AnáliseMorte: Os Segredos de MegaMan - A História Completa e Verdadeira de Mega Man X - Saga (2/8)


Continuando o trabalho iniciado na análise de Mega Man X, aqui vai a análise do X2. Espero que goste!

Aliás, em 2021 decidi retomar a franquia X e analisa-la de forma mais completa e decente. Por essa razão, recomendo que leia o Artigo sobre Mega Man X2 mais atual, o qual fiz de forma muito mais precisa e minuciosa. Clique aqui pra ir direto pra lá.




Mega Man X - Episódio 2: Um Passado a Espreita.



Em Mega Man X2, tudo começa explicando o que aconteceu um tempo depois que X pois um fim em Sigma, ao custo do sacrifício de Zero. É explicado em uma introdução simples, que a organização Maverick Hunters é grande e que existem várias outras equipes que também caçam os mavericks, exatamente como X, e que mesmo sem Zero, X continuava sua missão, buscando através dos mavericks destruídos, a paz mundial.





Doutor Cain (O Dr. C.) é apresentado, agora não apenas como quem despertou X, mas também como um grande aliado e tutor para ele.



Durante essa aventura, Zero é ressuscitado e basicamente, toda a história em si gira em torno dele. Nesse jogo, descobre-se que Zero havia sido criado por Willy e que sua obrigação era seguir e servir seu sucessor, Sigma. Alias, dessa vez Sigma deixou o lado negro da força pra se tornar um X-Man! Em sua nova forma, ele plagiou o Wolverine...


Sobre o fato de Zero ter sido criado por Willy, na realidade refere-se ao Protoman, como parte principal de Zero. Protoman foi criado por Willy, e atualizado, juntamente com Rush, para a forma de Zero. Nesse caso, apesar da atualização ter sido promovida por Light, Zero ainda tinha boa parte de Protoman em si, ou seja, Willy ainda levaria certo crédito por Zero, além de ter certa influência sobre o mesmo, afinal, Protoman ainda estava vivo em Zero.


Sigma, apesar de ser apenas um backup de Willy, também tem consciência, e se destaca, sendo algo mais e além do que Willy era. Sigma porém, tinha os mesmos ideais de seu criador... então... Willy ainda vivia de certa forma.


E se eu disser agora que Protoman ainda assombra Zero? E se eu disser que o que mantém Zero inofensivo para a sociedade é o domesticado Rush? É... A maior influência de Light sobre Protoman era Rush... enquanto eles fossem 1 só... Zero seria o maior e mais fiel aliado de X. E se Rush sumisse?

Vamos a história:


Alguns meses após os eventos de Mega Man X, os Maverick Hunters remanescentes estão pondo um fim em tudo que Sigma havia colocado a mão, uma fábrica de Super Robôs é um dos alvos de X. Ele entra com moto e tudo metendo tiro em tudo que se move, mostrando que não ta de brincadeira e que geral vai morrer. 


A teoria era de que os Mavericks, sem uma liderança, estariam em desvantagem tática e esta seria a melhor hora para destruir todos  os corrompidos de uma vez por todas. 


O problema é que enquanto X caçava, ele era também observado por 3 generais de Sigma, e avaliado a cada passo que dava, autodenominados "X-Hunters"


X derrotou alguns Mavericks e logo os 3 generais perceberam que X realmente era um problema, não apenas pelo que ele fez a Sigma, mas também pelo que ele estava fazendo agora. 


Ele era imbatível.


X teria de ser parado, logo surgiu a ideia, de usar os destroços de Zero como uma isca, atraindo X para batalhas contra cada um deles. 



E a isca é plantada.


Dr. Cain conta a X que Zero poderia ser reiniciado a partir de seu chip de memória, e que seu corpo seria necessário para que a instalação do chip fosse completada com perfeição. 


Não da outra, X se prontifica a resgatar as partes de Zero, caindo na armadilha dos 3 capachos de Sigma. Os inimigos em si, os 3 mavericks, são: um velhinho que lembra o Dr Gero, aquele que criou os androides em Dragon Ball; 


Um Gutsman tunado com uma enorme bola chata pra k7 nas costas; 


E um magrela alto metidinho que parece seguir as artes espadachins de Sigma. 


Cada um levou uma parte do corpo de Zero, e enfrentou X, porém, o plano principal não era apenas ir la, lutar e dar as partes pro X caso perdessem. Eles queriam analisar mais de perto as habilidades de X e ver do que ele era capaz. X acaba com os 3 e volta a sua jornada de limpeza geral. 



Dr. Cain diz para X que levará tempo para remontar e reativar Zero e pede pra que ele continue lutando. 


X continua caçando e conforme avança ele encontra mais algumas cápsulas de upgrade de Light, recebe os dados e fica ainda mais forte com elas,


 Além de obter cópias das habilidades de seus inimigos mais poderosos. 


Um tempo depois Cain descobre o esconderijo dos 3 mosqueteiros e manda X para encerrar tudo e fechar as portas do teatro.(poetizei agora!)



E o estágio secreto surge.


X sela seu destino e ataca a base secreta dos infelizes, e se depara com os 3 novamente, porém todos eles estão com upgrades baseados em suas batalhas anteriores com X, todos eles adaptados e bem mais poderosos... 


Entretanto isso não é suficiente e geral cai perante X. Após acabar com eles, X reencontra seus 8 maiores inimigos dessa aventura, enfrenta e derrota todos eles. 


Achando que era o fim, X vai embora, porém... antes dele sair da base toda ferrada, Sigma surge em uma das áreas antes visitadas. 



X não tem outra opção além de ir la por outro fim em seu arque-inimigo. Chegando lá, Sigma aparece, com um novo cachorro de estimação, já que o cãozinho de Bass tinha sido sacrificado. 


Seu novo bichinho era Zero, em uma versão sombria. Antes de lutar contra Sigma, X seria obrigado a derrotar Zero, seu amigo, seu irmão, seu parceiro... Sigma observa enquanto Dark Zero enfrenta X, porém... o Zero real aparece, já concertado por Cain, e com sangue nos olhos, nem da chance do Dark Zero marcar presença na história e já chega metendo tiro e espadada sem dó.


Sigma, surpreso, diz que Zero é um idiota e que, sabia o segredo dele, sabia que ele deveria lutar ao lado dele. Zero nega e diz que mesmo se fosse verdade, ele nunca lutaria ao lado de Sigma e parte pra cima dele. Sigma foge... mas não consegue escapar, Zero manda X atras dele enquanto ele destrói a base inteira sozinho... de quebra... Zero abre um atalho pra X com um mero soco (O cara voltou muito mais forte que antes...). 



X sem muitas opções... afinal ele não queria levar um soco como aquele... vai atrás de Sigma, encontra ele, e parte pra cima dele com unhas e dentes... Sigma revida com unhas maiores e mete medo no espirito de X, 


mas no final cai e apela... Sigma deixa seu corpo físico e usa uma forma virtual de si mesmo na batalha... ele fica tão poderoso que X nem consegue medir seu HP...


 Mas depois de muito suor, X derruba mais essa versão de Sigma... 


e Zero explode tudo com mais um soco, este no reator nuclear encontrado em todas as bases de Sigma. 


Antes que tudo exploda, X da no pé, mas não rápido suficiente para evitar as últimas palavras de Sigma, essas penetrando fundo em sua mente: "Zero... ele é a última criação do doutor..."


e tudo explode. X e Zero saem juntos e vivos e, mesmo sabendo que Sigma ainda vai dar um jeito de voltar (afinal ele também tem muitas horcrux) eles voltam vitoriosos pra casa, felizes de que mais uma missão foi concluída. 


Zero, estava de volta a vida e X, estava mais forte para um dia tornar os sonhos de Light realidade... mesmo que pra isso... ele mesmo tenha de se sacrificar. Mas uma coisa intrigante fica no ar... esse corpo de Zero, remontado com base nas partes resgatadas das mãos do inimigo... é realmente o corpo de Zero? É de fato seguro? Será que o chip de Zero foi instalado no corpo original? Aquele "Dark Zero" era quem? Bem... isso só será respondido no futuro... um futuro próximo e promissor...

Ah, outra coisa: Após muitos comentários sobre a teoria furada do surgimento de Zero, mesmo eu refinando a mesma ao longo das postagens, eu decidi checar as fontes e jogar uma das principais referências como contra-teoria: MegaMan Power Fighters. Eu joguei... eu analisei... e continuo mantendo minha teoria. Se quiser checar: AnáliseMorte: MegaMan de Lutinha

Por enquanto é isso... o resto já ta pronto, só precisa ser editado... postarei assim que finaliza-los... se você gostou, ótimo... comente!

Postar um comentário

173 Comentários

  1. n sei de onde tirou essa ideias sobre a origem do zero mas vou falar sem ser grosso,faça uma reavaliação e use fontes confiaveis de imformação para não postar...bem...isso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não tenho qualquer dúvida quanto ao que escrevi, e só escrevi porque tenho total certeza do que falei.

      Respeito sua opinião, mas "isso" foi escrito com muito cuidado e respeito, e as informações não são aleatórias. Sou um fan de Mega Man e sei bem o que escrevi e disse. Precisei jogar a franquia inteira e analisar cada detalhe pra chegar às conclusões atuais.

      Se por alguma razão você duvida de minhas fontes, que acredito que não cheguei a citar, peço gentilmente que você jogue com muita atenção os seguintes games:

      Mega Man, Mega Man 2, Mega Man 3, Mega Man 4, Mega Man 5, Mega Man 6, Mega Man 7, Mega Man 8, Mega Man 9, Mega Man 10, Mega Man x 1, Mega Man x 2, Mega Man x 3, Mega Man x 4, Mega Man x 5, Mega Man x 6, Mega Man x 7, Mega Man x 8, Mega Man x 9, Mega Man Zero, Mega Man Zero 2, Mega Man Zero 3, Mega Man Zero 4, Mega Man ZX, Mega Man ZX Advent.

      Lembrando que as demais sagas de Mega Man são praticamente spin off, ou uma visão alternativa do universo de Mega Man, como foi citado em Mega Man Zero 3.

      Eu escrevi a análise exatamente pra trazer esses fatos a tona. Não me julgue como sendo errado, mentiroso ou um completo alienado sem ideias que inventa coisas do nada. Eu tenho razões para ter escrito "isso" e tomei total cuidado pra deixar o trabalho impecável. Pena que você discorda.

      BoaVida

      Excluir
    2. Shady, acredito que você não tenha jogado direito o X2, caso X não tivesse conseguido juntar as 3 partes, quem ele enfrentaria no final nao seria um Dark Zero, seria o próprio Zero reprogramado.

      Quanto a origem do Zero, ele não tem nada a ver com Protoman, Por sinal o mesmo foi criado antes do Protoman, na época do Bass, só que nunca foi ativado pelo Willy devido a um virus que o mesmo adquiriu ainda na época de construção.

      Jogue o Mega Man X para DS, lá tem umas coisas bem explicativas...

      Relativo a Sigma, ele também nada tem a ver com Willy, Sigma era um real Maverick Hunter, só se tornou corrompido devido a ter contraido de forma acidental o vírus de Zero na ocasião que lutou contra ele.

      Excluir
    3. Tsc tsc... você está com toda razão amigo Anônimo.

      Mas Mega Man Maverick Hunter X (de PSP, pois de DS não existe) é uma Releitura do jogo original, e meu caro, eu fiz uma análise do jogo original e suas sequências atualmente.

      Explicando melhor: MMX de PSP foi feito na tentativa de responder perguntas e questões apresentadas nos jogos de toda franquia X, e apesar do jogo ser graficamente lindo, muito bem montado e vislumbrante, em termos de história não tem absolutamente nada coerente com a FRANQUIA X ORIGINAL, repetindo: F-R-A-N-Q-U-I-A X O-R-I-G-I-N-A-L!

      Se, somente SE, decidirem fazer uma releitura do X2, X3, X4, X5, X6, X7 e... é, só, pois MMX de PSP é baseado somente nas realidades apresentadas em X8 e X5, que são os MM mais "Reveladores" por isso são taxados como principais da franquia, mas... TODOS os jogos tem um lado "revelador" e o que eu apresentei nesse monte de lixo escrito nessa porcaria de blog, é isso, as revelações dos demais jogos, não apenas X5 e X8.

      Agora, amigo, Sigma não tem nada a ver com Willy? Really? Tipo... a historia dele ter sido um herói hunter e Zero ter sido um vilão hunter é tão ridícula que da pena de ver que foi isso que decidiram apontar como verdade na RELEITURA de MMX.

      O Zero original, o "maverick" não poderia ter existido. Daí te digo pra que VOCÊ jogue 18 vezes o Mega Man X, X2, X3, X4, X5, X6, X7, X8, Zero 1, Zero 2, Zero 3, Zero 4, ZX, ZXA e se atente somente a eles, pois eles são a franquia da qual eu falo.

      X1 Maverick Hunters é uma Releitura, repito e repito e repito: RELEITURA!

      Sabe o que é releitura? Eu ia falar disso na análise do MMXMH, mas né, to vendo que sempre vai ter um manjador dos paranauê que tem total domínio sobre a realidade e engole tudo, mas tudo o que as produtoras mercenárias fazem, querendo mais e mais grana.

      Excluir
    4. Alias, antes de falar disso, um detalhe:

      Não existem só 8 X's no mercado. Se for contar TODOS os jogos OFICIAIS da franquia X, há quantos, uns 25? Pois só pra GBC e GBA tem uma penca! Mas, destes, NENHUM deve ser considerado pois são... fillers... Sabe aqueles episódios de Naruto que saem pra Anime mas não tem no Manhwa? Então, esse tipo de episódio, oficial porém não oficial ao mesmo tempo, nem vale a pena ser assistido, pois só serve pra encher linguiça enquanto os episódios reais com o título Naruto são produzidos.

      Em jogos meu amigo, isso também existe, e existe aos montes, montes e montes.

      Video-Game da grana, enquanto geral toma carona em títulos de sucesso e inventam lixos que, tem gente ridiculamente alienada e incapacitada de ter ideias próprias que acredita e aceita esses lixos como verdade.

      MMX de PSP não tem qualquer valor na análise oficial, pois é uma releitura e agora vou dizer o que é uma droga de uma releitura:

      Muita gente confunde Remake com Releitura, pois ambas fazem praticamente a mesma coisa, que é mexer com um título já produzido anteriormente, porém ambas fazem um detalhe pequenininho que faz uma diferença enorme: O primeiro refaz a história, se baseando na original, e o segundo refaz a história, desde o começo, adaptando o título original ao que o responsável pela releitura acha que "leu" e entendeu desse mesmo material.

      Pra mim, ambos são fillers, spin-off, ou seja la quais termos mais existam. Remakes e Releituras são histórias que foram incapazes de ter originalidade e resolveram cagar em algo que foi bom no passado, tentando, só tentando, reescrever tudo desde o início para que o público mais atual possa aproveitar o que já foi feito e vendido no passado, mas com uma nova máscara (geralmente assustadora) para levar mais grana pros espertinhos que sabem que o público é lotado de antas que vão gastar seu dinheiro com essas porcarias e as vezes, até são totalmente alienadas por esse material.

      Sabe como eu sei isso meu amigo Anônimo? Ta vendo esse texto enoooorme que eu intitulei como "AnaliseMorte - Mega Man X Saga (Parte 2)", pois é, fui eu quem escreveu, com minhas próprias ideais e minha própria visão do que eu joguei, tantas vezes, e amei.

      Isso que eu apresentei ai em cima, é um trabalho original, e eu sei do que falei, pois fui eu quem concluiu. Você mesmo já pensou bem se suas ideias são realmente suas?

      Reflita meu caro amigo Anônimo, e quem sabe, você compreenderá e passará a respeitar meu trabalho. Se não gostou, obrigado por me ceder um pouco de seu tempo e lamento por não ter lhe agradado, mas foi o que tentei fazer =/

      Até mais, amigo Anônimo.

      Atenciosamente, Shady.

      Excluir
    5. 1° Zero Reprogramado & Dark Zero... eu ri muito quando você comentou sobre isso. E Willy & Sigma não tem relação alguma... eu quase chorei por você.

      Deite a Letra Sigma.

      Só pra te deixar boqueaberto: Sigma mente no final de X5 para em X6 manipular Zero contra X. A "verdade" que ele conta sobre o passado de Zero é uma enorme mentira, mas Zero (que nesse momento já não tava bem da cabeça) acreditou e até interpretou seus próprios sonhos como o que Sigma disse, moldando os fatos a teoria dele, e não o contrário. Os desenvolvedores de Maverick Hunter X cagaram bonito na história pois não sacaram que o que Sigma disse, e a grande revelação do X5, na verdade era uma mentira. Qualé, vilões agora são donos da verdade e confiáveis? O jogo começa com Sigma dizendo para o Grandão da Repliforce que "Os Maverick Hunters são uma ameaça e planejam atacar a Repliforce, e cagar em geral!" Eu não sei inglês, somente o básico (kit google tradutor+dicionário+amigo gringo) mas sei que foi isso que ele disse, vi na risada dele.

      Triste ver que tem tanta gente que pega fontes absolutamente críveis, só que não, iniciados por "Wiki" ou com skin do jogo favorito, e claro, fontes fod0nas que fizeram entrevistas com o criador do jogo, usando uma máquina da verdade e claro, reconhecendo no cartório e tudo mais, além de claro, entrar nas memórias do cara e pegar exatamente a mensagem que ele, junto com umas 300 pessoas, tentou passar no seu joguinho.

      2° Detalhe: Ta anônimo? Tem coragem de aparecer não? Eu sou o Shady, mas também sou o Max, mas to ali, meu nome ta! Ah, e eu fiz uma análise, você fez também?!? Me mostra? Da o link ai?

      Excluir
    6. Cara o protoman foi criado pelo Light e fugiu,o zero foi criado pelo willy,mostra até no megaman x4 .-.

      Excluir
    7. Mega Man X4 é uma mentira... uma história falsa nascida no Mega Man X2. Jogue novamente e você entenderá. Por via das dúvidas, eu escrevi análises até o X7 atualmente, e nelas explico direitinho o que houve com Zero e Proto. Inclusive, na análise de Mega Man Zero 3, eu explico com mais detalhes o nascimento de Zero, e deixo bem claro porque cheguei a tais conclusões.

      Na dúvida, para de ler nas wikis e jogue por conta própria. Se não souber ler em inglês, use um dicionário porém tente jogar na versão original, e evite pegar traduções avulsas por ai (qualquer pequena alteração no texto pode mudar toda a história e sua possível interpretação). Recomendo que você jogue justamente os 2 mega mans citados até então, que contam com a existência e restauração de Zero: X2 e X4. Jogue ambos, seguidamente, e repare nos detalhes. Zero foi conduzido pelo caminho da mentira de Sigma... você vai entender se jogar em busca da verdade. ^^

      Outra coisa, sobre proto, eu cansei. Proto jamais "fugiu" de Light. Ele foi criado por Willy e Light, JUNTOS, porém foi desativado por problemas de personalidade. Willy o reativou posteriormente para usa-lo contra seu sucessor, Rock. Rock nasceu dos moldes de Proto, e Proto traiu Willy depois de entender os objetivos de Light, Rock e também do próprio Willy.

      Eu não entendo nada de Mega Man, por isso escrevo sobre ^^

      Excluir
    8. Cara, agora que eu li alguns textos mais antigos meus, como comentários... vi que fui muito ignorante contigo... e na boa... acho que exagerei. Na real eu defendo minhas ideias... e levo pro pessoal. Só que... não queria ser tão estúpido assim.

      Tu tem sua opinião e interpretação, e eu tenho a minha. O que fiz foi tentar compartilhar minhas descobertas para, quem quiser acreditar. Só que você não é obrigado a enxergar com meus olhos, e infelizmente mesmo eu tendo total convicção do que sei, não posso forçar os outros a acreditarem ou aceitarem aquilo que eu conheço como verdade.

      Só você pode se convencer do que é certo ou errado, e só você pode decidir acreditar ou não.

      Se pra você a verdade famosinha é a definitiva, a real... só posso dizer que você ta errado.

      A única forma de saber a verdade mesmo, é jogando. Jogue, e me diga depois a verdade.

      Ficarei gratíssimo em ver argumentos que derrubem minhas teorias e feliz por ver alguém com mais conhecimento que eu, me mostrando e ensinando o que eu preciso aprender.

      Grato pela sua presença, e sinto muito pela ignorância.

      Excluir
    9. Esse shady morte esta viajando, mas viajando muuuuuuuuito mesmo.
      pra comecar, zero nao tem nada a ver com protoman, sao dois robos completamente diferentes. Zero foi a ultima criacao do dr willy pra matar megaman, mas ng sabe oq aconteceu com megaman e os outros personagens depois que zero despertou. Sò se sabe que ele se desativou e acordou 100 anos depois como um maverick assassino e poderoso.

      ja o sigma nao tem ABSOLUTAMENTE nada a ver com o willy. Sigma foi um reploid criado por cain para proteger a humanidade, mas depois da luta com o zero maverick ( que aparece no x4) ele contrai o virus e vira um maverick. Enquanto o zero fica do bem, pq o virus sai do corpo dele.
      Aquele cachorro do x1 nao eh o cachorro do bass, nao tem nada a ver um com outro vei kkkkkkkkkkk

      O seu texto ficou legal, mas possui erros grotescos

      Excluir
    10. Mmx remake tambem nao eh filler fera e nem spin off.
      Acontece que megaman x era pra ter terminado no 5 so que os cara continuaram sem autorizacao do keji inafune e bagunçou tudo. Por isso fizeram o remake pra tentar tapar os buracos que o megaman x6 fez.
      Tudo que esta ali eh completamente official e faz parte da historia.

      quem decide se eh spin off ou nao eh a capcom e nao você.

      Excluir
    11. Johan... sr Johan, seja bem vindo. De certa forma agradeço seu comentário, me fez voltar a ter os pés no chão. Lembrei que por mais que eu me esforce pra apresentar minhas interpretações, teorias e observações, sempre terá gente que não só discorda, como usa argumentos variados para me contradizer...

      Você está um tanto quanto equivocado em seus comentários... vou explicar porquê:

      Em nenhum jogo há qualquer menção sobre relação ou não relação de Protoman e Zero (já expliquei em uma análise sobre a semelhança e repetição de nomes e bases nos jogos de megaman, isso ocorreu com o nome e aparência de Zero/Proto, dentre vários outros personagens - como o próprio Rock/X) Ps.: Existe um Mega Man de Luta onde tem uma pequena cena após vencer o jogo com um dos personagens, que mostra Zero e Proto na mesma imagem, com Willy desenvolvendo. Essa cena, considerada Cannon, não é oficial, só pelo fato do jogo inteiro não fazer parte da franquia principal (ambos não tem relação, então não há motivo, nem razão, muito menos credibilidade para ser considerada qualquer informação como parte da franquia principal.)

      A origem de Zero foi explicada de muitas formas diferentes, ou pelo menos conceitos para ela foram apresentados, mas nunca houve de fato uma "Explicação Detalhada" sobre a mesma. Zero sempre foi enigmático, e muitos tentaram tomar crédito sobre sua criação (Willy buscou reclamar os direitos sobre a criação de todos os robos e maquinas de Light, inclusive Rock, Roll, Rush, etc. Tanto faz se ele disse ter sido criador de Zero, e como eu expliquei, certas circunstâncias apontam que ele realmente foi, de forma indireta.)

      Entretanto, ao longo das séries, muito é revelado (oficialmente, em jogos que fazem parte da saga principal, não spin-offs) e se juntar as pontas (coisa que tomei a liberdade de fazer) conclusões obvias surgem. Só que, é preciso usar interpretação junto aos fatos, do contrário erros de interpretação cronológica como a que ocorreu em X4 surgem. Existem fatos que são falsos, propositalmente, devido o enredo. Estudar e entender tudo isso é algo que eu busquei fazer, e recomendo que os demais jogadores também façam.

      Concordo que viajei, mas fiquei bem satisfeito, pois consegui expor e explicar minhas ideias e visões de uma forma exemplar.

      Sobre Sigma, novamente se equivocou: "ABSOLUTAMENTE" é um termo fortíssimo, considerando que Sigma mentiu sua origem em X4, e a real identidade dele foi revelada em X6 e X8. Willy foi o real desenvolvedor de Sigma. A teoria sobre ambos serem os mesmos inclusive faz parte dos planos da série Rock. Nada disso é mera especulação, se você duvida eu fiz análises explicando tudo isso, e mais, tudo pode ser encontrado e confirmado nos próprios jogos, só jogar.

      O esquema do cachorro foi uma referência sim ao Treble, e apesar de ser uma mera especulação, ela faz sentido no contexto geral da série.

      Uma ideia que esteve presente em todos os Mega Man, foi a de "Nada se cria, tudo se copia". Todos os personagens são evoluções de anteriores, de episódios anteriores. Isso foi proposital e é com base no conceito físico mencionado. Essa é uma das marcas do jogo, despreza-la é desprezar o jogo e todas as ideias que ele apresenta.

      Excluir
    12. Fiz uma análise sobre Mega Man - Maverick Hunter X, e sim, é spin-off. Tive o prazer de confirmar minha hipótese ao ver uma completa releitura de todo o material apresentado em toda a série, inclusive em Mega Man X e Mega Man X8. Buscaram reescrever tudo, de uma forma vinculada aos fatos falsos, apresentados em Mega Man X4 (coisa que nem todos entenderam: os Flash Backs de Zero são fruto de projetos de Sigma, isso foi explicado em Mega Man X3 junto com Mega Man X5. Sigma modificou Zero durante sua remontagem em X3, e inseriu memórias falsas para torna-lo seu fantoche futuramente, como ocorre com ele em X5.)

      Acredite se quiser, o jogo é bom, mas não chega nem aos pés da série principal, e é um remake spin off sem continuação (já que desagradou a todos). Na dúvida, assista "Day of Sigma" e repare no tanto de divergências e incompatibilidades com o título Mega Man (destaque pra Cain).

      Bem, sou grato pela sua leitura.

      Excluir
    13. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    14. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    15. Voce falou algo importante sobre o maverick hunter. Realmente se o cain morreu desclassificaria o megaman x2. Mas se ele realmente morreu eh um misterio.

      eu particulamente acho impossivel ele sobreviver, pois mostra claramente o missel caindo do lado da casa dele. A nao ser que o cara o usou um kaioken e teleportou kkkkkkkkkkkk

      eu nao tinha me ligado nisso, talvez eu esteja errado mesmo. Eu acho o seguinte, como voce sabe, esse megaman tem 2 finais completamente diferente. Se voce jogar com ville o zero sobrevive, se for com o X ele morre.

      eu acho que o final do ville seria o verdadeiro. Eles iriam fazer um maverick hunter x2, só que com o zero jah vivo. Isso alteraria muita coisa.

      Pra começar, os x hunters teriam uma historia diferente e o zero provavelmente nao receberia o sabre de luz. O designe da armadura dele nem mudaria.

      E se voce estiver correto, ele nao teria memorias implantadas nele e isso mudaria o rumo de tudo. Teriam que fazer um maverick hunter x3 x4 x5 e etc.

      Excluir
    16. keiji inafune, um dos criadores do megaman jah afirmou que zero não tem nada a ver com protoman e megaman não tem nada a ver com X a não ser pelo fato deles seres "irmãos".

      Jah o sigma... megamam x6 nem era pra ter existido. Fizeram o jogo só porque a saga X estava lucrando e a crapcom mercenária não queria terminar o jogo no x5. Quando faziam megaman x5, o x6 nem se quer era imaginado. Pra você ter ideia, a capcom eh tao FDP que o megaman x6 foi feito sem que o keji inafune soubesse. A historia original seria com o zero morrendo no x5 e acordando em megaman zero 1.

      Então se for pra considerar um jogo da saga X um filller, esse jogo seria o megaman x6 em diante(x7,x8 e command mission).Por isso eventos do megaman x6 nao podem ser levado a serio. Ele sim foge da saga original.
      Megaman x6 eh um jogo com tantos furos que diversas teorias foram criadas em cima da saga x , uma delas a sua.

      Existe outra teoria que diz que o sigma morreu de fato no x5 e os que aparecem nas continuações são clones! Porque no megaman x7 diz que uma nova linha de reploids com capacidade de clonagem surgiu. Sendo que esses novos reploids foram feitos a partir do DNA de sigma. Axl eh um deles( um protótipo).Então supõe que sigma que voce enfrentou esse tempo todo desdo x6 são outros reploids que assumiam aparência dele com o copy chip. O original morreu no x5

      Maverick hunter só poderia ser filler por causa da morte do cain, mas como eu disse eh um misterio se ele realmente morreu.

      Excluir
    17. Fato sr... mas tem mais furos ainda em Maverick Hunter X e Day of Sigma, que levam ele pra uma linha oposta à saga. Alias, o esquema que você citou, dos finais duplos, desqualificam mhx como parte da franquia. Reparou que pra ele fazer sentido é preciso reiniciar toda a franquia, algo que não faz sentido nenhum. Fazer um reboot não é o mesmo que explicar, e uma vez que rebotearem a saga principal, tudo faz parte de uma outra saga.

      Keiji alguma coisa é um genio, criou algo incrivel, mas n foi sozinho. A empresa, por mais mercenaria que seja, tem posse dos direitos sobre a produção do jogo, justamente pelo fato dele ser produzido por muuuuitas cabeças diferentes, não só do gênio criador.

      Eu gosto de pensar, que os criadores da franquia criaram essa obra de arte enigmatica justamente pelo fato de não haver compatibilidade de ideias no inicio, porém com um todo, as ideias ganham forma, vida, e ai nasce as teorias. Gosto de acreditar que minhas interpretações e teorias são a verdadeira face de mega man, pois pra mim elas fizeram sentido, e me explicaram essa imensidão misteriosa por trás do robo azul e de seu irmão, vermelhão.

      Pense nisso sr.

      Excluir
  2. Ah, algo que esqueci de dizer:

    Eu já escrevi todas as demais análises sobre os demais jogos acima citados. E por incrível que pareça, tenho novidades bem mais chocantes que a origem de Zero... então... se quiser me odiar ainda mais, logo postarei aqui, dai você lê o restante "disso" e se pá, me xinga ^^

    ResponderExcluir
  3. Cara cade a história do x3???
    Pow cara continua ai eu achei seu trabalho perfeito. To aguardando desde dezembro. Eu nao tenho acesso a todos os jogos da franquia for falta de recursos e entendimento, mas mesmo assim sou um grande fan das sagas de megaman tendo eu jogado muitos lancamentos. Mas ler a historia postada por ti e de dar brilho nos olhos, sinto estar preenchendo um vazio em minha mente. Tendo ate um orgasmo cerebral rsrsrsts...
    Posta o resto ai num para nao :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Desde dezembro? Perdão man... se você ler o primeiro comentário vai ver que... o cara meio que criticou negativamente por essa razão eu parei. Esperei até que você comentasse para me motivar e postar a continuação. Eu fiz uma tabelinha de "leis" que me obriga a postar coisas conforme os comentários.

      Ultimamente to meio preguiçoso, mas por sua causa, vou postar a análise em... 3 horas. Talvez mais ou menos, depende de como e quando acharei que ela ta completamente pronta.

      Por favor, quando eu postar leia, e se gostar e quiser mais, comente. Eu só continuarei os trabalhos quando comentarem ^^

      Muitíssimo obrigado pelo pedido... eu fiquei empolgado de mais... acho até que vou postar duas análises ainda hoje xD. Vlw ai!!

      Excluir
    2. Pow cara, valeu mesmo. Você é dez. Não, não. Você é dez mil.
      Cara á tempos eu procura uma boa história a respeito do herói da minha infância, eu vi todos os episódios do megaman cartoon, joguei diversos jogos da série. Mas a minha carência do inglês não me ajudaram muito no entendimento de tudo.
      Quer motivação eu te digo e não é bajulação. É porque você merece mesmo ler algo do tipo.
      Gostei muuuito do seu trabalho, você tem dons e talentos maravilhosos, são poucos que conseguem retratar o próprio entendimento tão bem e de uma forma tão divertida como você. Meus parabéns, desejo sucesso no seu robe e que isso possa lhe trazer algum retorno financeiro algum dia... pois vai por mim ta tudo mil ;)

      Excluir
    3. Heh... eu fiz o blog exatamente pra você!

      Sem brincadeira... eu criei o blog pra postar meus trabalhos e coisinhas para que alguém, seja quem fosse, lesse e curtisse. Um sonho meu era compartilhar minhas ideias e conhecimentos com alguém, quem quer que fosse.

      Ver que alguém gostou do meu trabalho é o suficiente pra me deixar... ótimo.

      Eu fiquei com medo de que ninguém tivesse lido ou gostado da análise do Mega Man, afinal eu também adoro essa franquia... mas finalmente alguém apareceu! Ah... eu já escrevi não apenas do X3, mas do X4 também... da uma lida... vê se gosta também... até e... obrigado Pedro.

      Excluir
  4. Pow cara siga em frente. O seu trabalho é ótimo, acredito não ser o único a ter curtido o seu blog e suas matérias. Sucesso fera ;)

    ResponderExcluir
  5. que viagem cara, pesquise mais e obtenha fontes seguras...Zero não veio da "fusão" de protoman e rush...na verdade o próprio zero mata protoman e todos aqueles robôs do antigo mega man.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nem pergunto a fonte pois sei que é mentira, ou mera precipitação.

      O que comentei no post, e todo o conteúdo do mesmo, é resultado de minhas pesquisas pessoais e de minhas experiências nos vários jogos de Mega Man.

      A fonte que utilizo sou eu mesmo. Minha interpretação, meu jogo, minha visão. O que sitei em minha analise foi mero trabalho e descobertas minhas. Diferente de muitos, que se acostumaram a copiar material e disponibilizar como "original", eu crio e escrevo meu próprio material, sem precisar de ideias alheias.

      Tudo o que foi citado acima, conforme eu já expliquei, é fruto do meu próprio jogo e da minha própria visão sobre o jogo. Discordando ou não, para mim é uma verdade, razão pela qual compartilhei. Desconsiderando ou não, cabe a você, somente a você descobrir o que é verdade ou não.

      Vai realmente depender dos olhos e opiniões dos outros ou vai tentar descobrir a sua? Minhas analises são colírios, adoro pensar assim. Use-as para melhorar sua visão e tirar suas próprias conclusões.

      Não vou pesquisar mais, nem buscar fontes seguras, pois na srta internet não existe isso. Eu mesmo idealizei isso, não é copia ou repetição da tese de ninguém, é a minha própria. Eu sou a fonte, eu pesquisei por base no que eu mesmo descobri. E não ache que eu inventei, não, muito longe disso: Eu interpretei.

      Tente você também, antes de esculachar ou desmerecer o trabalho/ideias de outras pessoas, tente você mesmo criar as suas.

      Se Zero matou Protoman e todos "aqueles robôs do antigo mega man" por favor, te convido a comentar a analise ou criar a sua própria analise, creditando sua tese. Mostre também suas "fontes seguras" pois meu caro, eu mesmo pesquisei muito até entender que, se eu não buscasse a interpretação própria, jamais saberia a verdade. Pois repito, muita gente copia ideias e diz que são delas. Isso se espalha e com o tempo, verdade ou não, acaba sendo aceito pela massa e fim, geral acha que aquilo é a verdade absoluta.

      Se você leu a analise e ainda assim pensou isso... que pena. Você não sabe a decepção que isso me causa, pois eu realmente me esforcei e me orgulhei do que compartilhei aqui.

      Pena... não vou continuar, se isso não te agrada.

      Excluir
    2. Pra mim você não devia dar tanta ideia alguem que nem coloca a cara pra se mostrar.
      Tem muita gente assim na net que só critica e nem coloca a cara a tapa pra expor a opnião.

      Pra mim o que você esta propondo tem muita coerencia até que alguem prove o contrario , afinal a passagem de megaman para megaman X nunca foi explicada claramente . E o que você cita foi o mais coerente que ja encontrei até hoje.

      Essa historia do Zero matar todo mundo assim não cola não.

      Excluir
    3. Né? Eu tava falando com meu irmão sobre isso. As pessoas simplesmente decidem acreditar cega e absolutamente em tudo que é "oficial" e esquecem de buscar a "coerência" (alias, bela palavra kkk, vou usar mais ela)

      Triste ver que há "fans" que não conseguem definir suas próprias opiniões ou ao menos, aceitar as informações e perspectivas mais coerentes, até mesmo que as oficiais.

      Se é fan, ou se quer entender algo, aprenda sobre isso e depois busque pela verdade, e sempre busque ver com seus próprios olhos e falar com sua própria boca. Eu dei a ideia aqui, eu dei a dica do que procurar, e eu procuro explicar da forma mais simples possível, cabe ao leitor decidir se vale a pena considerar minha palavra como fan, ou apenas ignorar mesmo, e se limitar a visão deturbada das wikis pelo mundo....

      Eu viajo nos comentários né?! kkk... eu não quis ser arrogante... as vezes falo de mais kkk... mas assim, valeu ai Saulo... Você conseguiu captar minha mensagem com perfeição... fico feliz em saber que tem gente que me entende...

      Excluir
  6. Coé cara continue sim.. eu estou acompanhando suas análises estou jogando ao mesmo tempo elas estão me dando asas alem, da imaginação... pow fera seu trabalho é perfeito... http://divulgantemorte.blogspot.com.br/2014/01/avisomorte.html?showComment=1390492321610#c7484911817750330508

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gosto de saber que minha ideia ta dando certo... caso você queira comentar alguma curiosidade ou tenha alguma duvida, ou alguma descoberta que contrarie o que postei, comente e bora debater kkk

      Apesar de estar meio limitado pra postar, eu posso comentar ainda... e as vezes meus comentários são enormes... rs

      Excluir
  7. Adoro a fraquia.. Voce ajudou mto amigo... Sua análise é sensacional! Faça as palavras do açigo acima, as minhas! Parabens!
    Tenho exatos 20 anos e curso Direito.. E curto demais a franquia.rs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hehe, sr Brendon, fico feliz por ter feito algo útil.

      Direito ahn... eu pretendo cursar pedagogia... mas ainda tenho alguns meses pra curtir a vida mansa hehe...

      Mega Man é uma franquia maravilhosa, mas lotada de furos e spin offs que confundem a galera que tenta ser fan... apesar dessa confusão boba, não há o que reclamar.

      Só é preciso manter sempre os olhos bem abertos e não perder o foco... nunca...

      Até a próxima, e seja bem vindo ao blog.

      Excluir
  8. O filme "O Dia de Sigma" é oficial?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu custei pra entender mas agora entendi:

      Day of Sigma faz parte do pacote incluído no jogo Mega Man X Maverick Hunters de PSP. Esse jogo era pra ser um Remake ao estilo remasterização, mas acabou se tornando um spin-off mal feito, não pelos gráficos nem jogabilidade, mas pela história furada que os caras escreveram por cima da história original.

      Tentando incluir a história de Mega Man's X mais atuais, principalmente X4 e X8, criaram esse jogo com uma história toda deformada e mal elaborada, e pra piorar, baseada na história de Sigma. Explicando melhor: Em Mega Man X4, Sigma tenta manipular geral, e consegue. Dentre seus planos, Zero deveria ser corrompido e se tornar um maverick sob seu controle. Daí Sigma aproveitou as memórias implantadas por ele em Zero no Mega Man X2 (no corpo "reconstruído") e tentou fazer Zero acreditar que Sigma era o mocinho, e ele era o vilão.

      Os caras que desenvolveram a versão remake de PSP acreditaram, sim, eles cairam na história de sigma man, mesmo ficando claro nas sequências que Sigma tinha mentido (jogue saga Zero, ZX e os demais X's pra entender, ou leia a análise) e ficou esse spin off bonitinho, oficializado, mas sem nexo nem ligação com a trama oficial.

      Se um dia lançarem um Mega Man X Maverick Hunters 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9 e por ai vai, ai sim, vira uma trama oficial e ligada a principal, podendo até ser uma segunda realidade paralela a original, mas nada que vem dela faz parte da saga original.

      Então, Day of Sigma é uma animação oficial, porém falsa, baseada em uma mentira contada por Sigma em X4.

      Pensa, os caras tem que ser geniais pra não conseguir interpretar uma franquia e se atrever a criar um re-make mal elaborado... né?! Tem que aprender muito com a galera da Ninja Theory e da Konami. rs... Um jogo vai muito além de textos e desenhos, a lógica faz parte obrigatória do contexto geral. Interpretar depende disso.

      Satisfeito com minha resposta mestre Augusto?

      PS: Eu tenho uma péssima mania de confundir Mega Man X4 com X5 e sempre misturo ambos ao falar a versão X do PSP. Mas pra piorar tudo, eu fiz uma análise tanto do X4, quanto do X5, ambas dedicadas... e cara... eu ainda confundo ambos... kkk

      Excluir
    2. Satisfeito.
      Agora ficou mais claro, joguei toda a série X, e aquela história do Sigma ser do "bem" e Zero do "mal" tanto no Day of Sigma como no X4, me deixava muito confuso... até q ponto aquilo era verdade? Me questiono também o fim alternativo do X2 em q vc não pega todas as partes de Zero, luta contra o corpo original e vence, depois Zero volta com a consciência do que era antes, achei bem estranho aquilo...
      Enfim, toda a trama da história de Megaman me fascina muito, de todas as sagas apenas não joguei o jogo ZXA.
      Parabéns pela análise original q faz Shady, continue assim. Abraço.

      Excluir
    3. Fico feliz não apenas por você ter entendido, mas também por ter percebido as irregularidades da trama secundária forçada pela capcom no psp. Tem muito disso no mundo, principalmente quando é um jogo famoso, pois os caras querem ganhar grana em cima e deixam qualquer um manipular a história, dando vida a atrocidades como essa versão de sigma.

      Fans sempre dão um jeito de superar essas jogadas capitalistas né, e me alegro por você ter curtindo meu trabalho.

      To com Silent Hill 4 digitado aqui, mas to sem tempo pra postar imagens, quase pensando em postar sem mesmo, até começar a editar... =/

      Excluir
  9. Vai ter megaman 11? Quando e pra quais plataformas ele sera lançado? Ele sera em 8 bits? Vc sabe ate que jogo a serie classica ira ser lançada? E megaman x9 ainda existe possibilidade? E se tiver ele terminaria a história de x definitivamente ou ja começaria pelas elf wars?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vai ter megaman 11 sim, e provavelmente seguirá a mesma linha dos anteriores, em 8 bits e para consoles da última geração, como uma forma nostalgica de lembrar e finalizar a saga original. Ao que tudo indica haverão o mm11 e 12, sendo o 12 necessário para ligar o fim da saga original (MM11) com o inicio da saga X. Nada disso é mera especulação, e me baseio no anúncio da própria Capcom e no concurso pra designe dos inimigos de MM11. Tem mais, pelo enredo, é possível deduzir tal sequência com tranquilidade, pois nada indica do contrário. Porém tudo isso pode demorar anos, ou apenas ser abandonado com o tempo... mas até então, esse é o previsto. Tem mais, pode ser que façam o mesmo que fizeram em MM7 e 8... mas se o fizerem, derrubariam o que começaram em mm9, com gráficos nostálgicos.

      X9... a saga X não será continuada. Isso foi definido pelo chefão da marca. Mas como não dominamos a realidade, pode ser que alguma equipe resolva criar um mmx9 e por em prática o fim da saga X, precedendo a saga Zero com mais clareza. Claro que, MMX8 fechou com chave de ouro a franquia, e apesar de ter aquele olhinho mágico deixando a pergunta sobre o que houve com Axl e se X estava decidido ou não a seguir em frente como maverick hunter, tudo teve um fim legal e pronto pra saga Zero. Se haverá um X9, não sei, e espero que não haja, pois a franquia acabou... pode haver uma nova franquia, pra consoles, com um enredo original, mas ligado a saga X, fica tenso... podem nascer muitos X6 e X7 (deus do céu, x7's não) até aparecer um X8 da vida... entende?

      Cara, eu não sou produtor de jogos... mas é óbvio que se continuassem a saga X, depois de tanto tempo hibernando, iriam pensar em longevidade, pra render. Logo, eles não iriam direto pra guerra elfa, mas poderiam manipular a história pra esse caminho. Mas que fique claro, Sigma morreu, definitivamente, e foi fragmentado totalmente, só sendo desperto (ao menos seu poder) depois, muito depois, dos eventos da saga Zero... então imagina um mmx sem Sigma. E se fizerem Sigma renascer (não que não seja possível.. pois o final de X8 não foi totalmente definitivo quanto Sigma e sua existência) ficaria meio... chato. A menos que fizessem algo bem fod4 tipo... Sigma infectando Axl e usando ele como novo receptáculo.. lol... seria... triste... eu gostava dele kkk... enfim... Sigma foi humilhado de mais, seria bem triste pra ele...

      Deu pra responder ou... ficou vago?

      Excluir
  10. Deu sim, entendi de boa. So mais uma pergunta pra vc quais franquias de megaman realmente fecharam a sua serie sem duvidas, tipo megaman zero q extraiu td q podia e fechou sem dúvidas ou questões no ar e tbm megaman battle network.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você já respondeu.

      As demais franquias mantiveram algo em aberto, ou deixaram algo sem explicação.

      Mesmo assim, creio que apenas a saga Zero teve um fim definitivo. Nunca fui até o fim de network, então não posso responder pelos jogos dessa linha, mas não acho que tenham feito o mesmo que fizeram na saga Zero, onde uma mesma história foi dividida em 4 partes bem detalhadas e trabalhadas de forma individual... com um final decisivo e indiscutível.

      Dentro das franquias de MegaMan, eu não tive muitas escolhas, já que o senhor "egoísta" já falou tudo ¬¬... mas se me permite divagar um pouco... acho que são poucas as franquias que de fato finalizaram sua obra, completamente.

      Tipo... Prince of Persia, na trilogia de ps2, teve um fim definitivo. além dele, não consigo puxar na memória outros jogos que também o fizeram... mas verei o que descubro, ou lembro.

      Excluir
  11. mas o q aconteceu com axl, signas,as navegadoras do x8,lifesaver ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Personagens secundários... lifesaver principalmente.

      Axl é a dúvida principal e mais recorrente. O que houve com ele é uma dúvida gritante, principalmente porque não fica tão claro se ele sobreviveu sem sequelas ou não... de toda forma... as navegadoras, apesar de presentes em vários jogos, não chegam a ser principais ou parte do elenco principal, e elas já tiveram seu brilho tanto em X8 (gameplay secreto) quanto em X6 (Alia participa diretamente da história.) O que houve com elas, ou com Signas... é indiferente... mas podem dar mais importância criando novos X, de fato. Mas ai é só lembrar: De onde Signa surgiu? De onde as navegadoras surgiram (não o porquê, afinal são uma substituição para Doubble)? A Maverick Hunters é enorme, e podem haver bem mais personagens nela que, não tem importância, pois o nome do jogo é Mega Man X, não Maverick Hunter X (maldito sejas psp!)

      Excluir
  12. Respostas
    1. O jogo existe e to providenciando a análise. Postarei em breve.

      Excluir
  13. To no certo agora? Esse e o MMX3 nao é? Kkkkk Uma coisinha só você quando zerou o MMX2 Você"recolheu" pegou algum item ou armadura... Pq eu lembrei que uma vez eu ouvi que se vc será o jogo "puro" com o X "pelado" sem armadura Heart tank ou Sub tank e sem arma do sub chefe ( brincadeirinha e impossível) kkk mas se será sem pegar nada tirando as armas do chefe abre uma Cena extra no final... Vc já ouviu isso não sei si e verdade to com preguiça de zerar de novo kkkkk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não sabia dessa não... mas seguindo a lógica não há possibilidade de X prosseguir sem se equipar... a coleta de itens extras simboliza a evolução e crescimento de X, não fazê-lo seria como ignorar o mesmo.

      Excluir
    2. Aff zerei sem pegar nada mt mais difícil... Sabe oque muda? Nada no enredo.. Perdi tempo de mmx5 cabei de zerar o x4 agr...

      Excluir
    3. Eu falei... kkkk... tem certa coisa que é só usar a lógica. Não tem o que mudar, e mesmo se mudasse não faria sentido. Ah cara... fico feliz por você ta experienciando a franquia X inteira... Só uma dica: Deixa todo mundo morrer e vai em frente! Vale a pena ficar caçand ocarinha não, perder tempo pra isso... nem. Vai atrás das "falcons", subtanks e corações, de resto mande-lhe a merd4 e siga em frente. Salve um ou outro só pra dizer que pode e viva, viva como nunca!

      Excluir
  14. Shady, o que aconteceu com Rock depois que Dr.Light faleceu?! Por acaso ele soube da existência de seu sucessor X? A saga clássica tem uma temática leve, a saga X é mais séria, e a saga Zero tem uma temática pesada, com muita morte, sangue, corrupção governamental e ambição (no mal sentido).

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rock se tornou X antes de Light falecer. No caso, Light foi forçado a hibernar e desativar Rock temporariamente após ele supostamente ter violado uma das leis da robótica, assassinando um humano e se convertendo aparentemente num maverick, diante da mídia global inteira. Willy era conhecido como humano, mesmo ele tendo deixado de ser humano a tempos, e quando Rock finalmente matou Willy, todo mundo crucificou ele pois, ele tinha se convertido numa máquina perigosa. Light foi forçado a desativar permanentemente Rock, mas ele jamais faria isso com sua melhor criação, e até que as coisas fossem explicadas, Light modificou Rock e o hibernou por um tempo, deixando Zero como seu "guardião" pouco antes de falecer. Todo o passado de Rock foi apagado pra proteger sua real identidade, mas sua essência era a mesma. Qualquer dúvida tem uma análise da saga Rock inteira aqui no blog, só dar uma olhada.

      De uma saga pra outra realmente a violência foi aumentando, a tematica se tornou mais adulta. Mas a história de Mega Man manteve-se a mesma.

      Excluir
  15. Muito bom seu resumo e comentários! Estou jogando atualmente para relembrar a história e acompanhando com seus resumos. E realmente faz muito sentido tudo que tu colocou aqui! Parabéns amigo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nada, eu fico feliz em saber que meu trabalho não foi em vão. E assim, se tu descobrir alguma coisa que eu não falei, compartilha por favor!

      Excluir
  16. Os "críticos" de plantão pegam pesado tratando com desdém um blog feito com tanto zelo. Está claro que o autor analisa a série mega man com bastante critério e seriedade, mais próximo de uma boa explicação lógica e cronológica do que qualquer outra explicação que já li para rockman, x, zero e sigma. Parabéns. Parabéns mesmo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Parabéns digo eu por você ter tido mente aberta suficiente pra, mesmo já tendo uma noção de MM pré produzida, ter entendido que o que fiz aqui foi tentar dar um sentido melhor as coisas, sem inventar e trabalhando com o que o próprio jogo oferece. Repito: Seja bem vindo Sr Leandro!

      Ah, e queria muito que visse a postagem de X4, X5 e X6.... a sequencia delas foi polêmica... por causa de Maverick Hunters X.... dai me diz o que acha!

      Claro, você não é forçado a nada, você lê aquilo de que gosta. E bem, já sou grato por ter lido até agora! Espero nunca decepcioná-lo.

      E, vlw por aparecer e apoiar meu trabalho!

      Excluir
  17. Legal seu blog, ele possui muita informação importante e muito interessante. Compreendo também que você possui um entendimento próprio da cronologia do jogo; também tenho o meu. De fato, como alguns comentários já disseram, existem informações que não batem com o pouco que é divulgado sobre a história de Megaman e de X.

    A Wikia de Megaman é atualmente a fonte mais fiel e próxima da exata sobre os acontecimentos de Megaman (não existe informação exata, o criador da série deu informações diversas, mas nunca em caráter OFICIAL e, não constando em jogo algum, mesmo saindo da boca dele, de nada valem para os gamers).

    Segue o link com a timeline dos acontecimentos com datas e fatos:

    http://megaman.wikia.com/wiki/Mega_Man_X_%28series%29

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Então, normalmente eu leio todas as wikis antes de escrever minhas ideias, interpretações e teorias... e o que constatei é que mesmo em sua fidelidade, as wikis são limitadas a fatos exatos. "Eles" não buscam interpretações livres, e mesmo com informações claras e sugestivas, não apresentam nenhuma "teoria" e isso... é uma falha. Pois como você mesmo reparou, não existem informações exatas, e mesmo as declarações do criador não são suficientes para dar um rumo ao que já existe. A única forma de se entender uma série, é através de interpretação mesmo, através de teorização e de ideias diversas... o objetivo... o meu... é sempre entender a história como um todo... e é isso que eu apresento no blog.

      Reconheço que muitas vezes meus textos vão totalmente contra textos da wiki, ou de críticos, ou de sites reconhecidos... e é justamente isso que eu quero. Quero mostrar que, por mais que já hajam ideias concretizadas, tudo está aberto de mais, o suficiente para que novas ideias, novas visões, novas interpretações, as vezes mais claras e detalhadas, outras vezes mais insanas e confusas, surjam.

      Se curtiu minhas análises, sou grato por sua leitura sr... e ainda mais grato por ter entendido meu objetivo rs.

      Sobre as Wikis... eu uso elas como consulta, as vezes pra pegar nomes, ideias, conceitos, fragmentos de ideias... mas dificilmente uso o material de la como base pro meu. Alias, varias vezes acho muita coisa absurda por la. Por exemplo, na saga Silent Hill, eu costumo usar a Wiki de SH para pegar nomes e significados das criaturas, e muitas vezes discordo completamente do que é apresentado la. Alias, as vezes as wikis oferecem material de mais, e refino de menos... várias interpretações da mesma coisa, sem um destino, sem uma ideia fixa. O que vejo la é mais uma mera fonte de consulta para tirar dúvidas... mas não aceito nada de la como palavra final... enquanto eu mesmo não perceber tais interpretações em meus jogos... eu não dou o braço a torcer.

      Enfim... vlw sr!

      Excluir
  18. Cara,gostei das tuas análises! Queria saber se você já publicou ou vai publicar as demais,só achei até o do MMX2.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Já fiz de toda a franquia X e Zero, e to fazendo do ZX. La em cima, tem uma tabela a direita, nela tem "MEGAMANMORTE" clique nele e abrirá uma página com todas as postagens sobre Mega Man, inclusive todas as outras análises da franquia X. E sr Rafael, bem vindo e obrigado mestre.

      Excluir
    2. Pô cara, valeu ^^. Continue com o bom trabalho!

      Excluir
    3. Pode deixar mano, vou me esforçar mais e mais. No momento viciei num jogo online (jurei que nunca mais entraria no caminho dos mmorpgs por causa disso, mas acabei cedendo) Então por hora to meio travado nesse jogo, e enquanto eu não bolar um jeito de jogar Kingdom Heart ou Final Fantasy 12, ou enquanto eu não criar coragem pra iniciar a franquia Tomb Raider... eu to parado. Mas logo farei mais análises (quem sabe sobre o mmo que to jogando)

      Bem, é isso sr Rafael.

      Excluir
    4. Quem ja jogou Megaman Zero? Muito dificil o 1,2 e 3 MDS O COISA RUIM!oque achei estranho foi que o quatro é tão facil meu irmão de 6 anos zerou 2 vezes e eu 5, agora o resto...Falicemos um milhão de vezes e até agora nao zeramo nenhum k...quando vi o titulo achei que explicaria melhor a origem dele...mas não resultou em teorias, Partes da historia etc...Mas ja joguei os outros Megaman porem sou distraido e não prestei muita atenção na historia...LoL -_-'

      Excluir
    5. Eu fiz uma análise sobre cada um dos jogos, incluindo a franquia Zero. Daí expliquei melhor e individualmente os jogos em suas respectivas franquias.

      O Zero 1 pra mim foi o mais tenso, principalmente a fase das bombas ninjas... aquilo não é de deus.

      Bem vindo Moha, e da uma olhada no blog, que tu encontra mais análises de MegaMan, incluindo os Zero do 1 ao 4. Essa aqui é só sobre o X2, dentro da franquia X.

      See yah.

      Excluir
  19. Shady, parabéns pela sua analogia ,é bom saber que ainda existem pessoas que curte mega man igual eu , sem palavras 👍 continue este belo trabalho .!

    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Feliz fico eu sr Kaaio por ter encontrado meu blog e ter compartilhado de minha visão sobre essa série. Adorei o fato de você ter curtido.

      Espero que lhe agrade igualmente com minhas demais analises e sr... seja muito bem vindo.

      Excluir
  20. Gostei do blog cara, muito legal mesmo eu curto bastante toda a saga megaman (mesmo nao curtindo muito á classica) e sempre fiquei meio confuso em relaçao há história e voce me ajudou a entender muita coisa continua com o magnifico trabalho.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vlw sr Natanael, e seja bem vindo.

      Fico feliz pacas por ajudar, e pelo meu trabalho ter servido bem rs.

      Agora, vou voltar a digitar sobre Kingdom Heart rs.

      Excluir
  21. Cara, passei uma hora lendo esses comentarios esplendorosos. Curti muito o blog, ainda não tenho opinião formada sobre o assunto, estou lendo aqui e em outras fontes, no entanto, verdade ou não, seu trabalho explana boas análises e uma teoria bastante coesiva! Parabéns hein!! To acompanhando..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sr Unknown, os comentários são uma extensão das análises rs... por isso eu sempre respondo, cada um deles. É legal ler eles pois as vezes, há duvidas partilhadas, que são respondidas. Até as rixas que nascem nos comentários são interessantes. Fica meio entediante quando perde-se o foco, mas sempre tem um comentário novo que traz ele de volta rs.

      Agradeço por acompanhar e espero que continue interessante.

      Flw sr

      Excluir
  22. Eu li sua análise, ela é boa! mas pelo que eu vi por ai e eu tenho bem certeza é que rock não é x e protoman não é zero, no desenho do megaman que passava no sbt eu acho, tem um episodio em que megaman x vem do futuro, ele vai pro tempo do megaman classico, e light descobre que ele constrói X, a teoria de que zero matou todos os personagens do clássico, aquele OVA "o dia de sigma", mostra o sigma quando era dos mavericks hunters e houve um boato de que alguém destruiu mais de 500 mavericks, esse era Zero. Sigma luta com Zero, sigma quebra o cristal da cabeça do Zero que é onde esta o virus Willy e passa pro sigma esse virus, assim zero ficou do bem sem o virus, e sigma ficou do mau. Sendo que o objetivo do Zero era destruir X. Seu texto ficou bom, parabéns!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vlw Sr Salathiel (porque te chamar de Gato seria tenso).

      Eu também acreditava nisso, até perceber que Sigma inventou "Day of Sigma". Isso fica claro do MMX4 pro X5, onde a máscara de Sigma cai. Desde o final de X2, ele planejava controlar Zero. Ele queria que Zero fosse seu fantoche, então ele implantou memórias falsas em Zero, e X acaba restaurando um Zero corrompido por Sigma. Mas, o interessante de Zero não era seu poder, e sim seu vinculo com X e a Maverick Hunters, afinal com a influencia certa, Sigma poderia reinar. Ele escolheu Zero como sua vítima e botou o plano em prática. No X4, Sigma revela todo seu passado com Zero, e diz que Zero era o vilão, e essa ideia é reforçada no OVA distribuido juntamente com o spin-off / remake da série, tal qual valida essa história. Porém essa mentira faz parte do enredo também, saber que Zero estava aos poucos sendo enganado e até mesmo acreditando no passado falso que Sigma contou, é o mais fod4 de toda a série. Pra tu ver, todos caíram na mentira de Sigma... mas se você procurar os fatos, os verdadeiros, perceberá que é tudo uma falseta de Sigma para controlar Zero (o que ele consegue, mas depois a máscara cai e Zero volta pro time certo em X6).

      Tudo que quis fazer foi compartilhar essa ideia e descoberta rs... E obrigado por ter curtido!

      (Agora, meu pc ta novo, vou postar Kingdom Hearts!)

      Excluir
    2. jeferson Vieira carneiro20 de novembro de 2015 às 22:40

      Você me ajudou muito ,OBRIGADO por arrumar a minha cabeça kkk

      Excluir
    3. Disponha sr Jeferson. E seja bem vindo!!!

      Excluir
  23. Shady, tenho a dizer q gostei muito da sua teoria, bastante coisa faz sentido, acredito q vc se esforçou bastante para chegar a sua conclusão, mais, eu ainda tenho minhas duvidas, vc se disponibiliza para responde-las? -- assim como vc sou muito fan da serie megaman x, e ja me perguntei muitas vezes sobre diversos acontecimentos que nao vieram a ser revelados, e eu tentava criar minha própria teoria sobre os personagens da serie...estarei visitando seu canal diariamente para ver se recebo alguma resposta

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hei sr G.M.G., bem vindo!

      Nem grila, no que eu puder ajudar, estou totalmente disposto. Eu não sou nenhum perito, sendo apenas mais um fan, mas eu realmente gosto de Mega Man, e também gosto dos meus leitores, será mais do que um prazer... será uma honra ao menos tentar te responder.

      E caso, por qualquer razão, eu me veja incapaz de lhe responder, farei pesquisas suficientes para ter algo sólido a apresentar. Esse é meu jeito rs.

      Novamente, seja bem vindo.

      Excluir
  24. Obrigado haha,
    Bem, uma das ideias q eu li nos cometários, foi a de que X na verdade e o próprio megaman clássico "melhorado"... ai vem a pergunta, pq VC acha que o dr.light apenas reconstruiria o megaman clássico, ao invés de criar o X desde o começo? já que em um episódio da serie de tv do megaman clássico, X volta no tempo, e diz ao dr light q o próprio doutor CONSTRUIU X... detalhe -- a serie de tv teve como roteirista o próprio Keiji Inafune (o criador de Megaman)
    Em parte, eu entendo q a serie de tv não possui nenhuma relação direta com o jogo megaman (pois no jogo de megaman "x1" em nenhum momento X volta no tempo, e isso tbm n mostrado em nenhum momento nos jogos de megaman clássico) porém, X ainda sim, nos traz com afirmação q Dr light o construiu... quero dizer q, tendo o roteirista como Keiji Inafune, será q isso não foi algo q ele realmente queria q acontece, q o X realmente fosse construído por Dr.light?

    O mesmo vale para Zero, pq vc acha q Zero foi montado a partir de Protoman e de Rush ao invés de ser construído desde o começo? Já que em um jogo chamado Megaman The Power Fighters 2 (spin off) no final, Dr Willy revela estar construindo um novo robô -- e nesse momento e possível ver Zero em uma das cenas...porém Protoman acaba com esse projeto de Dr Willy, explodindo uma máquina q estava próximo a eles.
    Eu tbm entendo q esse jogo não passa de um spin off, e não faz parte de trama original, só que, ele não faz parte pois seu estilo de gameplay e diferente, mais a sua história ainda poderia servir como uma teoria, como se a própria Capcom estivesse nos dando uma teoria...ou eu estou errado? -- se eu estiver, por favor, me corrija

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Então, emocional sr. Tipo, a adaptação de Rock para X ocorreu devido o emocional de seu criador. Rock era como um filho pra ele, e além disso era o trabalho mais incrível que ele já tinha feito. Diante a ameaça de ter sua obra prima desativada permanentemente ou até destruída, Light o "consertou" com o pseudônimo "X". Ele acreditava ser capaz de arrumar as falhas de sua obra, sem destruí-la. Isso é algo importante pois X tem uma forte carga emocional em si, logo no inicio de tudo, razão pela qual Light por exemplo lhe preparou as muitas e muitas Cápsulas de Upgrade. Mas entenda, Light realmente "construiu X", em cima do modelo Rock. Ele desenvolveu X no instante em que melhorou Rock. O próprio Rock deixou de existir pra isso, porém sua essência estava viva em sua evolução, o X.

      Então, sobre Zero partir de Proto e Rush, é dentro da teoria do "upgrade". Pensando que grandes criações não poderiam ser simplesmente deletadas da história, e se baseando na sempre presente teoria de Conservação de Massa, muito abordada em todos os jogos da franquia Mega Man. Se X é Rock, porque não Zero é Proto? Uma característica de Zero é justamente sua lealdade, que apesar de tudo, é o protocolo principal de Rush, e seu perfil é muito semelhante ao de Proto...

      Agora, sobre informações oficiais, não se deixe enganar, nenhum "criador" é dono de sua obra a partir do momento que envolve outras pessoas no desenvolvimento. As equipes mudam, os créditos mudam, e apesar de haverem nomes repetidos, não significa que eles sejam donos da verdade, e tudo que falam deve ser acatado. Sempre acredite apenas naquilo que é mostrado dentro do jogo, já produzido, ou naquilo que te faz entender o que já foi produzido, unindo tudo como um todo.

      É triste mas, até mesmo os grandes idealizadores perdem o controle no instante em que outras mentes participam de sua criação. Alias, algo que é feito por mais de um, pertence a todos. Posso até arriscar dizendo que se cada membro do elenco que produziu todos os jogos da franquia Mega Man feitos até hoje fosse entrevistado minunciosamente, várias falhas, divergencias, informações que não batem, furos, enfim, uma pá de informações equivocadas surgiriam. O fato de um deles (o diretor por exemplo) ter renome e direitos autorais acima dos demais, não faz dele melhor que ninguém. Digo isso pois, não jogo nem analiso qualquer jogo pensando no diretor, redator, produtor, sonoplasta, enfim, eu não to nem ai pra quem fez, agradeço, porém não dou a mínima, o que me importa é o jogo em si, a história já pronta e eternizada. Eu gosto de explorar as histórias, não a forma como elas nasceram.

      Se parar pra pensar, toda essa teorização em cima de mega man pode ser considerada fajuta e perda de tempo, uma vez que Mega Man é uma farsa. Tecnicamente falando, é apenas uma imitação de Astro Boy, com falhas durante a produção e adaptações visuais para os vídeo games da época... isso numa avaliação exclusivamente tecnica. Fato é, que essa cópia se transformou em algo incrível, graças a todo o trabalho desempenhado ao longo dos anos, por todos aqueles nomes nos créditos finais de cada jogo... sr, quem cria as vezes não sabe metade do que criou... principalmente quando é uma criação "por acidente".

      Sobre Spin-off... jogos feitos para lucrar mais em cima de nomes, sem precisar vincular as informações, respeitar e muito menos acrescentar. Até mesmo obras Canônicas podem ser totalmente irrelevantes (Star Wars...)

      Hehe... é isso sr, espero que tenha sido convincente em minhas respostas.

      Excluir
    2. Huum, entendo, foi sim convincente haha.
      Mais ainda sim, na sua teoria, se Megaman se tornou X e Protoman e Rush se toraram Zero...oq aconteceu com os demais robôs? como Auto, Beat, Tango, Eddie, Reggae, Treble e Bass?...detalhe - em Megaman X3 para ps2, durante a apresentação do Chefe Volt Catfish em forma de Anime, é possível ver Auto dentro de uma casa sozinho. Isso me fez pensar, que talvez, n só ele, mais outros robôs do Megaman clássico talvez estivessem "vivos", porém como simples robôs domésticos e não como um auxiliar de laboratório...oque vc acha?...q talvez seja apenas um easter egg? ou tem algo por traz disso?

      Excluir
    3. Bem, não creio que haja necessidade de estudar o destino de cada um dos robos da era do Rock, pois tecnicamente os principais eram Rock, Proto, Rush e Roll. Sobre o fim de Roll, foi o que provocou o destino de Rock. Pode ser que a humanidade tenha se voltado contra os robos, ou que eles tenham se tornado o que você disse, robôs domésticos ou até profissionalizados.

      Sei que os vilões morrem, os mocinhos vivem, só isso hehe;

      Excluir
  25. huuum, entendi..mais ja q vc tocou no assunto...oq causou o fim de Roll? --- Feliz Ano novo ae, haha.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Então, na minha teoria original, Roll apenas foi desativada. Mas recentemente (não tão recente, mas foi recente kkk) lançaram oficialmente Mega Man 10, em 16 bits para PS3, X360 e Wii. Eu joguei tanto o 9 quanto o 10, e me espantei com o que ocorreu: No 9, após ameaçar Willy de morte (violando completamente as 3 leis da robótica, adotadas na franquia) Rock é detido, porém demonstra estar revoltado e a um tris de matar o seu maior inimigo, ele sendo humano ou não, só o que faltava era um motivo forte suficiente pra irritar Rock. No 10, Willy espalhou uma doença chamada Roboenza, que ele também tinha um antidoto. Mas, mesmo com Rock ajudando, nada impede que Rock pegue a doença que só afetava robos, e Roll também. A coisa fica séria, quando Willy oferece somente 1 pilula do antidoto, forçando Rock a escolher entre ele ou sua "irmã". Pois bem, mesmo com a escolha obvia de salvar Roll, ela se recusa e diz que Rock precisa mais, afinal é ele quem luta. Sob a ameaça de perder Roll, Rock fica com sangue nos olhos e decide por um fim definitivo em Willy, ele vai, ele luta, ele vence... e no fim descobre algo ainda mais bizarro: Willy, o verdadeiro Willy, era um robô. (pois ele pega a roboenza, e pior, ele se recusa a assumir que é um robô, e depois ainda entrega toneladas de pilulas no hospital, anonimamente, demonstrando que ele não queria mais problemas) Pois é, Rock tinha vontade, e motivos, e agora tinha a liberdade pra fazer o que quiser com Willy, afinal ele era um robo.

      Ai vem a teoria: Se, algo mais sério ocorre com Roll, apenas SE, Rock entraria num estado de raiva incontrolável e não pensaria duas vezes, não de novo, não sabendo a verdade sobre Willy, e simplesmente faria com ele o que faz com todos os outros robos sem controle. Mas, a população não sabe que Willy é um robo, além dele já ter sido tratado como humano várias e várias vezes. Ele já apareceu na mídia, ele era um vilão famoso... e uma vez que Rock o matasse... a sociedade se dividiria em duas: Aquela que apoia a morte do vilão, e aquela que teme a ação do robô. Se um robo, não importa o quão heroico ele fosse, tem a capacidade de matar um ser humano, isso era ameaçador e apavorante.

      Resumindo, Roll morre por algo que Willy faz sem pensar, Rock se enfurece e vinga a morte dela, matando Willy. A população humana acompanha a sentença, provavelmente pela mídia (considerando que Willy gosta de fazer transmissões) e em sua última cartada, Willy condena Rock. A sociedade humana exige uma atitude de Light, não apenas um pronunciamento, mas algo que demonstre que as máquinas não são livres. Light não se vê com outra alternativa além de desativar Rock (por baixo dos panos, cria X) enquanto isso, Willy, o falecido Willy, acorda seu "backup" que se desenvolve como um vírus: Sigma.

      Basicamente é isso. A teoria parece forçada, mas ela foi escrita na tentativa de ligar a saga Rock com a saga X. ´

      Acha que faz sentido sr G.M.G???

      Excluir
    2. Então sigma sempre foi mal, ele apenas fingia ser bom na maverick hunter? Não foi o virus que estava em Zero que o corrompeu?

      Excluir
    3. Exato. Em Mega Man X4 ou X5 (quase certeza que é no X4, é no que o Sigma aparece como Morte) as ideias de Sigma são ativadas na cabeça de Zero, gerando até flashbacks. De inicio, tudo leva a crer que Sigma havia sido realmente infectado por Zero, ideia essa abordada e utilizada na produção do spin-off "MegaMan Maverick Hunter X" e no ova "Day of Sigma". Em ambos, a história de Sigma é credibilizada, e tudo é considerado real. Entretanto numa análise completa da franquia percebe-se que Zero havia sido enganado por Sigma, que queria controla-lo (o que ele consegue em X5 ou x6, é aquele em que Zero aparece infectado) Detalhe: Sigma sempre foi um manipulador.

      Excluir
  26. Mano, obrigado por explicar... continue assim que você vai muito longe :) antes quando eu era criança não ligava muito pra história apenas jogava, mas agora to voltando a jogar e você me ajudou muito... e você podia me explicar a história de megaman x4? Pois algumas coisas não ficaram claras pra mim :/ (sou meio lerdo) Mas cara... Obrigado de vdd <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tem analises no blog sobre todos os MegaMan X, do X1 ao X8, só dar uma fuçada, la em cima a direita eu deixei um link no menu pras analises sobre MegaMan. Só que, conforme fui avançando na franquia, fui aumentando e melhorando o conteúdo, e até apresentando minhas teorias.

      Excluir
  27. Mais uma duvida. Eu nao segui a série zero,apenas 'MM' 'X' ZX E ZXA, ja que por acontecimentos pessoais fiquei afastado dos jogos. Mas joguei apenas o zero 4. O Zero da série megaman zero é o mesmo Zero da série megaman X?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim. Existe uma teoria de que cada franquia de MegaMan leva consigo vestígios da anterior. Apesar do Zero não ser exatamente "O mesmo" ele é o mesmo. Como ser o mesmo sem ser o mesmo?! Isso é explicado ao longo dos 4 jogos da franquia Zero (eu fiz analises dos 4, com minhas ideias, interpretações e explicações).

      MegaMan tem o costume de usar algumas ideias filosóficas, como "Nada se cria, tudo se transforma". Na verdade Lavoisier teve grande influência na inspiração base dos jogos da franquia MegaMan, onde cada jogo é uma evolução e transformação do anterior. Isso é mostrado até mesmo dentro da própria saga, a X por exemplo: Sigma se transforma e aprimora a cada jogo. O inimigo sempre é ele, mas ele está adaptado, diferente e mais forte (as vezes fraco).

      Enfim, eu só não fiz análise de MegaMan Legend e ZXA, que juntos servirão para atestar minha teoria. Entretanto eu odeio o estilo de jogo do Legend, e pra piorar, o ZXA que eu tenho não to conseguindo fazer funcionar no emulador que escolhi. Jogar no próprio ds não seria viável pra mim, já que eu já conheço a história, só preciso das prints pra fazer a análise, mas infelizmente o DS não tira print (poxa, podia ser igual os smartfones, eles tiram fotos da tela, e isso é muito útil).

      Sr, resumidamente, o Zero que aparece na saga Zero é uma cópia do Zero da saga X. Seu designe é uma adaptação do seu corpo original... teve um leitor que deu uma ótima teoria pro novo designe, onde os personagens (X e Zero) eram modelos aprimorados com upgrades de Axl.

      De toda forma, sr, obrigado por ter achado o blog, e seja bem vindo!

      Excluir
  28. Rush se fundi com o Protoman, da onde isso, não diga de qual parte da historia que os jogos falam que você~e deduziu isso?????

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Heh, se tiver como e tiver paciência, leia as demais analises, em uma delas eu explico com mais clareza minha teoria. Do contrário, já adianto que é somente a visão de um fan, que ama e entende MegaMan. See yah sr Anônimo!

      Excluir
  29. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  30. a teoria do zero ser uma fusao do protoman e rush estah errrada.
    Pq uma fusão de um cachorro mecânico com um robô defeituoso( e protótipo) iria gerar o androide mais avançado de todos os tempos? Além do mais, em megaman e bass vemos o zero adormecido em uma capsula prestes a despertar e no final vemos o rush com o megaman. E essa teoria jah foi desmentida por keiji inafune.


    o que o johan falou é verdade, maverick hunter x nao é filler. O modo história do vile que é filler. E a luta entre zero e sigma de fato aconteceu. Tb nao havia como sigma implantar algo nele visto que foi cain que o reconstruiu.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bem vindo sr Elo... da... VAI VOCÊ! rs

      Então, é só uma teoria meramente interpretativa, se não lhe convenceu, desconsidere e siga em frente. Se te ofendeu de alguma forma, sinto muito, mas foi apenas o que eu mesmo interpretei.

      Em minha defesa, pra mim faz sentido, razão pela qual publiquei e compartilhei. Em resposta, digo que a fusão de Rush com Zero resultaria em algo semelhante com a fusão de Rush com Rock, com a vantagem de ser algo feito permanentemente e em laboratório, não no meio da batalha, como último recurso. Teria sido algo projetado, razão por ser tão excepcional.

      Verei o que você mencionou sobre Rock & Forte revelar a cápsula de Zero ao lado de Rush. Isso desbanca completamente minhas teorias, a menos que não faça sentido. (nesse ultimo caso, depende do contexto e de como isso implica no enredo, do contrário pode ser considerado spin-off ou cannon).

      Se Keiji Inafune já desmentiu minha teoria... eu fiquei meio por fora disso. Desculpe por minha falta de interesse em pesquisar sobre refutações a certa de teorias originais minhas.

      Sr, eu fiz uma análise sobre Maverick Hunter X justamente pra conhecer o outro lado, e ver com meus próprios olhos o que é ou não spin-off, e lamento informar mas até a história principal não se encaixa na geral. O mesmo vale pra Day of Sigma.

      Bem, obrigado por ler, obrigado por comentar, sinto se desagradei inclusive em minha resposta, e agradeço por sua presença.

      Seja bem vindo... e bem, curta sua leitura (se quiser kkk) as vezes ovê pode encontrar alguma interpretação ou teoria que lhe agrade, nunca se sabe ^^.

      Excluir
    2. Ah, desculpe pelo excesso de "com" e o erro no final, eu quis dizer "você" não "ovê". rs

      See yah!

      Excluir
    3. nao me ofendeu. Se vc posta uma teoria vc tb tem que aceitar as contradições.
      Sobre o vídeo eh esse daki

      https://www.youtube.com/watch?v=N-byDNFnfak

      Veja, a roll aparece com o rush e logo em seguida aparece o zero, jah construido em uma capsula, oq desmente essa teoria de que ele é uma fusao do rush com o

      Excluir
    4. Concordo, razão pela qual também me esforço tanto em explica-las, valida-las, compartilha-las e no fim, defende-las. Não são apenas ladainhas que inventei de uma hora pra outra, são analises e interpretações. que eu acredito e confio plenamente, principalmente pelas pesquisas que fiz in e offgame.

      Já houveram comentários que refutavam várias teorias minhas, inclusive sobre a origem de Zero. Todos os comentários referiam "Mega Man - The Power Battle 2" e o encerramento de Bass que mostrava Zero sendo feito. De fato, isso ocorre, porém...

      Esse jogo é um spin-off. Pensei em tentar jogar e analisar para por um fim nesses comentários que acreditam que só porque ocorreu uma animação, ela é real. Mas, haja saco pra perder tempo com um jogo de luta de Mega Man. No máximo, eu consigo jogar "Marvel Vs Capcom". Eu, particularmente, não gostei do gameplay nem da ideia dos jogos de luta de Mega Man.

      Eu aprendi sobre "Cannon" justamente com um comentário de uma garota, que mencionava sobre esse mesmo final. Pois bem, existem jogos, filmes, animações e por ai vai, que apesar de serem spin-off ou filler, trazem algumas informações pertinentes a trama principal, seja um detalhe, referencia, personagem, ideia ou revelação. Mas, apesar da animação ser interessante, ela não tem valor canônico, indiferente do que qualquer um quer veja a dita animação diga. Isso se deve ao fato de como essa mesma animação surge. Como mencionei. algumas coisas dependem de contexto.

      Peço que jogue MM Power Battle 2, e 1, e entenda a história. Você vai entender que não há nenhum valor real nessa animação.

      De toda forma, see yah!

      Excluir
    5. Correção: O nome do jogo é "Mega Man 2 - The Power Fighter"

      Excluir
  31. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  32. Fico me deleitando nestes comentários e olha... Sou teu fã Shady! Kkkkkkk'

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Os comentários são uma extensão da postagem, muito de mim vai neles também, opiniões, teorias, explicações... respostas... com o tempo fui evoluindo e aprendendo a ser mais respeitoso, mas geralmente me deixo levar.

      As vezes os leitores criticam, perguntam ou rebatem coisas que já foram ditas anteriormente, em outros comentários, por outros leitores, e nem todos se dão ao trabalho de continuar a leitura e até comentar, mas normalmente quando comentam é bem legal e instrutivo.

      Se tem que pegar os comentários em que eu fiquei com raivinha, esses são hilários.

      See yah sr.

      Excluir
    2. Ahhhhh, eu acho bem bacana! Tô adorando a saga do Megaman, meu herói favorito de infância, escrita por você. Admiro sua escrita e também o modo com o qual você responde os comentários kkkkkk'

      Até a próxima! ;)

      Excluir
    3. O mais legal é saber que tem gente que gosta tanto que não se cansa de conhecer cada vez mais... eu adoro isso! E enquanto eu puder digitar, eu digitarei!

      See yah sr G.

      Excluir
    4. Nossa, eu sempre gostei. Tava procurando os desenhos dele pra rever e mandei no Google "história do megaman" e pra onde eles me levaram? Acho que o melhor lugar que poderia kkkkk' ;)

      Excluir
    5. Heh, bom saber que o blog ta tão "facil" de achar. Mais legal é que muita gente legal ta encontrando e comentando, isso é muito bom, pois da até pra socializar um pouco. Fico feliz por ter gostado... isso é motivador pra caramba... pena que já acabaram os Mega Man das sagas que mais curto.

      Excluir
  33. Respostas
    1. Vou atualizar os posts e por os links no final das análises. Na época que comecei a digitar não achei que chegaria a terminar... ou que iria tão longe.

      Valeu pelo toque sr Gustavo... legal saber que ta curtindo a leitura!

      Excluir
    2. ...Ou que teria tanta gente curtindo pakas o teu trabalho! hehehe'

      Excluir
    3. Exatamente, eu nem imaginava... vai ser uma trabalheira adicionar os links em cada uma das postagens mas vale a pena rs. Bem, obrigado Sr G., se ta marcando bastante presença no blog. To feliz por estar gostando tanto.

      See yah!

      Excluir
    4. O trabalho quando é recompensado é bom demais! :D

      Tô sim, tá nos favoritos tem tempo kkkkk'

      Excluir
    5. Bem, eu to animado por um leitor como o sr ter encontrado meu blog. Isso que é sorte!

      Excluir
  34. Ei shady. Li seus postes e gostei muito cara. Mas tem uma coisa que discordei de vc. A questao do zero ser o proto. Ja vi que muita gente te falo isso e vc tem varios motivos pra acreditar nisso mas tem uma prova do contrario. Um jogo do megaman acho que o nome e megaman power batle 2. No final willy diz que twm projetos de um novo robo e mostra uma imagem do corpo de zero do x2 ( vc sabe o corpo dele volta diferente do x1). Tem ate teoria que o corpo que ele usa no x1 e uma versao incompleta e é completada por sigma no x2 por qie sigma recebe os planos do corpo original de zero de willy que deixou uma especie de memoria dele mesmo no virus do zero( o cara e pior que barata nn morre nunca kkk). Eu nn critico por mal so falo por que sou muito fan da serie. E entao o que vc acha?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hei sr Hikaro, bem vindo.

      Vejamos... muita gente que viu minha teoria discordou e eu até que comecei a cogitar a hipótese de possivelmente estar aparentemente nem que apenas um pouquinho errado (rs) então, eu joguei e analisei ambos os Power. A melhor forma de matar a contra teoria era estudando a partir da raiz... e sabe o que percebi?! O que comentaram e divulgaram a partir desse final considerado "Cânone" por fans, é pura precipitação, pois o jogo em si não tem o menor valor cânone.

      Tudo que fizeram foi desenhar algo, muito mal desenhado, e colocar em um dos muitos finais alternativos, sem qualquer gancho com a história verdadeira. Nada nos jogos de lutinha pra arcade de MegaMan tem ou faz qualquer conexão com a franquia, qualquer franquia. O desenho em si, que mostra sim Wily e Proto aparentemente ao lado de Zero, é algo tão válido quanto os desenhos feitos no Pinterest: Parecem até reais... mas não são.

      Como fan, eu acho até meio ofensivo considerar Power Battle ou Power Fighter como parte oficial ou cânone da franquia Mega Man, pois nenhum dos jogos merece tal consideração. Sério... eu joguei, eu analisei... e foi uma tortura.

      Em resumo: O jogo é bonito visualmente, mas é porco em jogabilidade e principalmente, em enredo. Se é que aquilo tem qualquer enredo.

      Hei sr... eu respondi o comentário abaixo primeiro... mas preciso me pronunciar referente a sua frase: Rs...

      See yah sr Hikaro... e seja muito bem vindo ao blog.

      Excluir
    2. Ah é, esqueci de colocar o link pro post sobre os Battle:

      http://divulgantemorte.blogspot.com.br/2016/04/analisemorte-mega-man-power-battle-e.html

      Não sei se o link vai funcionar se você clicar nele, mas se não funfar, escreve la na barra de pesquisa "Battle" que tu acha... ou clica no menu à direita em "AnáliseMorte: MegaMan" que tu também acessa uma página com todos os posts sobre MegaMan.

      Quando eu tiver um tempo vou tentar arrumar o esquema dos links e comentários. Eu acabei alterando o layout pra evitar "cópia e cola" porque um site tava plagiando as postagens sem nem divulgar meu blog... fiquei super bravo e fiz um bloqueio na cópia, que causou um efeito colateral nos links dos comentários e até no lápis de edição. Triste... vou arrumar... mas só quando eu tiver bastante paciência pra não acabar matando o blog.

      Enfim, sr Hikaro, vlw!

      Excluir
  35. Bem nn sei se vc vai responder ne. Pois fais um booom tempo desde o ultimo comentario mas sabe como e ... deu vontade fazer eu fis kkkkk(plagio. Foi mal nao resiste)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu sempre respondo. É o mínimo que devo fazer... é uma das formas de mostrar que ainda to vivo e manter o blog ativo. Como os textos começaram a ficar um pouco grandes de mais, eles também demoram mais... então a melhor forma de manter o blog atualizado é assim.

      Além disso... eu adoro comentar e responder. Como eu digo: Os comentários são uma expansão da postagem.

      Bem vindo sr Hikaro.

      Excluir
  36. Obrigado shady. Bem acho que so saberemos se vc esta certo sobre o zero quando lançarem um jogo qie conecta a saga zero e a saga x. Nn me lava a mal cara gostei e acho que todas as suas teorias fazem sentido. Mas a do zero ser o proto e rush fundido nn consigo concordar cara. Acho que ele e uma criaçao pura do willy mesmo. Fas mais sentido ate pra historia. O vilao que nunca conseguio criar um robo melhor que a criaçao do dr. Light megaman quando finalmente consegue e um robo que ele proprio nn consegue controlar e por isso o coloca ele numa capsula o que pelas reviravoltas do destino coloca zero para trabalhar ao lado de x a ultima criaçao de dr. Light. O que fas a historia tebga aquela coisa do "meu pai e um vilao mas nn seguirei os seus passo" e "vc e meu filho deve ficar ao meu lado" do lado de signa que e influenciado por dr willy ppr traz dos planos. Embora ainda nn tebha certeza de como. Provavelmente pelo virus. Bem pelo menos essa e mais ou menos a forma que aconteceo livres pra discorda quem quiser

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah sr, esse "se" me apavora. Até então, os jogos lançados casaram com minha teoria (afinal teorizei baseado neles) mas... um único jogo Oficial (e decente) pode derrubar ou erguer minhas teorias. É assustador kkk.

      Eu mantenho minha visão sobre o corpo de Zero, mas eu entendo e respeito outras teorias. Afinal, nada é certo, são somente teorias. O legal é compartilhar rs.

      Sobre Wily... ele sempre será um fracassado ao meu ver. Ele chegou a criar um robô mais forte e melhor que Rock, Bass, mas o mesmo tinha a falha de ter "vida curta". Uma teoria que eu tenho, mas jamais publiquei, é que Bass tinha prazo de validade e o mesmo expirou justamente pelo material usado nele. Wily não era tão bondoso quanto Light, mas era tão genial quanto. O esquema dele mesmo ter se transformado em um robô, por exemplo, deixa claro que tanto a mente dele quanto de Light pensavam parecido (Light cria uma AI baseada nele).

      Alias... a AI de Light foi um dos fatores que me fez crer que Zero é uma produção dele, baseada numa criação dele e de Wily... pois em um dos jogos (agora não me lembro mas já cheguei a falar disso em um dos posts) a AI se comunica com Zero de forma pessoal de mais.

      Mas, sua visão faz sentido sim, e é até legal de pensar nas possibilidades. A rivalidade e união de X e Zero fica bem mais significativa dessa forma.

      Excluir
  37. Ae sobre o comentario acima coloquei que ele colocou zero na capsula por nn conseguir controlalo por que a teoria de zero matar todo mundo da saga original ja foi desmentido pelo proprio keije inaufane(nn fasso a minima ideia se escrevi o nome dele certo) entao sobra poucas opçoes que façam sentido. Ai na hora coloquei aquilo mas eu tenho uma teoria propria . De que willy sabia sobre x e sabia que ele seria sobre os planos para criar x de dr light e sabia que nenhum robo daquela epoca poderia superalo e entao inicia o projeto de zero antes mesmo da criaçao de zero antes mesmo de loght começar a criar. E mais willy tambem decide dar livre arbitrio a zero como light a x. Porem ele nn fas essa parye tao bem como light. Na criaçao de zero ele usa o metal raro qie ele descobrio o bassanium(mas uma vez nn sei se o ne ta certo) o metal rocho no cristal de seu elmo onde as suas diretrizes e o virus que devia aumentar o seu poder e violencia estavam para ser ativado se necessario. Porem graças a esse virus zero nn consegue se controlar e willy poe ele na capsula para sair somente quando esse problema fosse corrigido porem isso nn acontece e ele acaba brigando maos sigma ss. O que fas muito sentido ele recebe o viros de zero e zero ganha conteole sobre si. Depois que ele morre suas partes sao recolhidas por sigma que sob as ordens de willy que vive como um virus(nn sei como ele fas isso tbm) fas atualizaçoes no corpo de zero o que permite ele absorver o virus sem enlouquecer mas indo pro lado negro da força. Como aconteceo no x5. Quanto a willy acho que no final da treta dele com mega man ele mata proto que provavelmente tava bisbilhotando o laboratorio dele e tenta avisar megaman mas e morto antes e mega fica furioso e vai atras de willy querendo vingança e saber o que proto queria dizer a ele no meio disso tbm mata roll o que deixa mega puto da vida e no fim mega man feri willy mortalmente porem antes de morrer willy que eatava transmitindo tudo solta uma rizada e diz que e isso o que os trabalhos de light ppdem fazer que se acham tao importantes que podem quebrar as leis da robotica e depois da um fim asi e tenta levar mega com ele ativando um sistema de auto destruiçao. Mega consegue sair mas esta muoto avariado e pra completar a sociedade esta contra ele e dr light. Light se oferece paea consertar mega mas ele recusa e diz: meu trabalho foi finalizado dessa vez willy morreo porem ele deixou um robo extrenamente poderoso em algum lugar(zero).... eu estou cansado dr em minha vida destruir muito daqueles de minha especie e agr vou me juntar a eles... o trabalho de cuidar daquele robo e continuar o meu trabalho deixo para meu irmao... pobre x ainda nem eata pronto e seu irmao ja esta de dando trabalho.... dr ... adeus. E assim morre mega man. Wily tbm morre e se mantem como um virus no zero adomercido feliz pois co seguio destruir o npme de light que perde a confiança das pessoas e é perseguido tendo que trabalhar isolado do resto do mundo para terminar x o que esplica sua saude tao ruim naquele video(nn lembro se e um flashbake ou filer) em que ele conversa com x e esta sempre tossindo. Ele termina x e o coloca pra dormir . E trabalha o resto de seus abos em capsulas com projetos para ajudar x em sua vida ja que ele nn estaria la pra ele. E isso teoria minha so precisa acreditar qiem quiser. Caramva isso ficou enorme kkkk. Foj mal ai me empouguei.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cool!

      Eu tenho minha própria visão sobre o corpo de zero, a atualização, a origem de X, o final de Wily, a vida e morte de Light, o surgimento de Sigma e etc... mas adorei sua visão sr.

      Tipo... muito bom! Posso não concordar mas preciso admitir que faz muito sentido. Se eu já não tivesse teorizado e criado uma perspectiva, com toda certeza escolheria a sua perspectiva como inspiração, pois ficou interessante e esbanja paixão (da pra ver que o sr adora, como eu, a franquia megaman).

      Enfim, só tenho a agradecer sr Hikaro, pois apesar de nossas ideias divergirem bastante em certos pontos, compartilhamos elas! E isso é ótimo. Se eu estiver errado, espero que o sr esteja certo.

      See yah.

      Excluir
  38. Meus deus, quanta bosta... Zero feito a partir de protoman e rush??? Tu fica inventando coisa e alega ser oficial, se toca cara, tu tá propagando um monte de teorias e afirmando que é real, para que tá feio.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi sr Evandro...

      Antes de tudo: Valeu por ter lido e seja bem vindo ao blog... mas...

      Bem, eu não me recordo de ter alegado, em nenhum de meus textos, que as informações são oficiais (tirando as vezes que realmente são, e normalmente eu evito falar de coisas oficiais). Mas, se pareceu pura bobagem... ignore.

      Não obrigo ninguém a acreditar no que digo ou escrevo, e deixo bem claro que é a forma como eu vejo, como eu interpreto. Apesar disso, sim, eu defendo minhas teorias como verdades, pois pra mim fazem total sentido. Mas, se algo pareceu idiota, bobo, mal pensado, mal interpretado, feio, ignore e siga em frente. Te garanto que, por mais imbecil que meu texto possa ter parecido pro sr, tem gente que gosta, tem gente que concorda e até se identifica. Da mesma forma que tem gente que discorda, critica, menospreza, mas na boa... insultar é um tanto quanto exagero.

      Ainda assim, apesar de estar sim meio chateado por ver minhas palavras comparadas a bosta... eu te entendo sr. E bem, lamento por ter lhe incomodado, e agradeço por ter lido.

      Ao menos o sr gastou um pouco do seu tempo lendo isso...

      Sobre "propagar um monte de teorias"... essa é a ideia e eu não enxergo isso como um erro ou uma coisa feia... na verdade só tô compartilhando aquilo que eu interpretei. Seja real ou não, seja duvidoso ou convincente, cabe aos jogadores e leitores decidirem o que lhes convém ou não.

      Mas repito, se não curtiu, nem grila, é normal... ignore.

      É isso... obrigado e desculpe.

      Excluir
  39. Olá amigo, sou Eduardo, prazer, cara como fã de Megaman/Megaman X tenho que dizer que esse texto que você escreveu esta errado, e aproveitando a ocasião gostaria de contribuir com algumas informações e com o meu conhecimento sobre a série, primeiro, Protoman foi criado por Dr. Light e não por Dr. Wily, ele foi sua primeira criação dentro do universo da robótica, foi feito de inicio para testes militares e também para ser seu assistente de laboratório, se você reparar "Proto" vem da palavra protótipo, podemos dizer que Protoman foi o robô que deu origem a todos os outros robôs, inclusive, Protoman deu origem a Megaman, pois são do mesmo tipo, por isso são chamados de irmãos, Protoman era extremamente ágil e poderoso, mais até que o próprio Megaman, inclusive possui um ataque especial chamado Big Bang Strike e pode destruir tudo que esta pela frente, porém o problema é que ele possuía um defeito em seu gerador de energia, Dr. Light queria conserta-lo, porém Protoman possuía uma personalidade muito forte, humana e rebelde, acreditava que se fosse consertado deixaria de ser ele mesmo, seria só um robô que deu errado e que foi substituído por outra peça, então ele fugiu e passou a agir por conta própria, passou por algumas semanas como um justiceiro ajudando as pessoas nas ruas contra criminosos até que um dia quando se refugiava em uma floresta, sua energia foi se enfraquecendo por conta do defeito em seu gerador e ele simplesmente apagou, ficou desativado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hei sr Eduardo, seja bem vindo, e obrigado pelos comentários...

      Bem, primeiramente, concordo com parte do que o sr disse, na verdade o início faz parte do que acredito e sei que é fato, pois Proto foi realmente feito por Wily, as motivações conferem, o defeito também, a ligação com Rock (e o esquema do nome "Blues", isso é realmente oficial?! Jurava que era fan-made, e o nome dele era "Proto" mesmo, pelo menos isso que encontrei nos jogos... mas até faz sentido rs). Wily restaurou parcialmente Proto, sim, isso é uma verdade também, um fato alias. Mas o esquema dele ser um "justiceiro free-lancer" é um exagero deturbado, com base em suas aparições em MM. Dentro dos jogos, isso pode ser interpretado de uma forma ligeiramente diferente, onde o lado "traira" dele faz parte de sua eterna batalha contra sua própria indole.

      Excluir
  40. (Eduardo aqui, só continuando...)Depois de muito tempo, no período do Megaman 3, alguns dos robôs mestres do Dr. Wily o encontraram e o levaram até ele, Wily o reenergizou e o reativou, e sua energia iria durar por muito tempo, porém não consertou o defeito, Wily, malandro como sempre, mentiu dizendo que havia consertado para não ter de dar algo de graça a Protoman caso o mesmo se recusasse a ajuda-lo a destruir Megaman, eis que Protoman (até então chamado por todos de Blues, seu nome verdadeiro) passou a utilizar um capacete que cobria seu rosto e usar o disfarce de Break Man, Protoman possuía certa raiva de Megaman por estar ocupando o lugar que deveria ser destinado a ele no laboratório de Light então aceitou a proposta de Wily para destruí-lo e o agradeceu por tê-lo reenergizado, foi ai que Protoman enfrentou pela primeira vez seu irmão, Megaman, em ambas as lutas que os 2 tiveram, Protoman deu a maior surra em Megaman, porém o lado humano de Protoman fazia com que ele hesitasse em puxar o último gatilho, pois além de serem "irmãos" sabia que se fizesse isso, iria trazer tristeza a Dr. Light e era justamente o contrario daquilo que ele queria fazer, no fundo queria ser o motivo de orgulho e felicidade de Dr. Light, então era assim, Protoman aparecia, dava uma surra em Megaman e depois se arrependia e ia embora, básicamente isso, mas em muitas vezes o salvava também e o livrava de problemas, como da vez em que resgatou Megaman do castelo de Dr. Wily que estava prestes a ser destruido entre tantas outras vezes, por isso muitos brincavam e diziam "Protoman, amigo ou inimigo?" pois algumas vezes ele ferrava o Meagaman e em outras o ajudava, como seu irmão mais velho, porém a resposta todos já sabem, Protoman não é um inimigo...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Como mencionei na outra resposta, o esquema da teoria sobre as razões de Proto não ta errado, muito menos certo. Isso é questão de opinião e passível de interpretação, visto que em momento algum suas razões são detalhadas, e nas partes em que ocorrem os indícios, tanto a minha teoria quanto a sua fazem sentido. Depende apenas da interpretação geral. Varia de fan pra fan.

      Eu, realmente acredito no Proto ter se reabilitado por contato com Rock e observações. Creio que ele era um agente duplo, não só pelo tema em si ta na moda na época do jogo, como também fazer sentido junto a minha teoria geral.

      Excluir
  41. (continuando aqui)...Já Zero foi criado por Dr. Wily muito tempo depois com o único objetivo de destruir Megaman (da série clássica, não o X), Zero é extremamente poderoso, na minha opinião, o personagem mais poderoso de toda a série, além de isso ser praticamente comprovado nos jogos, há outros indicios que nos remetem a isso, (pode ser coincidencia também) mas repare que 0 é uma unidade indivisivel, ou seja é impossivel dividi-lo, diminui-lo, elimina-lo, etc, agora repare, Zero ressucita 2 vezes, uma vez em X2, outra em X6, como se cada vez que tentassem destruí-lo ele voltasse mais forte, ou como algo que é impossivel de ser destruido, coincidencia não? o numeral 0 também nos remete a ideia de infinito, levando a crer que seu poder é ilimitado, pois a quantidade de zeros em um numeral é infinita, ex: 5 quintilhões, 4 sextilhõe e etc, por ai vai, outra coincidencia não? enfim, a história e que Zero possuía um vírus que o deixava extremamente violento e incontrolável, não se sabe ao certo qual foi o fim dos personagens da série clássica, Megaman, Roll, Bass, etc etc, sabemos que Protoman possuía um defeito em seu gerador e a causa de sua morte pode ser explicada devido a isso, Dr. Light provavelmente morreu de velhice e doença (como há indícios claros em Megaman Maverick Hunter X do PSP, ah e não, o jogo não é um Spin Off como você alega na resposta que deu a um rapaz nos comentários MMHX é um remake, ou seja é uma cópia perfeita do original porém com gráficos melhorados e história explicada com mais detalhes, tudo o que acontece em MMHX, acontece no MMX original, inclusive mesmo no ponto de vista do Vile, a história acaba do mesmo jeito e acontecem as mesmas coisas, você pode ver que ele é derrotado sim, porém dá uma surra em X, e eu acredito nisso pois Vile é badass e um dos Mavericks mais poderosos junto à Sigma) mas voltando ao que eu estava dizendo, não se sabe exatamente o fim dos personagens da série clássica, mas o mais provável que tenha acontecido e há muitos rumores disso é que Zero conseguiu atingir seu objetivo e destruiu Megaman, Roll, Rush, Duo, e até mesmo Bass, Dr. Wily e seus robôs mestres, pois como falei, Zero além de muito poderoso era extremamente violento e incontrolavel, podemos ver isso nas cutscenes de Megaman X4 quando ele recorda de partes de seu passado, e acredito que na época da série clássica não havia nenhum robô do calibre de Zero ou que pudesse para-lo e depois disso, de alguma forma não explicada ainda alguém conseguiu desativa-lo e aprisiona-lo na capsula, entende agora? Zero, Rush e Protoman não tem nada a ver, são personagens distintos, o que tem de semelhança é apenas a cor, espero ter contribuído com alguma informação ou ter esclarecido algo, não vou te criticar ou xingar como outros fizeram porque sei que sua intenção foi boa e que você também é fã Megaman, enfim, é isso cara, abraços, é nois o/ (tive de comentar em 3 partes pois ficou muito grande, enfim kkkkkkkk)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Essa vai ser complicada e sr, já começo pedindo desculpas...

      O esquema do Zero ou 0, faz muito sentido, até um certo ponto. Sejamos realistas: Conecta-lo a Proto faz mais sentido do que se basear em suas ressurreições, pois da mesma forma que 0 significa nulo, também significa inicio, partida, ponto de começo, original... e também, protótipo. Em correção: Zero não simboliza infinito... a ideia do infinito deriva da repetição, não da quantidade. Um elevado número de zeros significa continuidade, não repetição, e da mesma forma que um Zero pode demarcar o inicio de algo, ele também serve como fim.

      MegaMan de PSP é desconsiderável e sim, é um spin-off (muito ofensivo ao meu ver, eu desprezo esse jogo). Digo isso porque não só joguei, como analisei, e vi a fundo que de "remake" ele não tem absolutamente nada, já que tenta usar elementos de jogos da segunda metade da franquia X e liga-los forçadamente com uma primeira metade reconstruída irregularmente. Nenhum elemento nele apresentado é válido, logo, é spin-off da franquia. Se fosse "Remake", teria reiniciado a franquia partindo da ideia, não na tentativa de conectar e responder coisas de jogos já existentes. Se fosse "Reboot" iria reiniciar a franquia desconsiderando qualquer ideia da série, no máximo reaproveitando conceitos e nomes. Eu entendo o suficiente pra saber diferenciar, e apesar de meio extremista, eu não considero algo que não faz parte da franquia, como parte da franquia. Logo: Spin-off. Ele não imita nem respeita nada da franquia original, muito menos do X original. A história não foi "explicada", foi "conturbada" e muita coisa foi relaxadamente alterada, pra fazer mais sentido diante a segunda metade (X4, X5, X6, X7 e X8), e ignorando totalmente elementos e ideias da primeira metade (X1, X2 e X3). Eu repito: Eu joguei, de todas as formas possíveis, e revisei o jogo, analisei a fundo e compreendi a ideia dele, por isso confirmo com certeza que ao menos nesse sentido, estou em plenas faculdades mentais rs... Alias os finais de MMHX são diferentes, beeem diferentes. Nem mesmo como cânon ele vale, mas o esquema de Light ter partido por velhice é mostrado e confirmado em X6, justamente com a interação de Zero e ele.

      É dai que tirei minha absurda ideia de que ele e Zero já se conheceram, pois Light não só o chama pelo nome, como também fala de seu físico perfeito e ilimitado e reconhece isso. Alias, Zero também recebe partes das X-Weapons, usando um código de acesso que até então, só X deveria ter... se ele foi criado por Wily, isso não teria a menor explicação.

      Excluir
    2. Bem, eu tenho minha teoria de como os robôs da franquia clássica terminaram e com o lançamento de MM9 e MM10 eu só aumentei ainda mais minhas expectativas e confiança no que teorizei:

      Rock mata Wily, por ele ter matado Roll, e isso revolta a humanidade que assiste o assassinato, forçando Light a tomar uma atitude contra a máquina que conseguiu burlar as leis da robótica.

      Digo isso antes mesmo de MM10 sair, mas com os eventos de 10, eu tenho até como provar que isso ocorreria: Rock fica furioso só pelo fato de Roll ter pego a roboênza, imagina se Wily a ferisse ou matasse!? E também, com Wily na verdade sendo um robô que finge ser humano, o que seguraria Rock?! Absolutamente nada. As leis não afetariam Rock, e seu senso de justiça o faria matar Wily como vilão e robô. Mas aos olhos da humanidade, que tanto assiste as lutas e também as video-conferências de Wily, o velho cientista é humano. Logo, já viu né!?

      Só ai já respondo, de forma lícita e racional, o fim da franquia Clássica e o inicio da X, pois vemos a morte de Roll (-1), o fim de Rock (que é desativado por pressão popular, -2), o fim de Wily (morto como humano, mas como ele era robô e já tinha posto em prática a transição mental, ele viveria como um programa, que se corromperia futuramente... -3). Daí, vem a segunda parte da teoria: Light velho, precisava de alguém pra monitorar Rock atualizado, pois ele não o destrói, afinal ele o amava (like AstroBoy) e então, ele desenvolveu um novo modelo para Rock, como X, mantendo tudo que o garoto tinha de especial, mas com uma nova identidade, uma nova cara, que seria desativada só depois da morte de Light pra não chamar a atenção nem atrair suspeitas. Porém, ele precisava de alguém leal, e alguém forte... a fusão de Rush e Proto, por mais absurda que pareça, seria a criação ideal às pressas pra proteger e guiar "X" no novo mundo. Sem Light, Zero teria essa função.

      Essa segunda parte da teoria é absurda sim, mas faz sentido se você observar detalhes como os mostrados em Mega Man 8, e a polimerização entre Mega e Rush (foi inclusive daí que veio o estopim kkk). Bobagem, é... talvez... mas não há nada que prove o contrário, pois com uma fusão de ambos, Proto estaria curado e Rush estaria morto (-2). A franquia clássica termina, a X começa. Sabemos que Dr. C ta vivo no X (diferente do que relataram em MMHX) então, os demais robôs permaneceriam ativos de qualquer forma.

      Excluir
  42. obs: ah e todas as informações que passei são da Capcom, da história oficial do jogo e dos quadrinhos oficiais de Megaman, e inclusive coisas do mangá, as únicas informações das quais não há certeza é sobre como foi o fim dos personagens da série clássica e a comparação do numeral 0 com o personagem Zero remetendo isso à sua força, disso não tenho certeza,pode ser só uma coincidência mesmo, não há nenhuma confirmação de quem é mais forte ou mais fraco de acordo com as lutas travadas nos jogos, pois as cutscenes sempre nos mostram ter acabado em empate, em X5 por exemplo, porém sempre achei Zero muito mais poderoso, isso é minha opinião.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sr Eduardo, eu tenho o costume de desconsiderar informações extra-oficiais ou mawhas, hqs, animes, filmes, ovas, livros e novels, pois vejo isso como uma forma muito fraca e fácil de se promover ideias sem se dar ao trabalho de desenvolve-las da forma correta. Mídias diferentes são produzidas de formas diferentes e inclusive, possuem influências diferentes. Jogos são feitos com equipes enormes e muito variadas, e eles não se resumem a uma única ideia original ou a um elemento isolado. Eles são o resultado de uma mistureba malucona de ideias que no fim, dão vida a algo plenamente original. Não é justo pegar apenas um dos membros (ou uma parcela) da equipe que junta produziu um game e credita-lo, com direito de escuta-lo acima inclusive do que esta presente dentro da obra já pronta. Isso é, no mínimo, vago de mais. Pense comigo: É como pegar um bolo, reparti-lo, dividir com centenas de pessoas em uma festa de casamento e depois, pegar o cara que cultivou o açúcar do bolo, o cara que ajudou no transporte, o cara que preparou o bolo, o cara que fez o vestido da noiva, e perguntar o quão importante foi aquele casamento para os pais do noivo. Entende como é algo um pouquinho complexo de mais pra se limitar tanto assim? Por isso, eu costumo ignorar o que ta fora dos jogos (se não faz sentido, pelo menos pra mim) e me focar naquilo que eu mesmo observo. Isso não me torna melhor nem mais verossímil que ninguém... mas perto da galera citada... eu seria como o convidado, que não só estive presente na festa, como vi o vestido, vi o casal, comi do bolo, dancei com a noiva (quase chifrei o noivo) e no fim, bem, eu saberia descrever o quão isso foi importante pros pais do noivo, pois eu tava só de olho na noiv... digo... na festa!

      Sr... eu adorei seus comentário. Desculpe se de alguma forma pareci ignorante é que, eu enxergo os jogos de uma forma muito individualista... e as vezes escrevo assim. Mas fico feliz por ter entendido qual foi meu propósito com isso tudo.

      Enfim, sr Eduardo, seja bem vindo e sr, tamo junto!

      Excluir
  43. Opa, tudo bem, sou eu novamente, Eduardo, então cara, irei responder cada ponto que você colocou mas provavelmente a resposta ficara enorme então vou dividir em mais de 1 comentário, se você for responder, se possível, responda tudo só na última parte pois acredito que assim fica melhor para que as pessoas que visitam seu blog possam entender, ah e se for possível primeiro leia tudo antes de responder, bom, vamos lá, em relação ao Protoman ele foi criado pelo Dr. Light sim, se você procurar as informações, tanto da Capcom quanto de diversas fontes, tanto sites sobre games, enciclopédias virtuais ou mesmo sites que falam sobre a série eles vão falar a mesma coisa que estou dizendo, o que se sabe é que de início Blues (Protoman) era apenas um robô assistente assim como Rock (Megaman era) Dr. Light não queria que suas criações fossem feitas para destruir algo, ele transformou Protoman em uma máquina de guerra contra a própria vontade, apenas por pressão do governo em querer uma nova espécie de soldado/arma, algo mais ou menos semelhante aconteceu a Rock (Megaman) que a princípio era um assistente de laboratório junto da sua irmã Roll, mas quando Dr. Willy roubou suas criações e as usou para o mal, Rock se dispôs a ser transformado em um robô de batalha para impedir os planos de Dr. Willy, de início Dr. Light não concordou mas ao ver a bondade e senso de justiça de Rock, fez o que lhe pediu o transformando em Megaman, com relação ao nome Blues, isso se deve ao fato que o criador da franquia Megaman, Keiji Inafune era muito fã de Rock/Heavy Metal, podemos perceber isso até pelas trilhas sonoras dos jogos, então no Japão nosso amiguinho azul foi chamado de Rockman, se Protoman é o irmão mais velho, o que veio antes do Rock foi o Blues e por essa razão Protoman é chamado de Blues no Japão, o fato de ele se tornar um justiceiro não foi deturpado, isso realmente ocorreu, ele não saiu por ai caçando pessoas pra ajudar mas viu algumas pessoas em perigo na sua jornada solitária e as salvou, mas isso só aconteceu algumas vezes então não sei se podemos realmente chama-lo de justiceiro, acho que não usei a palavra certa (por falar nisso, o Protoman não lembra um pouco o grande Sayaman do Dragon Ball Z?? kkkkkkkkk).
    Em relação a comparação que eu fiz entre o numeral 0 e o personagem Zero para atribuir a sua capacidade de poder ilimitado, eu não disse especificamente que 0 simboliza infinito, o que eu queria dizer é que a quantidade de zeros em um numeral pode ser infinita quando colocados à sua direita (ou até mesmo a esquerda também, mas isso não serve para a comparação que estou fazendo agora) talvez não tenha me expressado bem, por exemplo 200000 ou 200000000000000000000000, percebe? A quantidade de Zeros ou de casas que ele ocupa pode se estender ao infinito, ou seja, a capacidade de Zero é ilimitada, poderia ser outro número também, mas todas as casas dão início a partir do 0, isso foi só uma suposição que me pareceu curiosa, não estou dizendo que isso tenha uma ligação verdadeira.

    ResponderExcluir
  44. Em relação ao Megaman Maverick Hunter X ser ou não ser remake, cara, ele é SIM um remake quer você concorde ou não, não há muito o que discutir, e isso você pode conferir em diversas fontes, que por sinal são confiáveis, e a própria Capcom diz que é um remake, é o mesmo jogo, a mesma história porém com melhorias e novidades, e se eles mesmos que são os criadores do jogo estão dizendo isso, quem sou eu pra dizer que não é? Além disso o jogo foi desenvolvido pelo próprio Keiji Inafune, criador da franquia Megaman, Aqui vai o link de alguns sites confiáveis e que dizem que é sim um remake, eu não estou com muita paciência mas se você procurar vai achar mais fontes que confirmam o que eu falei:
    http://megaman.wikia.com/wiki/Mega_Man_Maverick_Hunter_X
    https://www.gamefaqs.com/psp/929705-mega-man-maverick-hunter-x
    http://www.ign.com/games/mega-man-x/psp-770343
    Estou dizendo isso não apenas pela correção das informações mas também porque tenho um PSP e tenho o MMHX em UMD aqui em casa e eu o zerei inúmeras e incontáveis vezes e sei que ele é um remake, cara, eu jogo Megaman desde os meus 6 anos de idade e conheço os jogos e suas histórias de cabo a rabo, como se fossem a palma da minha mão, principalmente em se tratando da série clássica e da série X das quais já zerei todos os jogos, e esse é um assunto que eu posso discutir com a maior propriedade com quem quer que seja, mas enfim, voltando ao que eu estava dizendo, as mudanças presentes em MMHX são muito sutis, o jogo é muito legal e divertido, única coisa que pode ter causado um pouco de confusão na história foi o Vile Mode, mas eu vou explicar o porquê disso ter ocorrido posteriormente, há sim algumas mudanças mas elas são sutis e não alteram o rumo final da história, vou explicar todas elas, começarei pelas mudanças na parte visual (design dos personagens), essas mudanças são bem sutis, quase imperceptíveis para alguns, e embora existam, não fazem com que os personagens percam sua identidade, no caso, os Mavericks tiveram algumas pequenas mudanças em seu visual, inclusive Vile no lugar de ter o símbolo de Sigma no capacete, agora tem uma letra V, as animações são muito bem feitas e cheias de vida, com uma riqueza de cores muito grande, os traços caminham em direção ao que seria o X8, mas estão bem longe de serem iguais ao X8, no X8 os personagens são mais magrelos, há alguns riscos/divisões nas armaduras que as marcam e que até então não existiam nos jogos anteriores. os traços do desenho são muito finos, os rostos dos personagens são mais delicados, enfim, estão longe de ser a mesma coisa, MMHX é muito melhor na minha opinião, quanto a parte da história, a diferença é que no começo quando você joga com X, X é derrotado, Zero o salva e Vile foge, já quando você joga com Vile, Zero Salva X e depois evacua o local, mas independentemente de quem foge ou não, isso não muda a história, o foco principal do momento é  Zero salva X, essa é a mensagem da cena e não altera em nada o resultado final dos acontecimentos, pronto acabou, logicamente que o ponto de vista da história original é o de X, mas vamos tomar como exemplo um jogo como Street Fighter, a história central gira em torno de Ryu e Ken, porém eles não são os únicos personagens selecionáveis, você pode escolher Bison por exemplo e ver como seria a história se caso ele tivesse conseguido conquistar seu objetivo, mas isso não significa que o final de Bison seja o final verdadeiro da história e que o final do jogo tenha sido aquele, até mesmo porque se fosse assim não existiriam outros jogos de Street Fighter, entende o que quero dizer? Vile tem muitos fãs (incluindo eu) e a intenção da Capcom era fazer com que esses fãs tivessem a experiência de poder jogar com o antagonista da história, mostrando sua visão sobre as coisas

    ResponderExcluir
  45. quando você joga com Vile, ele se volta contra os Mavericks de Sigma e os derrota, isso pode ter acontecido e pode não ser uma história paralela, imagine que depois de serem derrotados por Vile, os Mavericks (os 8 bosses) tenham sido resgatados pelos agentes Mavericks e sejam reconstruídos, voltando a vida e voltando as suas respectivas bases e então só ai posteriormente enfrentariam X, é algo difícil de acontecer? Claro que é, mas não é impossível se você levar em conta que outros personagens que foram destruídos voltaram a vida através dos agentes Mavericks (que por sinal são muito astutos acredito eu), o próprio Vile foi resgatado por eles e posteriormente aparece em Megaman X3, eu sei que os acontecimentos do jogo parecem ser muito rápidos, mas isso se deve à necessidade de o jogo ser dinâmico e não se tornar cansativo para quem joga, imagine que na vida real esses acontecimentos provavelmente demorariam muito mais para se realizarem, e imagine que X e Zero tenham demorado um pouco para localizarem as bases dos Mavericks, além disso não sabemos as tecnologias e os métodos que eles utilizam para reviver um Reploid, mas certamente devem ser muito avançados e muito rápidos, então teria dado tempo disso tudo acontecer, mas ainda que fosse uma história paralela (que apesar de alguns acreditarem ser difícil, poderia sim ocorrer) mesmo que Vile tivesse destruído definitivamente os 8 Mavericks, isso não tiraria o grande mérito de X e Zero em terem localizado a base de Sigma, terem destruído vários Mechaniloids e ainda derrotarem Vile, sim sabemos que após Vile ter derrotado os 8 Mavericks ele invade a fortaleza de Sigma, mas antes que pudesse enfrentar Sigma acaba encontrando com X e Zero, a diferença aqui é que do ponto de vista de quando jogamos com Vile ele enfrenta X e Zero ao mesmo tempo, e isso se deve ao fato de Vile não estar pilotando sua ride armor, pois se estivesse a usando, Zero tentaria se sacrificar para destruí-la, uma das minhas hipóteses para isso não ter acontecido é que Vile estava armado até os dentes por ter adicionado os poderes dos 8 Mavericks ao seu arsenal de armas, e como ele é orgulhoso e arrogante pra caramba, deve ter dito: “Tenho poder o suficiente! Não necessito de uma ride armor agora, irei destruí-los com minhas próprias mãos hahahahah!!” no final Vile dá uma surra em X e Zero, e quando está prestes a destruir X, Zero mais uma vez comete um ato heroico o segurando pela perna enquanto X prepara um tiro carregado, derrotando assim Vile, viu só? Mesmo que na versão de Vile as coisas não tenham acontecido exatamente da mesma forma da história de X, a mensagem importante ali foi a mesma  o ato de bravura de Zero, e ainda que na versão de Vile, o final dos acontecimentos não foi alterado, com Vile sendo destruído apesar de ter espancado X, e Zero mais uma vez se sacrificando em nome da justiça, e posterior a isso, provavelmente X derrotando Sigma, você pode observar que mesmo que algumas coisas não tenham acontecido da mesma forma de quando você joga com X, o final foi o mesmo, enfim, sabemos que Zero já estava bastante danificado por conta da batalha e com a explosão do tiro que acertou Vile, o mais óbvio é que Zero não deve ter resistido e seu corpo deve ter sido despedaçado (posteriormente voltara a vida em X2) Megaman, apesar de ter sobrevivido também estava muito fraco e provavelmente se teleportou para a base hunter para ser reparado e posteriormente voltou para a fortaleza para enfrentar Sigma, assim o derrotando.

    ResponderExcluir
  46. Agora quando jogamos com X, todos os acontecimentos de MMHX também aconteceram em Megaman X original de SNES, veja bem, TODOS, desde Zero salvando Megaman, Zero se sacrificando para derrotar Vile, X enfrentando os inimigos e derrotando Sigma, X no final do jogo aparecendo em um penhasco avistando a paisagem, X dirigindo sua moto, cena que viria a fazer aparição em Megaman X2, enfim, as mudanças são muito mínimas, o jogo foi feito com todo o cuidado e respeito aos fãs da série, todos os acontecimentos são fiéis ao primeiro jogo, porém com algumas adições e explicações da história que antes não estavam claras, enfim, eu e muita gente o considera uma verdadeira obra prima, as únicas coisas que ficaram um pouco vagas na história de MMHX é que a luta entre Zero e Sigma não foi mostrada, então vemos um Sigma fingindo estar lutando pela justiça e logo depois vemos um Sigma cruel e traindo a todos os Hunters, mas até ai ok, pois como se trata de um remake já sabemos que essa luta que fez Sigma passar para o lado do mal será revelada em Megaman X4, outra coisa que causou um pouco de confusão e que vi algumas pessoas falarem é sobre a suposta morte de Dr. Cain, mas isso está errado, em primeiro lugar, só porque a cidade explodiu isso não quer dizer que ele tenha sido morto, em nenhum momento houve menção a isso, e em nenhum momento o corpo dele foi mostrado se despedaçando, não há nada que diz que ele morreu, podem ter ocorrido inúmeras coisas que fizessem com que ele ainda tenha sobrevivido, algum Reploid com poderes telecinéticos como o Cyber Peacock por exemplo pode o ter salvo e o teleportado para outro local, poderia haver algum esconderijo subterrâneo no laboratório, ele pode ter ficado gravemente ferido mas sobreviveu tendo algumas partes do corpo robotizadas, enfim, aquela cena foi mais para criar suspense e mostrar o quão mau Sigma se tornou, a ponto de destruir uma cidade inteira para conseguir atingir seus interesses e mostrar seu poder.

    ResponderExcluir
  47. Outra coisa, não quer dizer que porque existem quadrinhos, mangás, e outros tipos de entretenimento em diferentes mídias referente ao jogo que estes não sejam oficiais, ou que não tenham nenhum compromisso com a verdade e autenticidade da série, ou que não tenha nenhuma ligação com a mesma, da mesma forma que o jogo possui uma grande equipe de produção, os outros meios de entretenimento também possuem e nem por isso devem ser desmerecidos e considerados como “extra-oficiais”, e o criador pode muito bem ter supervisionado algo, agora, acho meio contraditório você querer vir falar de informações oficiais, sendo que o tempo todo você se baseia em teorias e não nos fatos que aconteceram realmente nos jogos, vindo dizer que Zero foi construído com partes de Protoman e Rush, o que todos sabem que não é verdade e que não há nenhuma prova concreta disso, inclusive não foi só eu que veio dizer a você que essas informações estão erradas aqui nos comentários e que não há nenhuma prova disso, aliás, se você reparar em Megaman 2: The Power Fighters de Arcade no qual a história se passa próxima ao arco de Megaman 7, vai ver que quando zera o jogo com Bass, o Dr. Wily irá mencionar Zero e irá mostrar a capsula dele, alegando que é a criação mais poderosa que já fez e Protoman ainda estava presente nesse jogo e vivinho da Silva, isso quer dizer que Protoman e Zero não tem nenhuma ligação, enfim, você vindo dizer que Protoman foi criado por Dr. Willy sendo que todo fã de Megaman sabe que Dr. Light o criou e não há o que contestar isso está em todo lugar, tudo bem é normal alguém se enganar com alguma informação, não vou te crucificar por isso, você tem o direito de expressar aquilo que acredita, o problema é você continuar insistindo no mesmo erro e espalhar coisas que não são verdadeiras, sabe por que muita gente não compreende direito a história de Megaman? Porque o que mais tem por ai é gente criando teorias e dispersando inverdades, isso faz com que as pessoas fiquem confusas e não entendam direito a história da série, não estou dizendo que você está proibido de ter sua própria interpretação e visão sobre o jogo, mas sim que se isso não for feito com cuidado, pode acabar confundindo muita gente, principalmente os leigos.

    ResponderExcluir
  48. Agora vou fazer uma recomendação de fã para fã, e tenho certeza que irá gostar, recomendo que você veja as HQs de Megaman (série clássica) feitas pela Archie Comics com a aprovação e supervisão da Capcom, cara as histórias são muito fiéis aos jogos, praticamente tudo o que acontece nas HQs acontece nos jogos, há alguns acréscimos de alguns personagens nessas HQs mas que não afetam em quase nada o enredo e o desenvolvimento da história original, a única diferença é que há a adição de Time Man e Oil Man de Megaman Powered Up, e há também uma robô mulher que aparece em um ou outro episódio chamada Quake Woman, ela é criação de uma cientista que é amiga do Dr. Light, também há a adição de uma organização terrorista chamada de “lanças de esmeralda” da qual acreditam que todos os robôs são uma ameaça para a humanidade e devem ser destruídos, se não me engano me lembro vagamente deles serem mencionados em algum jogo da série clássica, não me recordo agora, mas eles só aparecem em um ou outro episódio também e a inclusão eles não atrapalha o desenvolvimento da história, cara os desenhistas são muito bons e as HQs são recheadas de cor, muito bonitas mesmo, só tem uma ou outra edição em que trocaram os desenhistas, mas mesmo assim recomendo, ah esqueci de falar, essas HQs tem alguns Cross Overs com as HQs de Sonic The Hedgehog e Megaman X, mas quando o Cross Over está prestes a iniciar, eles dão um jeito de dar uma pausa na história original mas depois que o Cross Over acaba, a história volta a tomar o rumo certo, as histórias contém acontecimentos que seguiram de Megaman, Megaman 2, Megaman 3 e Super Rockman Adventures, essas HQs fizeram muito sucesso lá fora, não é atoa que duraram mais de 2 anos, mas infelizmente a 1 ano mais ou menos acabaram parando de produzir, a história acabou no arco de Megaman 3 se não me engano, tem um blog chamado sonictales que disponibiliza todos os quadrinhos de Sonic e Megaman traduzidos em português para baixar, recomendo fortemente essas HQs a você, espero que goste, bom, é isso ai, já falei demais, abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sr Eduardo...

      A origem do Protoman eu to ligado que é essa. Custo só em acreditar que seu nome é Blues, pois não vi nem se quer referências in-game.

      Sobre essas informações extras, são detalhadas de mais e acredito que são apenas argumentos extra-oficiais. Costumo desconsidrar isso... mas a lógica do Inafune faz sentido pacas. Eu realmente acho crível um nome tipo "Blues" para Proto... apesar de concordar que poderia ser "Punk"... se bem que ele tem cara de "Blues" mesmo. Enfim, eu desconhecia dessa teoria nominal, mas é válida. Mas permanecerei chamando o cara de Proto, porque eu nunca o vi sem sua armadura, então nunca conheci de fato o Blues. Eu sou frescurento kkk.

      Obs.: Um pouco? Proto e Sayaman são praticamente idênticos exceto pela cor. Acho que o Akira se inspirou na mesma fonte do Keiji.

      Sobre os 0, eu entendi, eu que quis retrucar por frescura kkk. Grila não, eu concordo com a comparação de poder do Zero com seu irônico nome. O cara é indeterminadamente fortão mesmo...

      Sobre Mega Man Maverick Hunters... questão de opinião, ao meu ver, é um spin-off descarado e de remake ou reboot não tem absolutamente nada, tornado-o uma fracassada tentativa de lucrar em cima da franquia sem embasamentos coerentes. Quem somos nós pra contradizer uma empresa capitalista? Somos seus pagantes e os jogadores! Nós temos mais direito de avalia-los do que eles próprios. O que vale mais: Uma sinopse ou uma crítica? A palavra da produtora e de seus envolvidos jamais terão mais valor que a palavra de seus críticos e clientes, que estão envolvidos apenas com o produto, não com a grana, com o merchandise, com os lucros. Mais uma metáfora malukovisk: Temos um cozinheiro, ele prepara um sanduíche de mandioca com aspargo, quento, soja e mírtilos. Fica uma bost4, e ele serve pra um vegetariano que assim afirma. Entretanto, o cozinheiro fazia parte do Master Chef e ele acaba ganhando o programa por criatividade, e por agradar o paladar dos jurados. Agora me diz, quem ta certo? O Cozinheiro, o Cliente ou os Jurados? Detalhe: O sanduíche é uma bost4 mesmo.

      Excluir
    2. Eu não falo dos jogos apenas por falar, eu realmente joguei e analisei:

      http://divulgantemorte.blogspot.com.br/2015/01/analisemorte-mega-man-maverick-hunter-x.html

      E olha sobre o jogo que o Keiji mesmo fez:

      http://divulgantemorte.blogspot.com.br/2016/07/analisemorte-mighty-no-9-tudo-que-eu.html

      Ambos um cocô, na minha opinião de fan e jogador. A Capcom também declarou outras asneiras como DmC ser um reboot, e nem por isso ela deixou de estar errada. Infelizmente no mundo dos games isso é normal, mas repito: A palavra de um fan, jogador, investidor e crítico tem maior valor que a produtora. Eu não concordo só por ser a produtora ou o diretor. Concordo se faz sentido, e na maioria das vezes não faz (mas não é birra, é sensatez).

      O que escrevi sobre DmC:

      http://divulgantemorte.blogspot.com.br/2014/11/analisemorte-devil-may-cry-entenda-o.html

      Hm, sobre o gameplay de Vile suas interferências... sr, eu concordo contigo, e faz sentido. Mas na prática isso não ocorreu. Na verdade, a Capcom te mo péssimo hábito de ter boas ideias e destruí-las na prática. MM não é SF, e a profundidade narrativa se faz sobressalente. Não há razão alguma pra considerar uma história paralela e ponderar... mesmo isso fazendo sentido, diante a história original do jogo, acrescentar uma segunda rota sem ligação é errado e prejudicial pra toda a franquia. A Capcom errou em X6 por causa disso, mesmo assim eu considerei pois vi la potencial, o que não foi o mesmo com MMHX e a porcaria do Day of Sigma. Concordo plenamente que a arte foi incrível, mas não tem valor algum (pelo menos ao meu ver) e pra mim, equivale as animações de X4. Pelo que eu joguei de MMHX, eu reconheço as melhoras, reconheço os gráficos, a música, a arte, o jogo é bom, mas não é um MegaMan da franquia real, e por não se encaixar em nenhuma franquia, ele vale como Spin-off. Se, MMHX existisse sem as animações, sem os furos inventados no roteiro, e sem as ligações com as animações, daria sim pra considera-lo. Mas infelizmente ele é um jogo conjunto, e ele se completa pela animação presente nele, o que deturba seu enredo drasticamente em comparação ao original. Esse detalhe ferrou com o jogo, mesmo sendo algo lindo, bem pensado, foi mal executado. Se considerar isso, automaticamente você desconsidera o original, pois nos pequenos detalhes, as coisas mudam... acha justo isso? Eu, particularmente, não concordo em pegar um jogo original, somar e modificar coisas, e substitui-lo. Pois o original foi que deu vida a franquia e nele estão presentes todas as informações raízes pra história completa. Explica-lo através de um jogo, sim, reconstruí-lo com intenção de substituí-lo, não. MMHX não qualifica como reboot pois sua tentativa de reiniciar a franquia é coligada à própria franquia. Ele desconsidera os jogos iniciais e caminha pros finais, o que é algo irregular (ou substitui tudo, ou não faz sentido substituir). Remake é um tipo de melhora do original. RE Remake por exemplo, melhora os gráficos, melhora a jogabilidade, mas não afeta o enredo (drasticamente). Em resumo: Se melhorou, mas mudou os diálogos, as sequências e adicionou eventos que contradizem o que é visto no original, isso é uma tentativa de reboot não remake. Já que não se qualifica como reboot, e não faz jus a tentativa de remake, pra mim (pra mim) não tem valor. Mas é um bom jogo (apesar de eu odiá-lo, eu gostei sim), só não o considero (mas mesmo assim, fiz analise).

      Seus argumentos sobre os dois enredos não mudarem em absolutamente nada a franquia, mantendo o mesmo final, foram lindos. Parabéns.

      Excluir
    3. O problema ta no fato de ignorar os detalhes do gameplay. Existem duas formas de se analisar um jogo: Observando seu gameplay e observando suas CGs. As animações de MMHX são uma arte a parte, não valem como parte do jogo, parecem mais ter sido adicionadas posteriormente. Mas o gameplay é totalmente ignorado se for considerar as explicações das animações e do novo roteiro do jogo. Sim, faz sentido visto pelo seu ângulo, e sim, você explicou bem. Mas a necessidade de explicar e teorizar em cima do que deveria ser uma explicação por si só, é uma adição que a franquia não precisa (repare que boa parte do seu argumento foi uma bela explicação teórica, mas não deixou de ser teórica. Não há indicios de grande passagem de tempo, nem se quer referências a isso, e pelo gameplay, o jogo é o mesmo pra ambos os personagens, nem mesmo os cenários recebem alteração, o que no fim, faz da resposta uma nova questão). Em resumo sr, eu concordo que a ordem dos fatores não mudando os resultados em MMHX, mas infelizmente pra que isso ocorra é obrigatório adicionar funções de correção. Tipo: X+X=22, logo, "X" equivale a 11. Essa é a fórmula original. Em MMHX temos X+V=22, não sendo possível X=V, então pra fórmula ficar correta ou o valor de X muda do original, ou o sistema precisa mudar, tipo X+Y(+1)=22, logo, 11+10(+1)=22. Eu to enferrujado com fórmulas, perdão se eu errei a bagaça toda... mas deu pra entender onde quero chegar? Pra teoria fazer sentido é preciso mudar o original, e se muda o original completamente (10+12=22, mas assim o X da primeira fórmula tem um valor diferente da segunda) só é possível adicionando novos numerais (ou criando uam fórmula nova, o que de qualquer forma muda toda a situação). Tudo isso ´tão complexo que torna questionável tal adição, afinal: Pra que criar mais dúvidas?

      Bem, o X mudou na nova versão. Podem ser mudanças mínimas, mas diálogos são tudo que a narrativa original tem pra explicar os eventos de forma mais detalhada, e isso foi mudado. X=11 é um número, X=10 é outro. Foi uma mudança mínima (-1 só) mas mudou o número, o que muda a fórmula, o que muda o jogo. Se não tivesse adicionado diálogos com o propósito de explicar os jogos futuros, não o jogo em si. Se nã otivessem conectado à "DLC" do Vile, se não tivesse mudado pequenas coisas que tem grande impacto no original, reconheço que seria um remake perfeito (e deveriam ter respeitado o original à esse ponto, mas não foi o que fizeram).

      A luta de Sigma em X4, a grande revelação, dentro do que eu intepretei é falsa, e o fato de MMHX tentar insinua-la vai contra o enredo mostrado ao longo da série. É uma interpretação profunda, e por ser interpretação é desconsiderável também... mas apenas se eu considerasse o MMHX, algo que não faço. Outra razão pra minha "teimosia" é justamente isso. Eu estaria aceitando as explicações vagas da Capcom, e ignorando minha própria interpretação. Isso é algo que não faria a menos que fosse imprescindível (o lançamento de um novo capítulo ou de um remake que não mudasse o enredo de forma tendenciosa, ou ao menos explicasse dignamente).

      A morte de Cain é certa, a única forma dele sobreviver seria imitando Wily. A explosão foi central e atingiu Cain de primeira, não foi mostrado seu corpo ou destroços por ser um jogo com faixa etária definida... Mas sim, se não foi mostrado, ele pode ter escapado. Obs.: Os reploides telecinéticos usam o mapa a seu favor. Eles usam portais gerados pelo mapa, não por eles mesmos, e eles não desafiam a física completamente. Todos precisam de fatores externos, e acredito que explicar a fuga de Dr C através de um preparo desse tipo seria bem exagerado.

      Excluir
    4. MM Power Battle:

      http://divulgantemorte.blogspot.com.br/2016/04/analisemorte-mega-man-power-battle-e.html

      Veja, eu não to simplesmente inventando coisas, eu considero tudo o que vejo nos jogos. Ao longo de meus textos busco explicar isso detalhadamente e apresentar minhas fontes de forma fotografada. Apesar de, infelizmente, nem todos concordarem comigo, ao menos me dou ao trabalho de buscar originalidade e imparcialidade. Eu não me levo por trabalhos externos, e na boa, insisto pra que não façam o mesmo. Tipo... outras mídias também passam por produção e afins, mas é diferente. O processo é diferente, o resultado também, e não é justo considerar equivalente. Eu, por exemplo, escrevo artigos amadores teóricos. Nem por isso, considero meu trabalho com peso equivalente ao de livros, hqs, ou se quer matérias investigativas. Infelizmente, não posso nem devo discutir quando há opiniões formadas... e sim, eu posso estar errado, eu posso estar mentindo e dispersando falsos fatos... porém até a data de hoje não foram apresentados fatos que me desmentissem. Citar fontes externas quando eu mesmo digo que não as considerei, vai contra o critério que eu mesmo utilizei então, não tem valor contra-argumentativo. Se você pegar o jogo original, na parte em que citei a tal fonte, e onde baseei minha teoria, e contra-argumentar, eu não posso questiona-lo pois você ta usando e se baseando nos meus próprios critérios. Caso contrário, fica fácil me contradizer, o que não necessariamente me fará concordar. Em parte alguma do jogo foi citado que Rush e Proto se fundiram, e isso é uma teoria, que eu criei e considerei real (pra mim). Mas não há parte alguma nos jogos que diz o contrário, que diz que eles não se fundiram, que diz que Rush foi destruído ou que Zero nasceu do 0. (Sem spin-offs, pois veja bem, tenho critérios). Eu analisei cada episódio individualmente, logo, considerarei argumentos dentro de cada episódio individualmente. Caso contrário, caso não haja necessidade de debater por desconsideração total, tudo bem, nem grila.

      Por fim, repito que concordo contigo, aceito suas palavras e cara, muita coisa que você disse é válida, mas também vários dos argumentos são repetitivos e semelhantes aos de outros comentários, e sim, é uma massa contra uma unidade, mas o intuito da teoria era justamente esse: Contradizer e originalizar expondo minha própria interpretação, uma que difere da massa. Eu já esperava que muitos me questionariam e ignorariam e bem, eu entendo. Mas não me considero errado, nem mentiroso, pois sou apenas um mero teórico, e pra mim, as teorias fazem sentido. Se algum outro jogador ver meus argumentos e se convencer pelas ideias neles apresentados, isso não significa que estou contaminando os outros, mas que estou influenciando com minhas próprias ideias. Não significa que eles não possam jogar, e criar suas próprias ideias. Os jogos são abertos a isso... cada um com sua visão, perspectiva e opinião. Alias, apesar de terem pessoas que concordam comigo, eu não ousaria chama-los de leigos, pois seria o mesmo que ME autodenominar leigo, e eu sei que não sou isso... tanto que minhas fontes e teorias originais foram as mesmas da massa. Eu apenas segui por outro caminho por perceber o quão eram falhas. Eu que percebi isso, não foi alguém que me disse ou me conduziu, eu mesmo resolvi reinterpretar e me surpreendi pois isso foi possível. Eu não sei me explicar melhor sr... me desculpe.

      Enfim, eu tenho uma opinião formada que não mudarei. Mas eu admito que faz sentido oque o sr falou, e bem, concordo contigo.

      Excluir
    5. Agradeço novamente sua leitura, e vou seguir seus conselhos. Não tenho nada a perder ao buscar por mais interpretações.

      Se não for pedir muito, eu adoraria que o sr lesse meus textos sobre MMHX, MMBattle e DmC. Neles eu explico melhor meu modelo teórico e exponho meus argumentos.

      Estamos em constante evolução.

      See yah.

      Excluir
  49. Então cara, sou eu novamente, Eduardo, outra vez a resposta ficara muito grande e terei de dividi-la, mas segue o mesmo esquema da outra resposta, se você for me responder, leia tudo primeiro e depois responda no ultimo comentário, acho que assim fica melhor pra quem tá vendo, pois bem... não é teoria não, o nome de Protoman no Japão é Blues, lá eles o chamam assim, na Europa e nas Américas que o nome dele é Protoman, eu também prefiro muito mais chama-lo de Protoman mesmo, ah e inclusive já existe um personagem de Megaman chamado Punk, ele aparece pela primeira vez em Megaman 3 para Game Boy, com o Protoman não sei se combinaria muito, ele precisaria ter um moicano hahahah.
    Quanto ao MMHX não creio que seja questão de opinião pois os próprios criadores do jogo o classificam como remake, mas se você quiser continuar acreditando que é spin off, é algo que fica a critério seu, ai sim é uma opinião, só que ao formular um texto explique para os leitores “olha pessoal, isso aqui é minha opinião e embora não tenha acontecido assim ou não tenha provas disso, acredito que tenha acontecido dessa maneira ou que a história ficaria muito melhor se tivesse acontecido assim” não há nada de errado nisso, só que informe seus leitores que isso é uma opinião sua e não uma verdade, ah e não existe empresa que não queira lucrar, todos querem lucrar, e não há nada de errado nisso desde que o seu negócio seja um negócio honesto, daí você diz “ foi uma fracassada tentativa de lucrar” Bom, pode até ser que o jogo não tenha explodido em vendas, mas isso não o torna ruim, não são muitas pessoas que possuem um PSP, no Brasil principalmente, muita gente ainda prefere os consoles de mesa no lugar dos portáteis, mas os portáteis vêm crescendo muito ultimamente e se popularizando cada vez mais, contradizer uma empresa capitalista? a “empresa capitalista” é responsável por criar o jogo, diga-se de passagem, também é responsável por gerar emprego para milhares de pessoas, e eles tem os direitos sobre a franquia e tem o direito de fazer o que bem quiserem com o jogo, quer eu concorde ou não com eles, se eu sou o criador de alguma coisa, claro que vou querer agradar ao público, mas acima de tudo, eu vou querer criar do meu jeito, independente de as pessoas gostarem ou não, a decisão é minha, posso até receber críticas e sugestões numa boa, mas cabe só a mim decidir o que quero fazer com a minha franquia, entende? Eu não sou ninguém para chegar no Keiji Inafune e dizer, “Sou um fã mimado e só porque não gostei da história que você vem planejando a anos quero que você a mude só para me agradar” cara, vai me desculpar, mas isso não tem cabimento, você dar sugestões é uma coisa, já querer impor o seu ponto de vista acima do ponto de vista da própria pessoa que levou anos e anos para desenvolver aquela ideia já é demais.

    ResponderExcluir
  50. Quanto à sua pergunta, “O que vale mais uma sinopse ou uma crítica? ” te respondo, fica muito difícil precisar essa resposta de uma maneira tão simplista, uma sinopse é um breve resumo de uma obra, um resumo de toda a produção e sua mensagem, certamente, embora não pareça, há muito trabalho por trás disso, sendo que nem sempre todos conseguem comunicar com exatidão a sua ideia, já uma crítica, pode vir de qualquer pessoa, desde um especialista no assunto até uma revista, jornal, blog, uma pessoa comum na rua, mas vale lembrar que nem sempre essas críticas refletem a opinião da maioria, inclusive elas podem ser manipuladas também, ainda que essas críticas sejam a opinião da maioria, como falei, é errado você querer impor a sua opinião pessoal acima da opinião dos donos da ideia, você até pode fazer críticas e sugestões, mas cabe somente a eles decidirem se vão aderir a crítica ou não, claro que quando você contraria a opinião da maioria isso tem suas consequências, as vendas vão diminuir, mas os criadores tem direito de dizer foda-se para as consequências se quiserem, mesmo que eu não concorde com a atitude deles, a velha história de “o cliente tem sempre razão” vai somente até certo ponto, quando se trata de um produto que envolve conforto, saúde, segurança e bem estar dos clientes, ai sim o cliente tem razão, agora quando se trata de uma obra, literária, de ficção e etc, o autor, os donos da ideia, tem a liberdade e o direito de fazerem o que bem quiserem, quer eu goste ou não disso, eu entendi perfeitamente sua “teoria malukovski” em relação ao sanduíche, oras, você perguntou quem esta certo ou errado? Eu te digo que ninguém está certo ou errado, o sanduíche foi invenção do cozinheiro, os jurados aprovaram, se o cliente não gostou é só não comprar ou não fazer a receita, não tem certo ou errado.
    Eu acredito que você não fala por falar, dá pra ver que você gosta da série, eu já havia visto a sua análise de MMHX e acredito que você tenha tido trabalho ao fazê-la, inclusive achei perfeita a da descrição do jogo de como ele é, ora, eu não disse em nenhum momento que pelo fato de o Keiji Inafune ser o criador do jogo ele não possa fazer um jogo ruim, realmente Mighty N°9 é bem ruim (minha opinião) , quanto ao DmC não posso falar porque eu não joguei, mas esse está longe de ser o caso de MMHX, seu texto não foi todo ruim, você só peca no momento em que diz que a história é um spin off, que Day of Sigma é uma porcaria, que não faz parte do canon e etc, isso ai eu tenho que discordar plenamente de você.

    ResponderExcluir
  51. Sobre o Vile e suas interferências, você diz “isso não ocorreu na prática” eu te digo, como você sabe que não ocorreu? Primeiro, não tem como saber isso pois a própria Capcom deixou isso vago, e como eles dizem que é um remake, resolveram deixar isso subentendido, por ter jogado Megaman X de SNES a gente não precisa de muito esforço para saber o que acontece, mas isso foi um erro deles sim, concordo, pois a intenção seria explicar melhor a história e qualquer mínimo buraco nela e já surgem pessoas dizendo que não é verdadeira, que é spin off e blah blah blah, eles deveriam ter pensado nisso, como falei, mas como eles lançaram o jogo como um remake, então a gente subentende que as partes da história que não foram mostradas acontecem do mesmo jeito que em Megaman X de SNES, concordo que a Capcom muitas vezes tem boas ideias e depois dão pra trás, é o caso de Megaman Legends 3 (na minha opinião), que parecia ser um jogo promissor para a série Legends, e todos os fãs estavam querendo uma continuação, mas eles não deram continuidade ao projeto.

    ResponderExcluir
  52. Cara, o Vile Mode é como se fosse um extra do jogo, eu já havia falado antes, se você não gosta beleza, o verdadeiro remake mesmo é quando você joga com X, os caras só quiseram trazer a experiência aos fãs de poder jogar com o antagonista, claro que Megaman não é Street Fighter, e que a narrativa em Megaman se sobressai, eu só quis dar um exemplo, ainda que seja um jogo de luta, também possui uma história, um enredo, um final, e qual é a razão de não escolher uma história paralela e não ponderar se ela não interfere nos acontecimentos finais e importantes do jogo? Aliás, nem considero tanto como paralela, é a mesma história só que mostrando o que poderia (ou o que possivelmente aconteceu, talvez não exatamente da mesma forma mas algo muito semelhante, eu realmente acredito que antes de ser derrotado, Vile deu uma surra em X, algumas coisas não dá pra falar pois eles mesmos deixam elementos vagos) enfim, é aquilo que poderia ter acontecido com Vile, ainda assim, você pode ver que o final da história acaba do mesmo jeito, com Zero cometendo um ato heroico e se sacrificando, Vile sendo derrotado e Megaman seguindo para derrotar Sigma, o que pode ter causado duvidas nesse final é que não mostra Zero sendo destruído, mas há explicações para isso, o foco do final é em Vile e não em Zero, podemos ver isso quando Vile esta caído no chão dizendo suas últimas palavras antes de apagar, e como o jogo se trata de um REMAKE (ainda que a história de Vile seja opcional), fica subentendido que Zero (que já estava bastante ferido) acabou de se despedaçar com a explosão do tiro carregado de X, sendo que ele estava muito próximo de Vile naquele instante, X também estava muito ferido então possivelmente voltou a base hunter ou encontrou um esconderijo para poder se recuperar da batalha, sendo que ainda que a história seja vista do ângulo de Vile, o personagem principal ainda continua sendo X, e em se tratando de um remake, X nunca poderia ter sido derrotado por Sigma, o que faz que mesmo com o Vile Mode, o final da história seja o mesmo, eles não acrescentaram uma rota sem ligação, as histórias tem sim e muita ligação, todos os personagens que aparecem no X Mode também aparecem no Vile Mode, a diferença aqui é que é mostrado o que aconteceria se caso Vile tivesse encontrado e derrotado os Mavericks antes de X, tanto o potencial de X quanto o de Vile estavam sendo colocados à prova por Sigma, e ainda que algumas coisas não tenham acontecido exatamente iguais nas 2 versões, o final acabou sendo o mesmo, como que você me fala que as histórias não tem ligação?? E é um exagero enorme dizer que foi prejudicial para toda a franquia, pelo contrário MMHX é um jogo excelente, divertido e nostálgico, o X6 tem algumas coisas que eu não curto também, mas não o considero um jogo tão ruim, só acho que poderia ter sido melhor, Day of Sigma uma porcaria??? Que heresia meu rapaz, a história é perfeita, mostra coisas que até então alguns fãs não faziam ideia de como era, mostra o início de tudo, mostra como os Maverick Hunters se organizavam, como os Mechaniloids e Mavericks atacavam, mostra um pouco de como que o chefe dos Maverick Hunters veio a se torna o grande vilão da história (acho que poderiam ter mostrado mais coisas, mas tudo bem), enfim, uma série de acontecimentos, eu como fã não poderia criticar uma obra dessas, a arte não tem valor algum??? Na boa, não acredito que você falou isso, o que?? As animações de X4 não tem valor??? Está louco?? Elas tem sim grande importância, pois além de apresentar um novo inimigo que antes era aliado, no caso a Replieforce, ainda nos mostra um pouco da origem de Zero, as CGs complementam o jogo, e começaram a se fazer necessárias na época do PS1, sem elas não teria graça nenhuma, agora só falta agora você vir dizer que o X4 não faz parte do canon, que a história está errada e etc, o X4 é oficial SIM meu amigo, e é um dos melhores jogos da série X, só perdendo para o primeiro jogo da série (pelo menos na minha opinião).

    ResponderExcluir
  53. “MMHX não é um Megaman da franquia real” é de qual franquia então? da franquia espacial? da franquia dos Teletubbies? Para! ele é claramente um jogo da série X, “não se encaixar em nenhuma franquia” Para cara, o final de MMHX se encaixa perfeitamente no começo de Megaman X2, e embora você insista em dizer que está errado porque Dr. Cain morreu, não, ele não morreu, aquela explosão não quer dizer nada, ele pode muito bem ter sobrevivido de alguma forma, ou conseguindo se esconder em alguma parte subterrânea do laboratório, ou sendo salvo por alguém, pelo fato de o jogo ter sido lançado pela Capcom como um remake, fica subentendido que TODOS os acontecimentos de Megaman X também acontecem em MMHX mesmo que isso fique vago e não seja mostrado nas animações, se você assiste animes, deveria saber que cenas desse tipo muitas vezes são feitas para criar drama e suspense mas não significa que o personagem em questão tenha morrido, os Japoneses fazem muito isso, inclusive sem as animações MMHX o jogo não teria graça, seria apenas uma cópia comum, apenas com gráficos melhorados mas sem explicação nenhuma para os acontecimentos da série, repito, não estamos mais na era 8 bits, as animações se fazem necessárias, concordo, que houve coisas que poderiam ter sido melhor explicadas, poderiam ter complementado mais as animações no lugar de simplesmente corta-las e deixar subentendido aquilo que acontece, mas discordo de você, não acredito que isso tenha deturpado o jogo, pois todos os acontecimentos presentes em Megaman X também se encontram em MMHX, a história não tem diferença nenhuma e não acho de forma alguma que ao considerar MMHX estaria desconsiderando MMX até porque é o mesmo jogo, nisso ok, (apesar de em alguns poucos casos funcionar) também não concordo muito com essa ideia de pegar um jogo, adicionar, modificar coisas e substitui-lo, mas esse não foi o caso de MMHX, a única adição foi o Vile Mode e as animações mostrando um pouco da história e acredito que não foi intenção da Capcom substituir MMX, pois eles sabem que MMX é insubstituível, acredito que foi uma tentativa de trazer o jogo original para uma geração de consoles mais atual, com gráficos melhorados e para que outras pessoas mais novas pudessem conhecer também a história de Megaman X, o que eu acho super válido, “...sua tentativa de reiniciar a franquia esta coligada a própria franquia...” óbvio né cara, não poderia estar coligada a outra franquia, e repito não foi uma tentativa de reiniciar, eles trouxeram de volta o mesmo jogo porém com melhorias gráficas e para outra plataforma, no caso um portátil, não concordo que ele desconsidera os jogos iniciais, pelo contrário, ele é o próprio jogo inicial com gráficos melhores, você diz que ele caminha para os jogos finais pelo fato de os desenhos dos personagens serem parecidos com os dos últimos jogos, mas isso não tem absolutamente nada a ver, e não, o enredo não mudou drasticamente, não sei de onde você tirou essa ideia, o enredo é basicamente o mesmo de MMX original, a história é a mesma, e você querer deslegitimar um jogo inteiro por conta de uma ou outra fala dos personagens que foi escrita de outra forma, mas que querem dizer exatamente a mesma coisa, é uma grande idiotice.

    ResponderExcluir
  54. Obrigado pelo elogio aos meus argumentos sobre os finais não terem mudado, então cara, você se contradiz de novo quando fala que as animações são uma arte a parte e que não valem como parte do jogo, quando logo acima você havia dito que ele é um jogo conjunto e ele se completa pelas animações presentes nele, assim fica difícil te entender, mas concordo que o jogo deveria ser melhor explicado e que algumas coisas ficaram vagas, como eu disse anteriormente, você diz “é uma adição que a franquia não precisa” muito pelo contrário, a franquia de Megaman X é conhecida por deixar muitas coisas vagas e sem explicação, então é uma adição que a franquia necessita sim, para que as próprias pessoas que gostam do jogo possam entende-lo melhor, a explicação que eu dei é uma explicação teórica sim, mas partindo do princípio de que o jogo foi lançado e classificado como remake, tudo leva a crer que os acontecimentos seguem para o mesmo final de Megaman X original e embora não tenha acontecido exatamente da mesma forma que eu expliquei, tudo caminha para algo semelhante e que levaria para o mesmo final, a Capcom deixa isso subentendido, dispenso essas explicações com formulas, matemática nunca foi meu forte, não vi mudança nenhuma na personalidade de X e nem dos outros personagens.
    Repito, você querer deslegitimar um jogo inteiro por conta de uma ou outra fala dos personagens que foi escrita de outra forma, mas que querem dizer exatamente a mesma coisa, é uma grande idiotice, um remake não necessita ser exatamente idêntico em todos os mínimos detalhes, mas sim em sua essência, nos acontecimentos importantes, e acredito que essas mínimas diferenças não comprometeram em nada MMHX em relação a essência de MMX, as batalhas são as mesmas, os personagens são os mesmos, a história é a mesma, e os finais são os mesmos, independentemente desses detalhes, até mesmo na interpretação do jogo com o Vile, os acontecimentos caminham para o mesmo fim, então acho besteira isso de querer deslegitimar por birra de achar que o jogo teria que ser uma cópia idêntica em todos os mínimos e imperceptíveis detalhes, isso é coisa de fã chato.

    ResponderExcluir
  55. A luta de Megaman X4 entre Zero e Sigma é verdadeira sim, não sei de onde você tira essas ideias de que tudo é falso, até nos jogos da sequência original... o que pode causar um pouco de dúvida em alguns é que a história é contada por Sigma em sua forma de ceifador, antes de entrar na sala para batalha, e sabemos que Sigma não é confiável e que pode ter inventado algo para confundir Zero, mas esse não é o caso, até porque durante a história de Megaman X4 inteira os acontecimentos vêm sugerindo o tempo todo que Zero teria uma origem maligna e que Dr. Willy o teria criado, como por exemplo os sonhos que Zero vinha tendo e suas dores de cabeça, e posteriormente isso vem a se confirmar em Megaman X5 quando Zero é infectado pelo vírus, ao entrar na sala para lutar com ele, no fundo vemos um grande W, W de Willy, até mesmo em Megaman X6 há um tal de Dr. Isoc, que tem uma certa semelhança física com Dr. Willy e ele parece ter uma admiração especial por Zero, parece conhecer muito bem todos os circuitos de Zero, e se você derrota High Max com Zero, Dr. Isoc aparenta ficar feliz e orgulhoso, já se você derrota High Max com X, ele fica furioso, ou seja há novamente uma alusão ao Dr. Wily, a própria Capcom cria essas alusões, nos levando a crer que o criador de Zero, a própria Capcom nos sugere isso, se é verdadeiro, ninguém sabe ao certo, mas eu acredito que seja, pois faz sentido para mim, você deslegitima o argumento que eu usei para mostrar que Zero e Protoman não são o mesmo personagem, ou que não tenham ligação, pelo fato de Megaman 2: The Power Fighters ser só um jogo de luta, um spin off e etc certo?, eu concordo que seja só um spin off mesmo, e sua análise sobre o jogo é boa, essa foi só uma tentativa da Capcom de poder trazer a experiência de um jogo de luta de Megaman à seus jogadores, na verdade não considero muito como um jogo de luta mas uma réplica das batalhas contra os chefes nos jogos originais da franquia, os personagens não dão soco, chute e etc, então não sei se dá pra chamar de jogo de luta, na minha opinião o jogo é divertido, e eu gosto muito dos gráficos à la Megaman 7, porém a dificuldade dele não é um desafio, é bem fácil pra falar a verdade, tenho o Megaman Anniversary Collection de PS2 aqui em casa e já joguei então posso dizer isso (no Arcade deve ser um pouco mais difícil), concordo que não há um compromisso tão grande com a história em si, principalmente no primeiro jogo, os eventos da história podem se passar entre Megaman 1 e 2, entre Megaman 3 e 6, e em Megaman 7, mas todos os finais são os mesmos, já em Megaman 2: The Power Fighters (o melhorzinho na minha opinião) o jogo segue no mesmo esquema, com 3 rumos, procurar Wily, salvar Roll e procurar por novas partes, mas isso não faz muito sentido porque não importa o que você escolhe, no final você acaba cumprindo os 3 objetivos de um jeito ou de outro, o que muda são só os chefes, mas mesmo que o jogo não tenha tanto compromisso com a história original, e os Robot Masters apareçam todos misturados sem seguir uma linha temporal lógica em conjunto com os jogos originais.

    ResponderExcluir
  56. Ainda assim, mesmo que em um spin off, a Capcom pode unir o útil ao agradável, além de tentar trazer aos jogadores a experiência de um jogo do Megaman de luta, pode também colocar algumas revelações sobre os personagens originais nas endings dos mesmos, ou seja, mesmo que o jogo seja um spin off, pode conter elementos verdadeiros sobre a história original, entende o que quero dizer? Na ending do Bass, Dr. Wily revela que possui um robô que será incrivelmente mais forte que ele e que Megaman, e que terá o propósito de destruir Megaman, e na imagem vemos perfeitamente a silhueta de Zero, ou seja, outra vez a Capcom nos sugere que Dr. Wily é o criador de Zero, Eu só utilizei esse jogo como exemplo para dizer que Zero foi criado em uma época (provavelmente em Megaman 7 ou 8, acredito eu) em que Protoman já existia e estava vivo, então não tem como os 2 personagens serem o mesmo ou terem alguma ligação, porém por alguma razão Dr. Wily não o libertava e Zero só foi liberto muito tempo depois, ok, você vai dizer que a história não conta e blah blah blah, beleza, mas e em relação as alusões a Dr. Wily ser o criador de Zero feitas nos jogos originais, X4, X5 e X6?? Vai dizer também que é mentira?? Se é realmente uma verdade não sabemos, mas pelo menos em 3 jogos da série original há essa alusão e em alguns spin offs também, como é o caso de Megaman 2: The Power Fighters, então tudo nos leva a crer que seja,cara eu realmente não acredito que Protoman e Rush tenham alguma ligação com Zero, confesso que seria legal se tivessem, mas eu acredito que não tem não.

    ResponderExcluir
  57. Eu sei que você considera tudo aquilo que vê nos jogos, algumas de suas analises são realmente boas, apesar de eu não concordar com algumas coisas, cara eu também não me levo por trabalhos externos, até porque do meu ponto de vista considero MMHX como parte da série X, como um remake do 1° jogo, não me levo por trabalhos externos, mas acredito que ainda assim possa haver traços de verdade neles, nada é feito à toa, eu levo em conta sim, séries animadas, quadrinhos, filmes e etc, desde que esses sejam oficiais e sejam fiéis às histórias originais, eu não disse que eles tem o mesmo peso que os jogos originais, mas que sim, podem ser levados em conta, não vejo problema nisso, se a produção for boa e feita com carinho e cuidado, também não vejo problema em criar ou em acreditar em teorias, até pouco tempo, eu mesmo acreditava na teoria de que Zero havia destruído todos os personagens da série clássica e depois teria sido desativado, pra mim era algo que fazia sentido, mas depois eu vim a descobrir que o próprio Keiji Inafune desmentiu isso, então realmente tudo o que temos são teorias, não tem como saber qual foi o fim deles, o problema é quando alguém pega essas teorias e tenta vender como sendo verdade, você disse que tomou essa teoria de Rush e Protoman se fundirem como real (para você) até ai beleza, não tem problema, se as teorias fazem sentido pra você, tá ok, não te critico por isso, cada um é livre para ter a sua interpretação e visão, eu não quis ofender ninguém quando me referi às pessoas leigas, nem quis me achar o fodão com isso, você pode ter ideias e interpretações que diferem da massa, também não disse que você está contaminando os outros, acredito que você tenha suas próprias ideias, só que seria melhor se em seu texto você tivesse explicado que isso era real de acordo com o seu ponto de vista e de acordo com o que você acredita e não nos fatos reais, teria gerado menos discordância por parte das pessoas nos comentários eu acho, veja que o título da sua matéria é “Análise dos segredos de Megaman – A história completa e “verdadeira” de Megaman X.” não te considero mentiroso ou etc, mas vendo o texto do jeito que ele está, a princípio te achei mentiroso sim, pois está vendendo uma verdade sua, como sendo uma verdade universal pelo fato de não ter explicado no texto que era verdadeiro de acordo com o seu ponto de vista, o título poderia ser: “Análise dos segredos de Megaman – A história completa e “verdadeira” de Megaman X segundo minhas interpretações e meu ponto de vista”, daí você estaria correto, e ninguém teria que falar nada pois é uma opinião sua, bom, você disse que tem sua opinião formada e que não irá mudar, eu também tenho a minha opinião e não irei mudar, você acredita que MMHX é um spin off e eu acredito que seja um remake e que faz parte da série original, ok, cada um com a sua opinião, mas espero que alguma coisa que eu disse clareie suas ideias, vou dar uma sugestão de textos pra você, fale sobre o novo Street Fighter V, sobre o novo Nintendo Switch, e sobre o jogo Sonic Mania, seria legal  enfim, no mais, um grande abraço e boa sorte com os textos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Show... isso só comprova a fascinação do cara -por estilos musicais.

      Hm... ok... eu realmente acredito no que interpretei então, é uma verdade pra mim... dizer o contrário... ah... não... mas ok. Em próximas postagens em que eu exponha minha opinião vou tomar mais cuidado com isso e avisar com antecedencia. Obrigado sr.

      Hm... você entendeu e recebeu minha mensagem rs. Eu não estou certo, muito menos errado... sr, eu sei que não é correto, mas eu gosto de pensar nos jogos apenas como jogos. É tipo... me fechar num mundinho excluído com os games. Eu sei que sem os criadores e as ideias originais eles nem existiriam, mas uma vez que existem, eu não me importo com o que o criador disse ou diz... na verdade só ligo pro que ta no jogo. Esse é meu diferencial. É uma forma pequena de se pensar? É! Mas é meu estilo analista. É incomum... pouco considerável e verídico (afinal, muitas vezes ignoro informações que convenhamos, tem total valor) mas, no fim, há forma de expressar uma opinião mais pura? Como fan, eu realmente amo os jogos, por isso tento vê-los além do mundo real... eu me deixo levar e literalmente entro nos universos e sr... por mais estranho, doido ou limitado que isso seja... é uma forma confortável e limpa de tratar daquilo que eu gosto. Obrigado por me entender, respeitar, e apesar de nossas ideias divergirem pra caramba... a gente é fan e tipo, obrigado por ler meu trabalho.

      Eu simplesmente não concordo com sua opinião sobre o MMHX. Expressei minha opinião em forma de análise e isso enraizou na minha cachola... mas... entendi sr... mas eu não curto MMHX e desconsidero Day of Sigma pois ao meu ver, são ruins e desconsideráveis. Se eu tivesse aval da Capcom, talento, capacidade e ideias, faria melhor. Mas como sou um fan, me limito ao gostar ou desgostar. Pra mim, faz-se desnecessário gostar, pois além de eu nã oter curtido a história (mas gostei da jogabilidade e da arte), eu não gostei oras. Day of Sigma é um cocozinho sim! Pra mim a história não faz sentido e não se conecta com o mundinho que eu interpretei... heresia é dar green light pra quela porcaria (nuss, momento ogro hater esse meu kkk... desculpa). As animações do X4 não tem valor não, pois seguem uma narrativa diferente do jogo, todas. Apenas observe o gameplay do X3 e compare com a abertura do X4: Reintepretação Animada. É um estilo que não combina quando falamos de continuações. Uma coisa é criar uma animação que reinterprete o universo do jogo, ignorando seu gameplay (que é justamente a característica mais impactante do jogo). Sobre o X4... simples? É uma mentira. Leia minha analise sobre ele e entenderá o que eu vejo. Eu não to certo, o que digo é pura interpretação, e apesar dos pesares, você não precisa considerar ou acreditar em nada do que digo... mas vale a pena conhecer outros pontos de vista, eu mesmo to aprendendo muito com as críticas.

      Excluir
    2. Opiniões variam sr... meu ponto de vista é esse e bem, eu tive todas as razões e inspirações necessárias pra dar vida a isso... mas é apenas opinião... são apenas opiniões. Fica bravo não sr.

      Sr... interpretar não é simplesmente pegar todas as falas, eventos, ocorrências e afins e simplesmente unilas em um mesmo plano. É preciso se imergir na realidade e saber diferenciais o peso de cada coisa. Mas nem grila, temos formas diferentes de observar e analisar, e eu reconheço que a minha não é nada compatível com a sua (e mais uma legião de fans) então, foi mal rs.

      Eu, repito: Eu. Não vejo necessidade em aguardar por explicações oficiais. Entendo que no universo multiuniversal dos games, interpretação é o diferencial e destaque. Um jogo é livre pra que suas pontas soltas sejam preenchidas pelo jogador, algo que casa com a ideia do "video game" e a possibilidade de modificar uma história mediante a jogabilidade e influência do jogador. Algo que um filme não pode imitar (mas o faz hora ou outra com dramas psicológicos), livros não podem imitar (mas originaram a ideia com trexos narrativos com poucas explicações ou em aberto), animações não podem imitiar (mas o fazem, com finais em aberto tipo uma explosão que pode, e possivelmente matou um personagem, porque ela devastou uma cidade inteira, mas do nada o personagem pode reaparecer deixando a ideia de como ele escapou em aberto pro espectador teorizar) e enfim, o universo não pode imitar (mas o faz, colocando pessoas pra viverem paralelamente e se influenciar o tempo inteiro). Eu acho que to drogado... mas onde eu quero chegar... bem, eu sou um fã chato... grila não sr. Eu apenas tenho e tive ideias e as defendo e aprovo, afinal são minhas ideias.

      Eu acredito no que escrevi. Simples rs...

      Excluir
    3. Não concordo quanto sua defesa aos spín-offs. Creio que tenha liberdade para isso uma vez que eu mesmo já os joguei, interpretei, analisei e compartilhei (eternizando a ideia). Mas reconheõ que o sr realmente ama esses jogos então, por respeito ao sr, como fan, digo que... bem... a sr é difícil... eu não gosto desses jogos e nã ovi neles nada que fizesse sentido ao ponto de considera-los. Jogabilidade diferente, personagens, personalidades, finais, enredo, tudo é diferente, a única coisa que ta presente são designers e título... mas nem mesmo a plataforma original é a mesma que a padrão... ah sei la, eu realmente não gostei. Se o sr jogou, gostou e considerou, ok. Você é livre, como eu também sou. Então, obrigado por partilhar suas ideias e obrigado por receber e as minhas, mas nem eu te convencerei, nem você me convencerá, nem temos por que fazer tamanha asneira. Então, sr, é isso.

      Por fim, vou usar outra franquia que igualmente foi criticado por ideias divergentes (eu sou maluco mano, não liga pra mim kkk). Silent Hill, filmes... eu considero muito o primeiro, mesmo sendo uma história completamente diferente e reimaginada da original, e repudio o segundo, justamente por esse mesmo fato. Curioso não!? Como eu posso desconsiderar um trabalho e considerar o outro? Se ambos andam na mesma direção??? Bem... sua frase "desde que seja feito com carinho e cuidado" explica isso perfeitamente. Oficial ou não, existem coisas, pequenas coisas, que fazem a diferença. Leia minhas análises que vai entender...

      Meu problema, é que eu não me expresso bem com palavras. Busco responder sempre, mas nem sempre tenho as respostas ou sei dize-las corretamente. A melhor forma de me entender é lendo meus trabalhos. Quando escrevo as análises eu me deixo levar e me aprofundo nelas, eu realmente coloco tudo de mim nelas, por isso, não da pra me explicar... não da pra me defender... o melhor que pude e posso fazer é preencer os posts com essas ideias e bem, cabe ao leitor me julgar.

      Sr Eduardo... obrigado pela conversa rs.

      Excluir
    4. E bem, por fim, SFV... eu falarei dele sim... Eu não manjo de Street Fighter (luta nunca foi meu forte) mas eu vou seguir sua sugestão (se bem que ach oque antes irei analisar Skull Girls, só pra testar o modelo de texto). Obs.: Eu to refinando meu estilo, e to tomando cada vez mais cuidado com os títulos e alertas, e também com as falas. Ao longo dos anos eu aprendi bastante e mudei também. Algumas ideias também mudaram... e eu as corrigi. Mas eu ainda to aprendendo rs. Agradeço pelo seu toque.

      Vlw sr... see yah.

      Excluir
    5. E... desculpe pelos erros gramaticais.

      Excluir
    6. Entendi, respeito sua visão ainda que eu a ache um pouco incomum e discorde dela, eu discordo completamente de que MMHX seja ruim e que The Day of Sigma seja desconsideravel, ok é uma opinião sua, mas não penso dessa forma, porém concordo que poderiam ser ainda melhores e mais explicativos, o jogo poderia ser melhor, continuo discordando de que as animações do X4 não tem valor, elas seguem sim a narrativa do próprio jogo, a meu ver não tem nada a ver o gameplay de X3 com a abertura do X4, são continuações? claro que sim, não faria sentido nenhum Keiji Inafune ter lançado uma sequencia de jogos da mesma franquia sem que essas tivessem ligação uma com as outras, se fosse assim o jogo não se chamaria X4 e seria classificado como spin off, o que não é nem de longe o caso, você sabe bem, mas tenha em mente que cada um é um jogo, X3 é o X3 e X4 é o X4, comparar o gameplay de um com a abertura do outro não faz muito sentido, e você tem que levar em consideração que houve uma mudança de plataforma, o X3 veio da era 16 bits, não haviam animações e as histórias eram explicadas de uma maneira muito mais simples, já o X4 veio da introdução a era 32 bits do Playstation e é o primeiro jogo da série feito para o console, e uma das características que começaram a marcar essa era foi o constante uso de CGs, então é óbvio que por mais que os jogos sejam continuações, querendo ou não vão ter uma linguagem um pouco diferente, o que te causa duvidas é o fato de de repente terem aparecido personagens novos (Replieforce) em Megaman X4 sem que estes tivessem uma explicação devida de sua origem, pra você o problema é esse espaço na história e o fato de esses personagens não terem sido mencionados em X3 certo? mas não significa que porque eles não foram mencionado que eles não existiam antes, se você reparar, quando você usa uma ride armor em X3, na barra de vida aparece um R igualzinho ao R da Replieforce, indicio de que talvez a mesma tenha fabricado essas ride armors, ou seja, pode ser que ela já existia naquela época, o fato de haver um espaço não preenchido entre uma história e outra não quer dizer que elas não sejam continuação e que uma série de eventos que levassem a isso não tenham acontecido antes, esses acontecimentos só não foram mencionados ainda, normal, isso acontece muito nos jogos, a Capcom costuma deixar esses espaços intencionalmente, para no momento em que for oportuno, lançar um jogo que preencha esse espaço e conte a transição de uma história para a outra, eles vão ganhar mais grana e eu vou ficar feliz por terem lançado mais um jogo de Megaman e sem duvidas vou querer joga-lo, vou querer jogar todos, não é uma reinterpretação e o estilo parece não combinar porque ouve uma transição de uma plataforma para a outra e ambas eram bem diferentes, vou dar uma olhada no seu texto sobre o X4, mas já deixo de antemão que nem de longe considero o X4 uma mentira (alias, a maioria dos fãs não o consideram assim), acho valido conhecer outras interpretações, mas a minha já esta formada, não disse ue você tem de aguardar por explicações oficiais, você pode expor suas interpretações antes disso, mas aconselho a dizer que é apenas uma interpretação sua, a fim de não confundir quem esta vendo essas informações, concordo, também acredito que a interpretação seja o diferencial dos games e admiro as suas convicções, bem, eu não defendi os spin offs, também não costumo os considerar, mas acredito que até mesmo neles podem haver traços de verdade, e coisas que podem vir a acontecer ou que já aconteceram nos jogos originais, é isso, respeito sua opinião de não ter gostado destes jogos, afinal você é livre para isso, quanto ao Silent Hill eu entendi o que quis dizer, agradeço muito pela antenção, pela paciência e por responder, vou ler mais análises suas, eu que agradeço, fico feliz que com o tempo esteja cada vez mais aprendendo coisas, isso é muito bom, todos nós estamos em constante aprendizado, eu é que agradeço novamente, não há o que se desculpar pelos erros gramaticais (eu mesmo os cometo as vezes kkkk) valeu, abração, é nois o/

      Excluir
    7. Esqueci de acrescentar uma coisa, se você desconsidera o X4, também teria de desconsiderar o X5 e o X6, pois no X5 há menções sobre os personagens e acontecimentos de X4, quando você enfrenta o Skyver em X5 ele faz menção à Colonel e à Replieforce, dizendo que quer vinga-los, se você reparar, ele tem um R na testa, ou seja também era da Replieforce, em X5 Zero também menciona Iris em algm momento da história, portanto se a história do X4 não conta, a dos jogos posteriores também não deveriam valer pois são continuações do mesmo, e nesses próprios jogos, como falei, há menções dos acontecimentos de X4, até mesmo no modo training há a aparição de Magma Dragoon, personagem de X4 (que inclusive é ujm dos meus Mavericks favoritos).

      Excluir
    8. Então sr, o que desconsidero, na verdade o que reinterpreto em X4 não tem haver com a Repliforce não... na verdade isso eu nem me importei, afinal é de se esperar que o universo de MM se expanda ao se revelar... tem haver com as frases de Sigma, as visões de Zero, as conversas dos vilões e os cenários. Na verdade creio que tudo não tenha passado de encenação de Sigma em adendo a sua grande tramoia pra hipnotizar Zero.

      Mas leia a analise primeiro pra ver meu ponto de visto. Espero que seu próximo comentário seja la rs.

      E enfim, sr... vlw!

      Excluir
  58. Mano.....tem mais comentários que artigo!
    Kkkkkkkk
    Eu tenho que jogar mega man cara.....pq tu fala, e eu até entendo...mas não é aquela coisa que tu "compreende"(eu não entendi....mas tô compreendendo Aki....)
    É meio difícil de falar sobre pq.....eu não joguei ainda(ainda)
    Quais jogos vc me recomenda jogar primeiro?
    Pq do jeito que essa história tá andando....eu não vou entender de cara, jogando o primeiro....ou estou enganado?
    Me diga.....
    Bom, eu sou o senhor Wilson (com master sword.....( ͡° ͜ʖ ͡°) kkkkkkkk)
    É até a próxima!

    "Eu estou em todo o lugar..."
    Serio! Isso parecia mais legal na minha cabeça :V.....
    See yah!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Jogue a geração clássica primeiro, ela é mais simples em gameplay e você vai se preparar e adaptar ao estilo da geração X, com mais entusiasmo. É o que eu recomendo.

      Gosto quando os comentários se estendem, os vejo como complementos do artigo.

      Excluir
  59. caramba kkkkk a 5 anos atrás tava eu e o shady discutindo a morte da Roll la encima, que loco

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O tempo passou, passou, e ainda num fizeram o jogo definitivo kkk. Sr G.M.G.... rs

      Excluir
  60. Bom eu comecei a jogar o MMX dive e num evento recente Bass falar sobre a criação do Zero ter vindo do Willy (pelo menos no diálogo da entender isso).

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lembro-me de ter jogado o Dive ainda no beta...

      Infelizmente, se os desenvolvedores de MegaMan quiserem oficializar isso em forma jogável, não posso negar a verdade... só não acho que Dive seria uma boa fonte pra tal informação... mas fiquei curioso.

      Excluir
  61. LiNk da referência ao Megaman Power battle.
    https://www.facebook.com/groups/501917513875845/permalink/931865347547724/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Naaaao, isso é mero easter egg. Não é confirmação alguma kkk. Achei até meio engraçado...

      "Huh, and who are you? A long-haired, girlie-looking, robot..."

      É só uma frase referência ao que Bass fala pro Wily no jogo spin off de lutinha... mas mesmo assim, não é nada canônico isso. De fato, é louco ver a Capcom tirar onda com isso...

      Eu cheguei a fazer um review duplo dos Power Battle de tanto que fiquei intrigado com esse "final revelador", no final acabou que não é nem de longe real.

      Mas sim, essa é uma referência mesmo... ao jogo Power Battle, mas não à origem de Zero. (Estou comemorando kkkk, meu maior medo é a Capcom desbancar interpretações alegando que ele não tem ligação com o Proto!)

      Excluir
  62. Cara vou ter q me meter... Tem uns negócios aí q me doeu a alma de ler.. antes de tudo assista Megaman the day of Sigma.. versão anime oficial contando como surgiu Sigma, ele foi o primeiro reploid criado pelo Dr cain com base no modelo x o qual cain encontrou adormecido, depois enquanto fazia um trabalho de Maverick Hunter Sigma encontra com zero em uma caverna, os dois lutam Sigma fere zero, e com isso acaba contraindo o zero vírus. Q ao entrar com contato com Sigma sofre uma variação se tornando o Sigma vírus, o dano q o zero toma faz ele perder a memória, e como o vírus do Dr wily n está mais nele e ele perdeu a memória ele vira bom já o Sigma por ser contaminado se torna mal... Entendo que se basear apenas nos jogos da série x possa fazer tudo ser confuso mas fora os jogos tem materiais descentes q colocam os pingos nos is

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu assisti. Ele ta junto com Mega Man Maverick Hunters X... eu acabei fazendo um artigo sobre tanto o jogo, quanto a animação.

      Antes de tudo peço desculpas por este artigo. Apesar de nem toda a opinião ter mudado, acredito que hoje eu faria algo muito mais decente, tanto que estou refazendo a partir do primeiro MegaMan.

      Toda a franquia Rock eu refiz os textos, desde o primeiro jogo, com muito mais calma e atenção, e clareza. E já comecei com a X também, tanto que se ver nos posts mais recentes do blog, verá o artigo de Mega Man X1, feito de uma forma decente.

      Estes da "Saga" são... ideias dispersas. Sério, eu peço desculpas por isso, mas logo trarei um texto melhor sobre MegaManX2, e sua franquia.

      Apesar dos pesares, eu realmente já escrevi sobre Maverick Hunter X, e foi um artigo mais decente por assim dizer. Repito que nele falei sobre a animação e busquei explica-la.

      Agradeço pela presença e comentário, e se der uma olhada por lá, aposto que não irá se arrepender.

      Pra ver os artigos que já fiz, clica na "Lista da Morte", geralmente eu deixo destacado em algum canto do blog. Lá eu coloco tudo que já escrevi...

      Excluir
    2. Cara dei uma lida em Maverick Hunter x... E sobre OVA ser spin off ta bem errado se vc der uma olhada em alguns animes.. n lembro de outros agora mas Hunter x Hunter tem 2 ou 3 arcos oficiais q saíram apenas em OVA. Hajime no Ippo acho q tbm.. OVA n vai pra televisão mas alguns fazem parte da história original outros não.. é muito relativo.. nesse caso the day of Sigma é oficial não spin off


      Outro detalhe sobre a teoria do rock ter matado Willy acho valida, mas tbm vejo mais 2 hipóteses, se tu puder me dizer onde q tu viu isso agradeço pq até Megaman 11 o Willy ainda tá nas malandragens dele
      Uma das hipóteses é q os reploids por algum motivo se rebelaram(suspeito q tenha algo a ver com o vírus existente no zero) o q acabou por gerar uma guerra e os reploids foram eliminados por isso o x vai pro futuro onde n existiam mais reploids.. a outra seria q as ações do Willy fizeram os humanos ficaram contra os reploids e os desativaram.. e o x é enviado pro futuro

      Excluir
    3. Então, normalmente OVAs são histórias paralelas ou desconectadas da obra principal, por se tratarem de algo lançado diretamente em DVD, não sendo necessariamente complementar ao que passa na televisão. Existe histórias tão incríveis que valem por si só? Sim. Da mesma forma que tem os fillers nos animes de tv mesmo. Varia muito.

      Mas, no caso dos jogos de videogame, toda obra paralela lançada numa mídia alternativa, é antes de mais nada: Não Canônica.

      O que muda esse status é o quanto esse conteúdo agrega, ou é aceito junto aos títulos lançados previa ou posteriormente. Uso como exemplo os Guias que saiam junto com os jogos nos anos 90, ou algumas HQs complementares, como é o caso de Silent Hill Downpour.

      Em termos de animes e animações, é complicado de canonizar esse conteúdo, pois na maioria das vezes, é algo feito por um estúdio a parte, e não tem a mesma mente criativa que do material original por trás. Basta ver a animação feita pro Mega Man X4 na intro, que buscava retratar os eventos dos 3 jogos anteriores, mas pouco (na verdade em nada) se parece com o que é visto in-game.

      Nessas horas deve-se saber separar as mídias, desde que seu objetivo seja compreender ou consumir o produto de uma forma satisfatória. E olha que o oposto pode ocorrer, onde jogos inteiros podem e devem ser desconsiderados, uma vez que fogem da proposta original. Uso como exemplo os Mega Man de luta (Power Battles), que não agregam em nada à franquia.

      Nem toda regra nesse sentido é absoluta, e uso como parâmetro minha interpretação. Vai de cada jogador é claro.

      No caso de Maverick Hunters X, ele é uma releitura desnecessária e mal pensada de Mega Man X, assim como é o caso de MegaMan Powered Up (de PSP) é o primeiro Mega Man (Rock). São boas ideias e formas de trazer algo antigo prum novo público, mas que não vingou.

      A animação Day of Sigma se baseia na proposta de Maverick Hunters X em canonizar a "mentira de Sigma". Algo que também foi bastante estimulado com Mega Man X4 e X5, porém perdeu força a partir do X6.

      É uma boa ideia, mas que não tem impacto se você quiser considerar as histórias originais. Caso contrário, pode até considerar, mas muito do que existe acaba ficando contraditório. Repito, vai de jogador pra jogador, e o que você espera dos jogos no fim das contas.

      E bem, referente ao Wily morrer, isso ocorre ainda na franquia Rock, e ele já aparece morto de um jogo pro outro, sendo que a versão que vemos em MM11 já é um robô. A questão é o momento em que Rock mataria a versão robótica ele publicamente, o que poria ele em maus lençóis. Isso é pura teoria mesmo.

      Especulo esse destino com base nos eventos de Mega Man X, e o surgimento misterioso de X, relacionado a Rock, sem menção alguma sobre. Em obras paralelas, como é o caso da animação antiga de MegaMan, já tentaram explicar isso, e colocaram Rock e X como personagens diferentes e distintos. Só que... o jogo nos mostra outra realidade.

      Da pra perceber não apenas pelo visual do robô, mas toda sua carga e enredo, além de seus coadjuvantes, que a conexão entre velho e novo existe, e é ligada por um trauma omisso. Algo que até hoje, nunca foi explorado a fundo pra manter o mistério... mas, vale imaginar as resoluções (que podem nunca acontecer) e tentar antecipa-las.

      No mínimo, vira um exercício legal de imaginação e teorização.

      Mas, ao meu ver, os eventos de X4 adiante foram muito mal interpretados pelo grupo geral de fãs.

      Excluir
    4. Concordo contigo incluso pq isso de seu príncipe pela briga do criador de Megaman com a Capcom a ideia dele era terminar Megaman x redondo pra começar megaman zero porém por ganância fizeram o Megaman x6 e muito se perdeu... Infelizmente acho pouco provável ver os desenvolvimento das guerras elficas.. e a própria Capcom afirma q o que acontece entre a série rock e a série x n será revelado e deve ficar apenas na imaginação dos fãs então todas as teorias se tornam plausíveis. E dificilmente vamos ter as respostas completas, apenas divagações entre fãs, pelo q vejo do rock por mais q ele tenha total livre arbítrio acho improvável o rock matar Willy devido a influência do dr.light..
      Única situação q vejo isso acontecendo seria com Willy matando roll ou o Dr light... E oficialmente pela forma q construíram isso n acho q iríamos ver acontecer em algum jogo
      Assim como n vamos ver as guerras elficas, ou o que vai unir Megaman x/ zero a Megaman zx... Nos resta nos divertir debatendo teorias

      Excluir
    5. Sr Kthug, eu concordo também contigo. Inclusive temos a mesma noção da única possibilidade que faria Rock ferir Wily. O que me faz lembrar de como ele vai se tornando mais violento e impaciente a cada encontro com Wily. Lembro do MM10 se não me engano, em que Rock simplesmente projeta na frente de Wily todas as vezes que ele já foi derrotado e manda um "Agora Chega! Vai ser definitivo!". Wily só fica vivo pois foge, mas já da pra ver como Rock ta cambaleando.

      E, saber que Wily já não é mais humano, também reforça essa possibilidade. O que segura Rock é simplesmente o fato de Wily ser humano, aos olhos de todos. Mas ta muito na cara que o velho já passou dessa pra melhor, e o que essa versão que ta aparecendo é um robô que acredita que é mesmo Wily. Rock não sabe disso, ninguém sabe (o esquema da Roboenza afetar ele, e o fato dele usar o Modo Turbo no 11, entrega a verdade) mas imagina, se Rock descobre isso, e Wily é executado. As pessoas iriam mesmo acreditar que ele era um robô?! Ou será que baniriam os reploides de vez?

      Na única vez que Wily ousou agir contra Roll, Rock pistolou total... imagina se de fato algo acontece com ela.

      Me sinto aliviado em saber que a Capcom não pretende preencher essa lacuna... pois confio muito mais nesse espaço pra teorizar e reinterpretar, do que em respostas prontas que, podem não agradar geral.

      Você disse tudo.

      Excluir
Emoji
(y)
:)
:(
hihi
:-)
:D
=D
:-d
;(
;-(
@-)
:P
:o
:>)
(o)
:p
(p)
:-s
(m)
8-)
:-t
:-b
b-(
:-#
=p~
x-)
(k)