é preciso esperar um deley entre um desafio e outro, geralmente um bom tempo, ou simplesmente pode-se usar diamantes pra zerar o contador, pular o tempo de espera e continuar lutando.



Claro que, quanto mais se "compra" tempo, mas caro fica pra se comprar o próximo, e sempre chega aquele momento que é melhor parar de torrar diamantes... ainda assim, da pra pegar premio pra caramba.


Afinal, ganha-se 2 pontos a cada vitória, e mesmo se perder, a gente recebe 1 ponto... e esses pontos viram itens posteriormente, além das medalhas obtidas pelas vitórias e rankings conquistados.

   Batalha do Poder


Ainda na área de PV`P, tem mais categorias e eventos. Alguns deles eu participei, outros eu ainda to esperando pra participar, pois eles tem um período de habilitação. No caso da Batalha do Poder, é um evento semanal, que dura a semana inteira inclusive, onde você se cadastra e é sorteado em um dentre 3 grupos de 15 jogadores, cada grupo (com 5) entra pra um dos três continentes, aleatoriamente (Ragnarok Online se passa em um universo onde 3 continentes vivem se rivalizando, Rune Midgard, Arunafeltz e República de Shwaltzvalgumacoisa.) 



Como representantes do continente, os jogadores ficam la a semana inteira, lutando uns contra os outros, e você administra essa batalhas, atrás de pontos para reforçar seu continente e assim, ficar no topo do ranking.



O objetivo, é vencer! E ao fazê-lo, é mais pontos, dinheiro e glória obtidos, tudo enviado pelo e-mail do jogo... direto vem coisa pelo e-mail, isso sem contar as conquistas no momento, como baús com fragmentos de cartas, itens pra refinamento e pets. Como eu disse, o jogo te premia até por respirar se for preciso... tem como não se motivar?!



Isso porque ainda tem mais algumas modalidades de PVP, tipo a Batalha de Times, que abre mensalmente (ainda não to participando pois to esperando o mês virar pra me cadastrar, mas já montei um grupo com um amigo, só ta faltando 1 membro!)...



E tem a Torre de Desafios, onde rola pancadaria diariamente, num torneio com todos que se cadastrarem, e tipo, vai rolando automaticamente, e da até pra assistir!




Vence quem chega la no finalzão, mas tipo, só por participar você já ganha prêmios...


Modo "Trial" - Bônus

Uma outra modalidade é a Trial, que tem vários pequenos eventos que são renovados diariamente.

Torre Sem Fim


Baseado na Torre Sem Fim de Ragnarok Online, essa torre tem vários graus de dificuldade, independente do seu level, mas pra serem acessado precisam ser liberados por meio de superação. 



Basicamente, cada Torre tem um número de andares diferentes, começando com 15. Cada piso tem 1 grupo de 5 monstros. É preciso superar cada piso, pra pegar baús entre eles e itens que aumentam o potencial dos personagens enquanto estiverem na torre, além de pontos pra trocar na Loja da Torre.



O que torna ela tão diferente é o fato do jogador manter as condições do grupo entre uma batalha e outra. Ou seja, se alguém tomou dano, continuará com o dano tomado na próxima luta. O mesmo vale no caso de algum pet ou até o personagem principal morrer, onde as lutas continuam sem ele no grupo mesmo e ponto.



Além disso, as lutas não consomem Energia, mas só é possível desafiar a torre 1 vez por dia.

Desafio MVP


No desafio MVP nós enfrentamos, com nosso grupo mesmo, um MVP diferente todo dia, em diferentes níveis de dificuldade, obtendo itens únicos na primeira vez que os derrota.



Cada dia o jogador ganha 2 chances de enfrentar o MVP, que muda dependendo do dia da semana.

O prêmio mais cobiçado são Fragmentos de Pet, pra invocar o MVP derrotado, mas demora pra pegar viu...

Defesa de Prontera


Prontera é a capital de Rune Midgard, e vira e mexe no Ragnarok Online ela é invadia por mvps e os jogadores precisam defendê-la. Em RR esse evento abre diariamente, em um mesmo horário, e o jogador pode montar grupos de até 3 jogadores pra ir la enfrentar mvps, com um número de tentativas premiadas e tal...


Porém, eu só consegui participar disso 1 vez, pois o relógio de RR é meio maluco. La marca que todo dia as 19~22 horas fica habilitado esse evento, porém, quem disse que rola!? Aqui no brasil o fuso horário é diferente do servidor oficial da Gravity e eu ainda não descobri qual o horário equivalente aqui. 


Não me lembro como participei, mas acho que foi de madrugada, umas 3 da manhã...

Um dia eu descubro!

Malangdo


Todo dia é liberado o mapinha de Malangdo, a ilha dos gatos. La tem vários pequenos eventos que premiam com Zenny, Exp (daquela que acumula pros pets) e até Diamantes.

Os eventos são os Gatos Gigantes, que não atacam, e apenas levam dano, mas tem defesa alta e derrubam Zenny e Exp. Quanto mais se bate, mais se ganha...


 

Tem o Gato Fujão, que montado em seu peixe (é um dos monstros do mapa de RO) tenta escapar e precisa ser surrado, deixando diamantes pra trás.

Além deles, tem o Laboratório de MVPs, onde os gatos geram mvps pra se enfrentar e conquistar fragmentos de Pet, mas só serve para fazer upgrade nos mvps que já tiverem sido "domados". Afinal pra enfrentar eles, tem que ter eles como pet já.

Todos esses eventos rolam 2 vezes diariamente apenas.

Grupo Eden


O Grupo Eden é uma competição em que o jogador ganha 10 chances pra enfrentar um grupo só de bicho forte, incluindo 1 MVP. 



Cada estágio é mais difícil que o anterior, e vai dificultando, e a cada 5 estágios surge um MVP sozinho pra ser peitado. 

É vencendo cada fase do Eden que se pega a maior quantidade de exp pro jogador, além de obter os requisitos mais difíceis do Item Divino Oculto.



Eu ralei pra vencer as primeiras 5 fases, mas agora nem to conseguindo sair da 7º de tão difícil que é. 



Detalhe que, essas fases são resetadas diariamente, pra enfrentar o mesmo nível, porém todos os estágios são resetados semanalmente, com uma chance de zerar tudo gastando 500 diamantes, 1 vez por semana.



Como eu disse, essa é a melhor forma de pegar exp pro personagem.

MVP Compartilhado

Por fim, rola o MVPão! Uma versão overpower de um mvp que domina durante a semana inteira.




Todo dia ele renasce com o HP completo, mas o HP dele é tão alto que toda a comunidade precisa se juntar pra ataca-lo.

Você tem até 2 rodadas pra bater nele, e o seu dano causado é rankiado, e premiado no dia seguinte, além de você receber uns prêmios na hora também.

Dificilmente o mvp sobrevive, pois todo mundo se junta pra tirar um tiquinho do HP dele... é divertido também.

Sistema de Clãs e as Recompensas


Como se tudo isso não bastasse, eu ainda to descobrindo mais e mais coisas. Agora que entrei num clã descobri que tem uma fase inteira só pra guilda, com caçadas de monstros em dungeons da guilda, sem consumo de muita Energia (só 1 ponto por participação) e sem limites, e tem loja, tem doação, premiação diaria pros membros, tem premiação pelas Guerras de Emperium, e alias, tem Guerras de Emperium! 



Um evento clássico de Ragnarok Online, porém, como tem horário pra ativar, eu ainda não consegui descobrir o equivalente aqui no Brasil logo, ainda não participei... mas é questão de tempo...


Referente as recompensas... cara, você ganha coisas por tudo! Tem um esquema de side-quests e quests, onde você pode coletar itens pra alguns npcs nas cidades e trocar por dinheiro e baús de itens pra upgrades, e tem também quests do modo história, e só por fazer isso, tem recompensas aos montes na guia "Eventos"... e olha que todo mês mudam as formas de te recompensar. Apesar de tudo receber um sinal vermelho de exclamação quando tem algo novo pra se checar, é bom sair fuçando em tudo pois sempre tem algo escondido...


E bem, é isso.

Como eu disse, ainda to aprendendo a jogar, meu personagem ta level 62 e em VIP0, mas confesso que estou tentado a colocar dinheiro pelo Google Play e comprar alguns diamantes pra conseguir ficar mais forte, mais rápido. 

Eu tenho alguns objetivos e sei que da pra alcança-los sem precisar usar grana real porém, eu to ansioso de mais rs. No caso, eu quero muito pegar todos os itens de Transmissão, e pra isso preciso ter poder pra vencer os desafios do Eden.


Além disso, quero chegar ao pódio do PVP, e quem sabe colocar o "MaxMorte" pra todo mundo ver!

Claro, isso vai demorar, mas o mais legal é que, o jogo é divertido então, será uma jornada animada.


É isso... se ficou interessado, baixe em seu celular, é de graça (se tiver Android ou IOS, porque no Windows Phone infelizmente, num rola) e bora logar no Servidor 3 (é onde eu to... rs).


See yah!

(1/3)

Postar um comentário

6 Comentários

  1. Muito bom, deu vontade de jogar, já tô baixando aqui

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não esquece de me chamar hein. "MaxMorte" Servidor 3!

      Excluir
  2. Bom jogo estou viciado novamente kkkk

    ResponderExcluir
  3. melhor guia q consegui encontrar. comecei essa semana no serv 9, e estou procurando quais pets compensa evoluir e qual o melhor tank, tenho varios pets (acredito q ruins ainda) mas gostaria de saber qual o melhor.
    Outra coisa q nao entendi foi "potencial 10. 13 . 14 " ( no que exatamente isso interfere?)
    grato

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Heh, eu ainda jogo de vez em quando só pra curtir, mas deixei meus pets num level legal e logo só pra coletar as recompensas do PVP rs... ainda assim você vai se divertir muito.

      Agora, Potencial se não me engano define o poder maximo do seu pet, e personagem, independente do level. Personagens com maior potencial são mais raros, chegam a maiores estrelas com mais dificuldade porém, tem bem mais poder final.

      Bem, obrigado por ter curtido, e seja bem vindo ao blog.

      Excluir
Emoji
(y)
:)
:(
hihi
:-)
:D
=D
:-d
;(
;-(
@-)
:P
:o
:>)
(o)
:p
(p)
:-s
(m)
8-)
:-t
:-b
b-(
:-#
=p~
x-)
(k)