O(s) Filme(s) Achado(s) de Hoje: "Always Watching - A Marble Hornets Story" e "The Visit" - Só a Nata dos Found Footages. (Parte 2)

Como prometido, segue a segunda parte... que na verdade é uma análise individual mesmo... acho que usei o esquema de dividir em duas partes só pra me comprometer. (clique aqui pra ver a primeira)

Enfim, agora falarei de Marble Hornets


Bem, na real irei falar do filme "Always Watching" ou "The Operator", mas só o fato dele ter em seu título os dizeres "A Marble Hornets Story" já garante que ele é um found footage de responsa.

Irei falar de tudo o que posso pra tentar explicar essa brilhante obra, então apenas prepare-se pra ler bastante... bastante spoilers.


Boa Leitura!


Antes da onda enorme de found footages que surgiram no cinema, existiu uma Web-Série no mesmo formato de found footage, tão superior e convincente que qualquer found footage já lançado. Sem exagero, essa web-série apresentada e distribuída no YouTube, é simplesmente genial, e supera de longe várias obras hollywoodianas já lançadas.

O que é uma Web-Série?

Web-séries são seriados pequenos, ou fragmentados, distribuídos gratuitamente na internet, normalmente no YouTube ou em algum provedor de vídeos. Até hoje eu só conheci Marble Hornets e The Walking Dead nesse formato, mas sei que existem outros vídeos assim. Aliás, eles são justamente isso, vídeos da internet que servem como uma série de curta metragem.

O que é Marble Hornets?

Marble Hornets é um conjunto de vídeos curtos, normalmente de poucos minutos, que mostram cenas paranormais ou acontecimentos bizarros, registrados em vídeo. Claro que, eles não são apresentados aleatoriamente, os vídeos seguem um enredo, tal qual eu vou explicar posteriormente.

O que é YouTube?

Ah vah... 

Então, eu acompanhei Marble Hornets quando era lançado, e eu ficava muito apreensivo com as "Entradas" (como cada vídeo era chamado). Pra ser sincero nem sei se parou de passar ou de ser produzido, pois parei de acompanhar quando pararam de fazer as legendas. Até tentei assistir sem legenda, e era possível, mas lembro que perdi o interesse e parei de acompanhar, não que seja ruim, muito pelo contrário, era algo bem intenso e prendia muito a atenção, mas na época apenas parei de ver e esqueci. 


Quando vi esse filme, lembrei de tudo o que assisti em Marble Hornets e deus... muito bom! A história tinha começado com um cara que havia desistido de seu projeto/filme chamado Marble Hornets, sem dar nenhuma explicação do porquê. Daí um de seus colegas, que participaram do projeto, insistiu numa explicação e com isso, ganhou todas as fitas de Marble Hornets, desde que ele nunca mais falasse sobre isso com seu amigo. Um belo tempo depois, o cara começa a assistir as fitas, sem saber qual era a ordem cronológica, e começa a perceber coisas estranhas nelas. Logo na primeira ele corta e edita a parte estranha, e posta no YouTube, em seu canal, pra compartilhar, com a promessa de postar mais vídeos caso encontrasse mais coisas bizarras nas filmagens de seu amigo, ou alguma explicação do porquê seu amigo cancelou o projeto. 


Daí, enquanto fuça os vídeos, ele mesmo começa a passar por experiências estranhas e registrar a si mesmo, postando tudo no YouTube. É muito legal, pois as coisas são muito realistas e a forma como ele posta também. Lembro que teve um período que ele disse que pararia de postar, e alguém havia invadido sua conta e postado em seu canal em seu lugar, mensagens bizarras e vídeos dele postando seus vídeos... uma coisa beeeem bizarra e muito bem planejada. Daí lembro que ele responde as ameaças e postagens e fica uma coisa muito louca. Deus... porque eu parei?!?! Vou assistir!! Aqui o primeiro vídeo:


Bem, Marble Hornets usava não apenas o "Slenderman" como ser bizarro e antagonista, mas também uma seita, mascarados, e um monte de coisas ainda mais estranhas. Aliás, o Slenderman se tornou uma criatura sobrenatural famosíssima na internet, com várias histórias e até jogos sobre ele. Mas o filme de Marble Hornets é muito épico em apresenta-lo. 

Nem vou falar de efeitos especiais, pois não tem o que falar, é apenas lindo. É algo bem feito, feito pra assustar, feito pra surpreender e convencer. Isso é um found footage, isso é o que um found footage deve fazer.

Edição? Nada além do necessário! Sem coisas forçadas, sem "PANS" nos momentos de susto. Você é livre pra ficar tenso por conta própria.

Justificativa pras filmagens??? É o de menos, pois as filmagens são justamente o foco. O esquema da morte do cachorro, foi simplesmente perfeito pra explicar o motivo de nunca parar de filmar.

E a história? Maravilhosa. Nada mais a declarar. 

Eu recomendo que assista. Por essa razão lhe dou a chance de parar de ler, e ir buscar o filme, pois logo a seguir vou resumir a história inteira do filme. Cabe a você decidir se assistirá antes de ler, ou lerá antes de assistir. Só digo que vale muito a pena assistir.

A história

As últimas imagens de um grupo aparecem, com um fim trágico de morte pra todo mundo. 


Então, surge um cara, e uma garota, que se conhecem em uma festa. O cara, tinha mania de filmar tudo (e tava filmando a festa por que era trabalho dele)... 


A garota, era aspirante a jornalista. Ambos fazem seus votos para o ano novo, e durante a contagem regressiva, se beijam.


Um tempo depois, o cara vira câmera man de fato e a garota vira jornalista. Ambos se juntam para fazer uma matéria sobre despejos e casas abandonadas, junto do namorado novo da jornalista.


Não demora muito e ao checar o que seria só mais uma casa abandonada, eles encontram tudo intacto, com todos os móveis, fotos, tudo intocado na casa.


Ao explorar a casa, descobrem que a mesma pertencia a uma família que simplesmente tinha desaparecido. 


Daí, eles encontram algumas fitas dessa família, tais quais começam a assistir para ver se havia alguma pista do que houve com eles.


Eles decidem assistir os vídeos, mas logo perdem o interesse, exceto o câmera man, que continua assistindo e assistindo, até que percebe coisas estranhas, principalmente a presença de um homem de terno, pálido, ao fundo ou sempre presente.


Ao estudar as filmagens, descobrem que haviam muitas aparições desse estranho cara, e que o pai da família estava perturbado e empenhado em descobrir quem esse cara era, tal qual só podia ser visto através da câmera.


Com o tempo, o cara do terno começa a aparecer pro câmera man, e suas próprias filmagens acabam registrando a presença dele. 


Logo, ele também se vê empenhado e perturbado, tentando provar que o cara de terno existia e estava aparecendo. 


Daí ele é marcado, com um simbolo formado por um X contornado por um círculo.


Ao assistir um pouco mais as filmagens, depois de contar para sua equipe o que estava havendo, ele descobre que a família desaparecida havia passado pelas mesmas experiências, inclusive haviam sido marcados também.


Todos eles, a jornalista, seu namorado e o câmera man, são marcados. E decidem ir a fundo na história da família desaparecida, pra descobrir o que aconteceu com a família, e assim, descobrir o que aconteceria com eles.


Eles descobrem que a família havia se mudado as pressas pra uma cabana no meio do nada, e decidem ir la pra investigar. Durante a viagem, eles passam por experiencias horríveis, onde uns atacam os outros, como se estivessem hipnotizados.


É ai que eles decidem parar de filmar, acreditando que eram as filmagens que faziam as coisas bizarras virem a tona. Por causa disso, o cachorro do câmera man morre (tal qual estava com ele o tempo todo) dentro do carro, enquanto todos dormiam, com o símbolo do X marcado na janela, por dentro. 


É ai que eles percebem que não podem parar de filmar, se não morrem.


Ao chegar na cabana, só encontram cinzas. A cabana inteira havia queimado e virado cinzas. 


Chocados, eles lamentam porém, encontram uma rede de cabos numa árvore, que iam em direção ao chão. Ao analisar, encontram um alçapão secreto, onde entram. 


Lá, haviam várias imagens do simbolo estranho e desenhos do cara de terno.


Além disso, havia um computador, conectado a um gerador. Eles ligam, e descobrem que haviam câmeras por toda a casa, antes dela pegar fogo, que registraram tudo o que aconteceu. Eles decidem assistir, e descobrem o que houve com a família.


O pai, um dia simplesmente levantou, matou a filha enquanto dormia e tentou matar a esposa... 


Mas a esposa se defendeu, e o matou. Depois, a esposa ateou fogo em toda a casa, com ela dentro. 


Depois disso, eles investigam um pouco mais, e descobrem que ela sobreviveu. Ao visitarem no Hospital Psiquiatra, recebem um alerta dela, dizendo que o marido dela morreu por causa do amigo dele, tal qual ele não parava de olhar, e agora eles estavam cometendo os mesmos erros de seu marido.


Com isso, eles descobrem que as marcas haviam desaparecido da esposa do cara, assim que ele morreu. 


Então, ao se hospedarem em uma cabana, o cara do terno aparece, e começa a aterrorizar geral. O câmera man, acreditando ser o culpado por ele estar atacando eles, decide se matar, e se enforca.


Mas, seu corpo se reanima, aparentemente manipulado pelo homem do terno, e com um machado e mata todo mundo, caindo no fim, com o homem de terno observando.


Fim.

Depois do fim, mostra como o cara do terno começou a aparecer pra família do cara. Ele havia comprado uma câmera numa venda de garagem, e ela estava marcada com o simbolo. Ao usa-la, ele passou a ver o homem de terno, e ai a merd4 toda começou. Não sei se no final da web-série de Marble Hornets a câmera vai parar numa venda de garagem, mas seria uma ótima ligação entre a Web-Série e o Filme.


O cara de terno, era Slenderman.


Então então... é isso. 

Meio desnecessário dividir essa postagem em duas né? Mas repito, fiz isso pra me comprometer a postar, do contrário eu corria o risco de deixar o texto na geladeira (como fiz com vários outros), e no caso de The Visit e Marble Hornets, eu não me perdoaria.

Até a próxima?! Sim poxa, até a próxima!!!

Postar um comentário

20 Comentários

  1. Olá Shady Morte,acompanho seu blog a muito tempo mas só agora tive coragem de comentar,The Visit e Marble Hornets realmente são ótimos Found-Footage. Gostei bastante de Marble Hornets e tenho interesse em acompanhar a web-série. Shady Morte continue com seu ótimo trabalho ^o^

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado sr ^o^

      Espero que meu trabalho continue te agradando. Tentarei sempre fazer meu melhor!

      Excluir
  2. Duas coisas
    1-o nome é slenderman
    2-existem outras web séries como marble hornets como trible twelve e everyman hybrid , da uma olhada nelas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vlw pela correção sr Tuth. Já corrigi na postagem... e foi mal pelo erro.

      Vou assistir elas... se forem tão boas (ou melhores) que Marble Hornets, posso até me animar e fazer uma postagem sobre Web-Séries.

      Bem, vlw sr, mesmo.

      Excluir
    2. Obrigado espero não ter parecido chato na pergunta

      Excluir
    3. Toda correção é muito bem vinda sr Tuth.

      Primeiro que, o senhor não apenas leu a postagem como também complementou ela, corrigindo um erro grosseiro que pode muitas vezes prejudicar a leitura. Erros, por menores que sejam, acabam desviando a atenção e com isso, prejudicando a leitura e concentração. Sr, eu agradeço.

      Sempre digo que os comentários são a continuação e complemento das postagens, justamente pelas correções, discussões e recomendações. Espero que essas demais web-séries sejam legais. Não verei hoje, pois tenho algumas coisas pra fazer, porém verei no fim de semana.

      Excluir
    4. Ah , sobre Everyman Hybrid se quizer ver a historia começar a se desenrolar assista do episodio 6 em diante, antes disso é só enrolação

      Excluir
  3. Não gosto desse tipo de filme;mas boa análise como sempre

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse é meu tipo favorito de filme... nasceu uma paxãozinha depois de ter visto Atividade Paranormal 1... e um ódio depois de ter me decepcionado com Atividade Paranormal 1... e no fim, acabou nascendo a paxãozinha... vai entender!

      Excluir
    2. Gosto é gosto é isso que importa.

      Excluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A recomendação é boa, pena que deletou o comentário... é chato quando comentários são apagados rs.

      Excluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  6. Foi mal ai ter apagado vou postar de novo o link http://youtu.be/ELGWfeBv_Gk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. vlw sr... n da pra copiar nada da pagina do blog, mas eu tenho meus jeitos então vou dar uma checada nesse link. Tu já facilitou bastante pra mim rs.

      Excluir
    2. Espero ser o link certo,eu copio um monte de links as vezes e tenho preguiça de olhar

      Excluir
    3. É o link certo de EMH. Vou assistir.

      Excluir
  7. Nem me lembrava mais do Marble Hornets. Essa websérie foi genial. E foi produzida de uma forma tão simples e realista que no final eu descobri que tinha um site oficial vendendo o DVD com os episódios e fiquei arrasado porque achava que era tudo verdade huahuauahua

    Se não me engano, a série durou anos né? Porque o canal oficial parava de postar vídeo do nada e aí só retorna no ano seguinte. Eu me juntava virtualmente com uns amigos pra gente ficar debatendo e criando teorias. Ai ai... não se faz mais found footages como antes...

    Após MH fiquei fã do Slender e ficava de olho em tudo que lançavam sobre ele. Inclusive cheguei a assistir esse Always Watching, mas não me agradou... Sei lá! É um filme bonzinho, interessante, mas não fiquei tão convencido quanto com a série. Talvez porque o filme já tem uma imagem melhor trabalhada, e isso tira o glamour da temática, fica caricato.

    Acho que já deletei do meu PC o arquivo do filme. Mas se ainda o tiver vou assistir de novo pra ver se mudo de opinião.

    Ah! Esse ano lançaram um filme "oficial" do Slender, né? Se não me engano o nome é Slender Man: Pesadelo Sem Rosto, produzido pela Sony Pictures. Fiquei com um baita hype quando soube e vi o trailer, mas depois que foi lançado eu vi tanta crítica ruim que desisti. Mas vou assistir e tirar minhas próprias conclusões (possivelmente pra xingar muito no Twitter).

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu lembro até hoje da primeira vez que assisti, o primeiro episódio, com aquela introdução na estrada explicando as fitas. Cara, que série épica. Eu acompanhei jurando que era real, e confiando no projeto... e me deparei com a decepção quando vi os crossovers com outras séries. Te juro que só ai fui entender que aquilo era falso, e foi algo até que recente.

      Amava os mistérios, curtia ficar buscando coisas nos vídeos, e tentar entender o que tudo significava. Eu não tive a sorte de achar uma comunidade pra debater, se não teria sido uma experiência ainda mais incrível. Você teve muita sorte. Alias, eu ainda busco por obras semelhantes pra acompanhar, conhece alguma? Eu ficaria tão feliz de ter uma resposta positiva T_T

      Bem, aproveitei o filme pra falar da série kkkk... foi a única forma que encontrei.

      Vi tantas críticas sobre o filme desse ano, que simplesmente não irei assistir. Primeiro que Slenderman não é do tipo de coisa que você bota num filme, ou num jogo, com ele aparecendo. O daora é justamente no suspense e na dúvida se ele existe. Já nos trailers mostra que ele ta no filme e isso já brocha. Eu normalmente não me levo pelas críticas mas nesse caso, prefiro reservar essas 2 horas pra outra coisa mais útil... por enquanto...

      Excluir
Emoji
(y)
:)
:(
hihi
:-)
:D
=D
:-d
;(
;-(
@-)
:P
:o
:>)
(o)
:p
(p)
:-s
(m)
8-)
:-t
:-b
b-(
:-#
=p~
x-)
(k)